A Itabaianização de Sergipe é tema de palestra na CMI.

24.Mai.2017 , atualizado em 24.Mai.2017

A Itabaianização de Sergipe é tema de palestra na CMI Jornalista Luís Eduardo Costa discorrerá sobre o tema na sessão desta quinta-feira, 25/05.

Nesta quinta-feira, 25/04, o jornalista Luís Eduardo Costa, blogueiro do portal Infonet, e proprietário da Xingó FM, autor do artigo intitulado “A Itabaianização de Sergipe” publicado em seu blog no dia 29/05/2017 e em sua coluna semanal no Jornal do Dia, estará na Câmara de Vereadores de Itabaiana - CMI, Sergipe, as 08h30min para proferir uma palestra sobre o tema titulo do artigo.

A Itabaianização de Sergipe destaca a capacidade empreendedora do itabaianense, sugerindo que o estado use essa capacidade do cidadão serrano como referencia e estímulo para o seu crescimento econômico. O artigo começa dizendo que ”É preciso por em prática um projeto de “itabaianização” de Sergipe”. Diz que “É sobre o progresso e o dinheiro que corre em Itabaiana, que queremos tratar como exemplo para a multiplicação de iniciativas idênticas em outros municípios”. Conclui afirmando que “Se Sergipe conseguisse “itabaianizar-se”, seria a Santa Catarina do nordeste”.

O presidente da Câmara de Vereadores Jose Teles de Mendonça, autor de uma moção de congratulações ao jornalista Luís Eduardo Costa por sua visão positiva sobre o município de Itabaiana, considera importante que a sociedade prestigie este evento pelo que estende o convite a todo cidadão e cidadã itabaianense.

A palestra acontecerá durante o grande expediente da Sessão ordinária desta quinta-feira, 25/05 a partir das 08h30min.

Abaixo a integra do artigo

A “ITABAIANIZAÇÃO” DE SERGIPE É preciso por em prática um projeto de “itabaianização” de Sergipe. Alguns se espantarão com essa ideia de transformar Sergipe numa grande Itabaiana, afinal, ultimamente aquele município tem sido noticia frequente nas páginas policiais.

O progresso de Itabaiana, o dinheiro que corre em Itabaiana, faz com que a cidade se torne um destino para quem vive do crime. Esse é um problema grave, mas que terá solução. É sobre o progresso e o dinheiro que corre em Itabaiana, que queremos tratar como exemplo para a multiplicação de iniciativas idênticas em outros municípios.

O que estaria faltando? Certamente, a capacidade de replicar aquela forma de energia criativa, empreendedora, que tem o itabaianense, e plantá-la pelo Sergipe todo. O que nos falta é exatamente o despertar da capacidade de empreender, de inovar, de gerar negócios, de criar empregos.

A fórmula de Itabaiana sempre foi à iniciativa individual, a improvisação, o quebra-galho, o entusiasmo e a dedicação ao trabalho. Um exemplo: Itabaiana quase não tem cajueiros, mas exporta castanhas de caju para o Brasil todo. Pelas praias do nordeste, até de Santa Catarina, há itabaianenses vendendo castanhas.

Itabaiana não tem coqueiros, mas existe um promissor negócio de venda de côcos, de água de côco, montado por itabaianenses, que também criaram uma das maiores frotas de caminhões do país. A falta de chuva secou as barragens Jacarecica 1 e 2. O que fazem os irrigantes paralisados? Fazem comércio, compram hortigranjeiros onde eles existam, e montam uma cadeia de distribuição.

Foi essa energia do povo, caracteristicamente de Itabaiana, que fez nascer, a partir de bodegas, os grandes grupos montados pelos Paes Mendonça, pelos Barbosa, mais recentemente, pelos irmãos Peixoto, que agora inauguram um Shopping, o primeiro de Itabaiana.

Expandem a rede de supermercados, ao tempo em que, a exemplo de João Carlos Paes Mendonça, dedicam-se a projetos sociais. Há muitos exemplos idênticos a esses que citamos encontráveis em Itabaiana, em variadas escalas.

Se Sergipe conseguisse “itabaianizar-se”, seria a Santa Catarina do nordeste.

24.Mai.2017 , atualizado em 24.Mai.2017