ir conteudo

Câmara Municipal de Itabaiana

Câmara inicia os trabalhos do segundo período legislativo de 2017

01.Ago.2017

Após o término do recesso parlamentar, vereadores retomaram as atividades legislativas na manhã desta terça-feira, 01/08.


A Câmara Municipal de Itabaiana realizou na manhã dessa terça-feira (01), a primeira sessão do segundo período legislativo de 2017, que marcou o retorno dos trabalhos após o recesso parlamentar. No início do grande expediente, o vereador José Teles de Mendonça (PR), presidente da Câmara, foi o primeiro a usar a tribuna para cumprimentar os colegas e desejar um excelente período legislativo. Em seguida, os demais vereadores utilizaram a tribuna.

Arivaldo de Rezende (PMDB) disse que tem recebido reclamações da falta de segurança no hospital. Falou sobre os requerimentos de sua autoria e garantiu que os entregará pessoalmente ao presidente da Alese, deputado estadual Luciano Bispo, para que este possa encaminhar as solicitações ao Governo do Estado. 

Paulo Messias (PMDB) desejou um bom retorno aos colegas. Cobrou do prefeito a convocação da Guarda Municipal. Lamentou que até hoje os aprovados no concurso não foram convocados e há uma grande necessidade da guarda no município. Questionou a falta de medicamentos nos postos de saúde do município, uma vez que há recursos na Saúde, no entanto a falta de medicamentos é constante. Sugeriu que fosse requerida presença da Secretária de Saúde na Câmara para prestar esclarecimentos sobre o assunto. Além disso, cobrou a pavimentação de ruas no Bairro Miguel Teles de Mendonça, prometida pelo prefeito em seu primeiro mandato. 

Sinvaldo Góis (PMDB) usou a tribuna para reivindicar melhorias na saúde municipal que encontra-se em situação caótica. Mostrou o relatório do Conselho Regional de Medicina, em que o mesmo constatou diversas irregularidades nos postos de saúde de alguns povoados, como a estrutura das unidades em ruínas e a falta de atendimento e medicamentos. O parlamentar solicitou ao Governo do Estado melhorias na rodovia que liga Itabaiana ao povoado Serra do Machado e mais cadeiras de rodas e macas para o Hospital Regional Dr. Pedro Garcia Moreno. 

Ivoni Andrade (PMDB) desejou boas-vindas aos colegas vereadores. Cobrou melhorias na saúde municipal, lamentando o descaso da administração e as irregularidades constatadas pelo Conselho Regional de Medicina em alguns postos de saúde do município. Ainda abordando o tema Saúde Pública, cobrou o saneamento básico do Açude Velho. Ivoni relatou os problemas que estão sendo enfrentados nas estradas vicinais dos povoados, que com as fortes chuvas estão intransitáveis. A vereadora questionou sobre as obras das creches do Povoado Carrilho e dos Bairros Miguel Teles e Queimadas, que encontram-se paralisadas e ninguém se pronuncia para dar esclarecimentos sobre o assunto, lamentando o descaso. 

João Cândido Sobrinho (PSB) desejou um bom retorno e um semestre proveitoso aos colegas parlamentares, que possa atender os pleitos e reivindicar as melhorias necessárias. Falou sobre os requerimentos de sua autoria, que deram entrada na sessão de hoje. Sugeriu que seja diminuído o período de recesso parlamentar, uma vez que as demandas do município não param. Questionou se a obra do CEASA será realmente iniciada. Por fim, falou do seu requerimento no qual solicita a presença do Secretário de Estado da Indústria e Comércio na Câmara para discutir a questão de geração de empregos no município.

 Gustavo Bispo (PMDB) parabenizou a senhora Ana, cuidadora do Abrigo de animais pela passagem do seu aniversário. Disse que está havendo um cerceamento da liberdade de expressão no município, mencionando o fato do radialista Alex Henrique ter sido retirado do ar após falar sobre a falta de medicamentos nos postos de saúde do município. Falou sobre a passeata do Conselho Tutelar reivindicando melhorias e disse que foram disseminadas críticas infundadas por parte da administração contra os conselheiros tutelares. Relatou que ontem houve uma reunião e o prefeito colocou-se à disposição para atender as reivindicações. Disse que o prefeito está preocupado com as eleições de 2018 e esqueceu de cuidar de Itabaiana. Também reportou-se a falta de medicamentos nos postos de saúde, criticando o descaso da administração municipal.

 Roosevelt Santana (PSB) desejou aos colegas um bom retorno neste novo período legislativo. Reportou-se às denúncias que os vereadores de oposição trouxeram a tribuna na manhã de hoje. Sobre a visita de fiscalização do CRM, disse que o mesmo órgão constatou diversas irregularidades no Hospital Regional de Itabaiana, no entanto os vereadores de oposição ignoraram. Disse que teria constrangimento de defender um governo que massacra os servidores e não de defender a administração municipal que tem agido com responsabilidade e tem sido aprovada pela população.

 Moisés Mota (PR) falou sobre os comentários disseminados em redes sociais sobre a sua pretensão de candidatar-se à presidência da Câmara. Garantiu que não tomará nenhuma decisão nesse sentido sem a aprovação do seu agrupamento e que respeita os seus pares. Disse que não permite que meu nome seja usado de forma leviana como está sendo. Destacou a obra do matadouro bem como outras realizações da administração municipal, respondendo às críticas da oposição, que, segundo o vereador, não reconhece os feitos da atual gestão.

 Marcos Oliveira (PTC) solidarizou-se com o vereador José Virtuozo pelos ataques que tem sofrido em redes sociais por parte de pessoas mal intencionadas de forma sistemática e politiqueira. Relatou que tem visitado a obra do Matadouro, que está em fase de conclusão e mencionou outras obras que estão em andamento. Em relação a greve dos conselheiros tutelares, disse que foi uma paralisação mínima e após a reunião ocorrida ontem com o prefeito, os conselheiros reconheceram que existem boas condições estruturais na sede do conselho.

 Carlos Vagner (PR) defendeu a administração municipal das críticas dos vereadores de oposição. Mencionou realizações da gestão e as dificuldades superadas no início do mandato, com as dívidas deixadas pela gestão anterior e as obras paralisadas que foram concluídas. Disse que é contraditório criticar a administração municipal e elogiar o Governo do Estado que atrasa salários dos servidores e aposentados. Destacou que o prefeito é aberto ao diálogo e respeita a todos, inclusive já recebeu em seu gabinete alguns vereadores de oposição. Em relação a escola do Povoado Sambaíba, informou que a sua reforma já foi licitada e breve será iniciada a obra.

01.Ago.2017
Câmara Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo