Vereadores de oposição cobram a convocação da Guarda Municipal

15.Ago.2017 , atualizado em 16.Ago.2017

Os candidatos aprovados no Concurso da Guarda Municipal participaram da sessão desta terça-feira, 15/08, e reivindicaram do Poder Executivo a sua convocação.

Na sessão desta terça-feira, 15/08, candidatos aprovados no Concurso Público realizado pela Prefeitura Municipal de Itabaiana para o cargo de guarda municipal, ocuparam a galeria do plenário da Câmara de Vereadores e se fizeram presentes durante toda a sessão. No grande expediente, os parlamentares usaram a tribuna para tratar sobre o assunto, que foi o tema central das discussões do dia. Sinvaldo Góis (PMDB) cobrou a convocação dos aprovados no concurso da guarda municipal. Além disso, o parlamentar criticou a licitação feita pela Prefeitura para aquisição de fogos de artifício no valor de 80 mil reais, dizendo que o município precisa é de medicamentos.

O líder da bancada de oposição, vereador Gustavo Bispo (PMDB), cobrou do Poder Executivo a convocação dos aprovados no concurso da Guarda Municipal. Disse que o curso de treinamento já deveria ter sido pensado no momento da abertura do edital, que fosse viabilizado, pelo próprio município e isso não é desculpa para não convocá-los. Lamentou que há alguns meses atrás apresentou uma indicação ao Poder Executivo para que os aprovados fossem convocados, mas que até hoje a solicitação não foi atendida.

A vereadora Ivoni Andrade (PMDB) também manifestou apoio à convocação dos aprovados e lamentou a demora na implantação da Guarda Municipal por parte da Prefeitura. Wagner Menezes (PR) defendeu a administração municipal das críticas feitas pelos vereadores de oposição, argumentando que a Prefeitura tem buscado a parceria com a Acadepol para realizar o curso preparatório, no entanto, o Governo do Estado não está colaborando para a celeridade do processo de formação. João Cândido Sobrinho (PSB) disse esperar que haja a reunião dos candidatos aprovados com o prefeito para que entrem em consenso e resolvam o problema de uma forma mais eficiente.

Roosevelt Santana (PSB) informou que na última quinta-feira, o prefeito e alguns secretários estiveram na SSP para discutir a implantação da Guarda Municipal, sendo que na ocasião foi indicado o comandante que ministrará o curso preparatório. O parlamentar disse que a Prefeitura está fazendo a sua parte para convocar os aprovados, mas a questão do treinamento infelizmente depende da Acadepol que é gerenciada pelo Governo do Estado. "Não há desinteresse por parte da Prefeitura de convocar os concursados, já foram empossados mais de 400 novos servidores do último concurso. A guarda municipal é um caso à parte, pois depende do curso preparatório, que só pode ser ministrado pela ACADEPOL. Segurança pública é dever do Estado, sendo assim, o governo tinha como obrigação em contribuir com o curso preparatório para a Guarda Municipal", ressaltou.

O líder do prefeito, vereador Marcos Oliveira (PTC) ressaltou que a Guarda Municipal tem um caráter de mero defensor patrimonial e não um órgão de segurança pública propriamente dito, pois não tem poder de Polícia.  Defendeu a administração municipal das críticas da oposição, destacando que a Prefeitura de Itabaiana tem responsabilidade administrativa. Além disso, o parlamentar colocou-se a disposição dos aprovados para agendar uma reunião com o prefeito afim de que possam ser ouvidos os seus pleitos e sejam feitos esclarecimentos a classe. Explicou que o treinamento em Sergipe só pode ser feito pela ACADEPOL e que  a administração municipal tem feito a sua parte buscando essa parceria. Finalizou destacando que o Estado deve ter interesse na implantação da guarda, uma vez que esta auxiliará o trabalho da Polícia Militar, colaborando para a segurança pública no município.

O presidente da Casa Legislativa, vereador José Teles de Mendonça (PR), também usou a tribuna e explicou que a implantação da Guarda Municipal requer uma estrutura e um treinamento adequado, o que a administração municipal tem buscado através de uma parceria com a Acadepol.  José Teles lamentou o fato de que alguns vereadores buscam apenas tentar imputar culpa a administração, tirar proveito da situação ao invés de se somar e buscar resolver os problemas.  Por fim, garantiu que conversará com o prefeito e levará o assunto ao seu conhecimento.

15.Ago.2017 , atualizado em 16.Ago.2017