ir conteudo

Câmara Municipal de Itabaiana

Vereadores enaltecem os 320 anos de criação da Câmara Municipal de Itabaiana

20.Out.2017 , atualizado em 20.Out.2017

IV Bienal do Livro, que ocorre de 20 a 22 de outubro de 2017, também foi destaque na Sessão ordinária do dia 19/10.


Aberta a Sessão Ordinária do dia 19/10, o Presidente da Câmara Municipal, vereador José Teles de Mendonça, se solidarizou com o deputado federal Fábio Reis que foi diagnosticado com um problema sério no coração, e teve que ser submetido a uma intervenção cirúrgica no Hospital do Coração em Brasília. Na oportunidade desejou um pronto reestabelecimento de sua saúde do parlamentar.

Já no grande expediente, o presidente da Casa concedeu a palavra ao vereador José Roberto, que iniciou o seu pronunciamento falando sobre a indicação de sua autoria, cujo objetivo é mostrar ao prefeito Valmir de Francisquinho a necessidade da construção do Mercado de Carne no Povoado Agrovila, que segundo ele irá atender e beneficiar várias comunidades da região. O vereador Moisés Mendonça parabenizou o vereador pela indicação e disse que irá subscrevê-la.

O vereador Roosevelt Santana agradeceu a deputada estadual Maria Mendonça por ter ressaltado o seu aniversário na ALESE, durante o seu pronunciamento. O vereador também criticou os vereadores de oposição por terem se posicionado de forma contrária a homenagem que os caminhoneiros receberão da Escola de Samba Rosas de Ouro de São Paulo no Carnaval 2018, enfatizando que a homenagem se deve ao título recebido pelo município de "Capital Nacional do Caminhão", e não por eventual gasto que o município possa ter por ocasião da homenagem, como disseram os vereadores de oposição. O parlamentar aproveitou o ensejo para convidar todos para a IV Bienal do Livro, que ocorrerá de 20 a 22 de outubro de 2017 em Itabaiana.

O vereador Sinvaldo Góis disse que a ponte, assim como as estradas do Povoado Várzea do Gama I, estão intransitáveis, e cobrou do gestor municipal a recuperação das estradas vicinais. Também cobrou a conclusão da pavimentação da rua onde reside.

A vereadora Ivoni Andrade em seu pronunciamento parabenizou o senhor Josivaldo pela formatura como policial militar. Na oportunidade, também parabenizou o Presidente da Casa pelo evento em comemoração aos 320 anos de criação da Câmara Municipal, o qual ocorrerá nesta sexta-feira (20/10). O vereador José Teles pediu aparte e enfatizou que até o final do ano trará à Câmara Municipal um importante historiador que irá falar sobre a importância da Câmara Municipal para Itabaiana.

A vereadora finalizou convidando a todos para prestigiarem as comemorações ao aniversário de criação da Câmara e em seguida para a abertura da IV Bienal do Livro de Itabaiana.

O vereador Roosevelt Santana aproveitou e pediu um aparte para lamentar a demissão sumária de um funcionário da SACEL que trabalhava no Hospital Regional há 11 anos, pelo fato de ter impedido que um empresário ligado ao presidente da Assembleia Legislativa entrasse em alas restritas a médicos do hospital. O vereador Sinvaldo Góis rebateu a denúncia, declarando que a demissão se deu por mal comportamento do funcionário. A vereadora Ivoni Andrade, por sua vez, disse que irá apurar o caso com isenção.

O vereador José Virtuozo iniciou o seu pronunciamento fazendo um apelo para que  os órgãos da imprensa e administradores de grupos em redes sociais denunciassem situações de maus tratos de animais no município. Também falou sobre as indicações de sua autoria, para que o prefeito Valmir de Francisquinho elabore projetos de lei que tornem obrigatória a identificação de animais nativos e exóticos, a castração mediante esterilização cirúrgica de animais domésticos, nativos e exóticos e que regulamenta o uso, a propriedade e a circulação de veículos de tração animal dentro do município.

O vereador Marcos Oliveira falou sobre a visita feita pelo prefeito Valmir de Francisquinho e comissão da Feira do Caminhão aos representantes da Escola de Samba Rosas de Ouro em São Paulo, visando não apenas tratar da homenagem que será feita aos caminhoneiros de Itabaiana no Carnaval Paulista de 2018, bem como, para absorver conhecimento e aprimorar a Feira do Caminhão de Itabaiana. Lamentou as críticas da oposição ao prefeito Valmir de Francisquinho por estar buscando divulgar o nome do município em todo território nacional. Também lamentou a demissão do servidor do hospital por ter cumprido o seu papel, proibindo um empresário de ter acesso a alas restritas. O vereador também ressaltou que todos foram muito bem recebidos pelos representantes da Escola, e fez questão de enfatizar que o patrocinador principal da referida Escola de Samba é a montadora Mercedes Bens, através da Lei Rouanet .

O vereador Moisés Mendonça abriu o seu pronunciamento parabenizando o Presidente da Câmara Municipal, vereador José Teles de Mendonça, pelo evento comemorativo aos 320 anos de criação da Câmara Municipal, que ocorrerá na sexta feira (20/10), a partir das oito horas. Também criticou a oposição pelo fato de ter passado 16 anos no poder e nunca ter beneficiado a população do Povoado Pé do Veado. Ressaltou que nenhum gestor fez tanto pelo homem do campo, bem como pela comunidade do referido povoado como o prefeito Valmir de Francisquinho. O vereador finalizou parabenizando os organizadores da IV Bienal do Livro pela importância do evento para a cultura do povo itabaianense.

O vereador Carlos Vagner também fez uso da palavra e iniciou o seu pronunciamento parabenizando o vereador João Cândido, aniversariante do dia. O vereador Roosevelt Santana pediu aparte para informar aos colegas que irá apresentar na próxima sessão uma Moção de Congratulações à Escola de Samba Rosas de Ouro em retribuição a homenagem que a Escola fará no Carnaval Paulista 2018 ao município de Itabaiana e seus caminhoneiros. O vereador Carlos Vagner parabenizou também os organizadores da IV Bienal do Livro; Jamysson Machado, Carlos Eloy e Júnior da Perfil. O parlamentar também rechaçou as críticas e deboches do vereador Sinvaldo Góis, quando se refere aos vereadores de situação, mesmo quando o assunto requer seriedade.

O Presidente da Câmara Municipal, José Teles de Mendonça, falou sobre a importância da homenagem que será feita a Itabaiana e seus caminhoneiros pela Escola de Samba Rosas de Ouro de São Paulo. Parabenizou todos os integrantes da comissão da Feira do Caminhão pela visita aos representantes da referida Escola, enfatizando a relevância do projeto de autoria do Senador Eduardo Amorim que culminou com o título de Capital Nacional do Caminhão para Itabaiana, que segundo o vereador foi determinante para despertar o interesse da escola de samba em homenagear o município de Itabaiana. José Teles também parabenizou o vereador João Cândido pelo seu aniversário e convidou na oportunidade todos os vereadores e o povo em geral, para as comemorações alusivas aos 320 anos de criação da Câmara Municipal de Itabaiana, que ocorrerá nesta sexta-feira, 20/10, a partir das oito horas.

Encerrada a Sessão Ordinária do dia 19/10, o Presidente da Câmara Municipal José Teles convocou uma nova sessão para  a próxima terça feira, (24/10), em horário regimental.

20.Out.2017 , atualizado em 20.Out.2017
Câmara Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo