ir conteudo

Câmara Municipal de Itabaiana

Nota de Esclarecimento da Secretaria de Saúde é lida na sessão

27.Abr.2017 , atualizado em 27.Abr.2017

A nota desmente denúncia do vereador Sinvaldo Góis sobre uma suposta dispensa de medicamento vencido


No grande expediente da sessão desta quinta-feira, 27/04, o líder do prefeito, vereador Marcos Oliveira (PTC) leu uma nota de esclarecimento enviada pela Secretaria de Saúde a respeito de uma denúncia do vereador Sinvaldo Góis (PMDB) quanto a dispensa de medicamento vencido. Abaixo a nota na íntegra.

"A Secretaria Municipal de Saúde, através da Assistência Farmacêutica, vem a público esclarecer que as denúncias feitas pelo senhor Sinvaldo Góis, vereador deste município, na tribuna da Câmara na manhã desta terça, dia 25, são inverídicas. 
Nenhum medicamento é dispensado do estoque da Secretaria vencido, pois há o acompanhamento de farmacêuticos e da Vigilância Sanitária que, quando constata algum caso em que o medicamento tenha passado da validade, uma empresa especializada em descarte é acionada e faz o devido recolhimento. O Manual de Boas Práticas de Dispensação de Medicamentos regulamenta que, remédios para doenças agudas consideradas ao pé da letra como doenças passageiras), podem serem dispensados dentro do mês indicado para o vencimento. Por exemplo: Se um médico receita na data de hoje, um xarope para o uso em 5 dias, e o prazo de validade do medicamento é Abril/2017, ele legalmente pode ser dispensado por qual quer farmácia básica. Chegado o mês de maio, o descarte obrigatoriamente deve ser feito. A regra muda para medicamentos de uso continuo onde o descarte sempre é feito antes da vigência do mês de vencimento.  A Secretaria Municipal de Saúde encontra-se à disposição para quaisquer esclarecimentos e assim comprovar a veracidade do que acima está descrito. 
Karla de Oliveira Mendonça 
Secretária Municipal de Saúde" 

27.Abr.2017 , atualizado em 27.Abr.2017
Câmara Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo