ir conteudo

Câmara Municipal de Itabaiana

Arquiteta Joacy Cortes fala sobre Cultura Racional

04.Abr.2017 , atualizado em 04.Abr.2017


Ainda no grande expediente, o presidente José Teles de Mendonça (PR), convidou a arquiteta Joacy Eneida Cortes para usar a tribuna. A arquiteta fez uma explanação breve sobre o tema "Cultura Racional" explicando que esta harmoniza o ser humano com a natureza e é um tema de grande relevância para discussão na sociedade.  "Cultura Racional é ligar o ser humano ao seu Mundo de Origem, de uma forma harmônica". Esclareceu que não se trata de uma religião, seita ou doutrina e sim de um conhecimento sobre a existência humana. Em seguida, dando continuidade ao grande expediente, houve o uso da palavra dos seguintes parlamentares.

Gustavo Santana (PMDB)- parabenizou o representante dos Alcoólicos Anônimos e a Arquiteta Joacy Cortes pelos temas abordados na tribuna. Agradeceu ao colega José Virtuozo, por estar tratando junto com ele, de assuntos pertinentes às políticas públicas para os animais, avançando na discussão de melhorias. Lamentou o óbito ocorrido em São Domingos por colisão com um cavalo que estava na rodovia. Em aparte, Sinvaldo disse que é necessário pedir ao líder do prefeito medidas para amenizar a problemática dos animais soltos nas vias públicas. Disse que sua indicação de patrolamento no Povoado Caraíbas foi atendida e espera que essa seja sempre a postura da administração municipal. 


José Virtuozo (SD)- comemorou a aprovação recente do projeto de lei 13.266/2017 no Congresso Nacional, que cria uma política de controle de natalidade de cães e gatos. Defendeu a lei argumentando que não há como controlar a proliferação de animais se não pelo controle da natalidade; segundo ele é necessário à esterilização para evitar a proliferação. Virtuozo também propôs que o município crie um posto de saúde veterinária e um SAMU Animal, além de viabilizar a chipagem como proposto por Moisés Mota em aparte. 


Ivoni Andrade (PMDB)- parabenizou os oradores convidados na sessão de hoje, ressaltou a importância do A.A, que completou 43 anos de existência. Falou que o álcool é uma doença e destacou a importância da Lei seca para diminuição dos acidentes de trânsito causados pelo alcoolismo. Em aparte, os vereadores José Teles, Marcos Oliveira e Roosevelt Santana também enalteceram o trabalho desenvolvido pelo A.A no município. Ivoni também parabenizou a arquiteta Joacy Cortes pela sua fala sobre cultura racional. Disse que é preciso falar com o secretário de Agricultura para evitar a derrubada de árvores no município. 


João Cândido (PSB)- parabenizou os oradores convidados. Lamentou a situação econômica pela qual o país está passando, com mais de 13 milhões desempregados e os escândalos políticos que surgem a cada dia. Em aparte, Marcos Oliveira disse que não é contrário as investigações, mas é contra a espetacularização desses fatos e a tentativa de extinção de um setor produtivo do país deve ser combatida. Disse que protocolou um requerimento para que fosse feita uma audiência pública sobre a Operação Carne Fraca e suas consequências. Moisés Mota disse que foi uma atitude infeliz da Polícia Federal escancarar um fato desses sem apurar totalmente. Cândido lamentou a crise insustentável pela qual o país está passando.  
Roosevelt Santana disse que a imprensa tem que ter responsabilidade. Que não se deve misturar as coisas pessoais com profissionais.  José Roberto disse que se as empresas denunciadas tivessem sido punidas, o país seria exemplo e não passaria por esse constrangimento. 


Roosevelt Santana (PSB)- parabenizou os servidores municipais recém empossados. Enalteceu a postura do deputado estadual Luciano Bispo na reinauguração do Posto Policial do Povoado Cajaíba, junto com o prefeito Valmir dos Santos Costa. Destacou a importância de realizar campanhas educativas para conscientizar as pessoas sobre os cuidados com os animais e outros temas necessários.  


Wagner Menezes (PR)- parabenizou a fala do representante do A.A e da arquiteta Joacy. Disse que não só o município tem obrigação de prender os animais que estão soltos em vias públicas, é também do estado e consciência dos proprietários. Sobre a reinauguração do Posto Policial do Povoado Cajaíba, parabenizou a todos envolvidos na reativação e disse que é necessário ampliar a cobertura de postos policiais para outros povoados do município.  
Em aparte, José Teles destacou o momento de civilidade na inauguração, prefeito e presidente de ALESE juntos em prol da segurança pública naquela localidade. Parabenizou a todos os envolvidos pelo empenho para que o posto fosse reativado.

04.Abr.2017 , atualizado em 04.Abr.2017
Câmara Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo