Operação Carne Fraca é tema de discussão dos parlamentares

05.Abr.2017 , atualizado em 05.Abr.2017

Marcos Oliveira propôs uma audiência pública para debater o tema no contexto do município

Na sessão da última terça-feira, 04/04, o vereador João Cândido Sobrinho (PSB) usou a tribuna e falou sobre a Operação Carne Fraca, da Polícia Federal. Segundo o parlamentar, a espetacularização midiática feita em torno do tema causou prejuízos exorbitantes a economia brasileira, a exemplo da diminuição da exportação de carne. Disse que a investigação levou em conta casos isolados de 21 frigoríficos em meio a mais de quatro mil que existem no país. Lamentou a crise pela qual o país está passando, com um alto índice de desemprego. Além disso, Cândido destacou que até o pequeno produtor é afetado, pois está tendo dificuldades de comercializar sua produção pecuária.

Em aparte, Marcos Oliveira (PTC) disse que protocolou um requerimento para que seja realizada uma audiência pública sobre o tema "A Operação Carne Fraca e os seus efeitos na economia brasileira", com a presença de técnicos e pesquisadores da área de Agropecuária. Moisés Mota (PR) disse que o comércio também foi afetado com o escândalo dessa operação veiculado pela mídia e questionou a forma como esta foi feita pela Polícia Federal. Para Moisés, a operação escancarou uma denúncia infundada, que levou o país, que era um dos maiores exportadores de carne a passar por um constrangimento lamentável.

José Roberto (PP) parabenizou Cândido pelo seu pronunciamento e falou sobre a Operação Lava Jato que investiga empreiteiras nacionais. Disse que o Programa "Minha Casa, Minha Vida", do Governo Federal, teve o seu orçamento suspenso devido ao escândalo da Lava Jato, prejudicando inclusive o município de Itabaiana, que já recebeu investimentos do programa, através da construção de conjuntos habitacionais. Finalizou criticando a espetacularização midiática sobre a Operação Carne Fraca.

João Cândido também fez alusão ao escândalo internacional do "Mal da Vaca Louca", epidemia em bovinos que teve início no Canadá, acabou afetando o Brasil, e só depois, após a imagem do país estar desgastada, foi constatado que o gado brasileiro não estava contaminado com a doença. Finalizou destacando que escândalos como esses fazem com que a população desacredite ainda mais da classe política e justificou que assim como há bons e maus profissionais em todas as categorias, existem políticos corruptos e políticos compromissados.

05.Abr.2017 , atualizado em 05.Abr.2017