Ivoni Andrade vence eleição antecipada da mesa diretora da Câmara de Itabaiana e será a próxima presidente da casa no biênio 2019/2020

26.Out.2017 , atualizado em 27.Out.2017

Chapa 02 encabeçada por Ivoni Andrade vence eleição da mesa diretora da Câmara Municipal para o biênio 2019/2020.

Aberta a Sessão Ordinária do dia 26/10, o Presidente da Câmara Municipal, vereador José Teles de Mendonça convidou os vereadores Sinvaldo Góis, Gustavo Santana, Carlos Vagner e Roosevelt Santana para conferência da urna e das chapas concorrentes na eleição da mesa diretora para o Biênio 2019/2020. Em seguida o Presidente da Casa franqueou a palavra a candidata da chapa 2, Ivoni Andrade que iniciou o seu pronunciamento contestando a ausência de uma cabine para a votação secreta. Segundo a parlamentar, sem a cabine, o voto deixa de ser secreto.

Em seguida, fez uso da palavra o vereador José Teles de Mendonça, que cumprimentou os colegas vereadores de forma indistinta, bem como ao público presente, autoridades políticas, inclusive de outros municípios e a imprensa de um modo geral. O parlamentar e candidato à reeleição José Teles aproveitou a oportunidade para falar sobre a transparência no processo da eleição. Primeiro quando convidou quatro vereadores para a conferência das chapas e posteriormente em relação ao tratamento igualitário sempre dispensado a todos os colegas. Falou sobre a responsabilidade e transparência na condução dos trabalhos ao longo dos primeiros meses do primeiro mandato. Finalizou pedindo mais uma vez o voto de confiança dos colegas para que possa dar continuidade a esse trabalho no próximo biênio 2019/2020.

Na ordem do dia, o Presidente conduziu os trabalhos iniciando a votação.

O primeiro a votar foi o próprio presidente José Teles, seguido pelos colegas Marcos Oliveira, Wagner Menezes, Moisés Mendonça, José Virtuozo, Roosevelt Santana, Carlos Vagner, Gustavo Santana, Arivaldo Rezende, Paulo Messias, Ivoni Andrade, Sinvaldo Góis, João Cândido Sobrinho e José Roberto.

Após a apuração dos votos, dos 14 vereadores que compõem a Casa Legislativa, sete votaram na chapa 01 encabeçada pelo vereador José Teles de Mendonça e sete votaram na Chapa 02, que tem como presidente a vereadora Ivoni Andrade.

Com o empate prevalecem as regras do Regimento Interno da Câmara, que estabelece que em caso de empate na eleição da mesa diretora, considera-se eleito o candidato mais velho. Portanto, considerando que a vereadora Ivoni Andrade é mais velha que o vereador José Teles de Mendonça, venceu a Chapa 02, que tem a seguinte composição:

Presidente: Ivoni Andrade

Vice-Presidente: Arivaldo Rezende

1º Secretário: Paulo Messias

2º Secretário: Sinvaldo Góis

Esta, portanto, será a composição da mesa diretora da Câmara Municipal de Itabaiana para o biênio 2019/2020.

Após a proclamação do resultado, o vereador José Teles de Mendonça encerrou a sessão que marcou a eleição da nova mesa diretora, e convocou nova sessão para a próxima terça feira, 31/10.

26.Out.2017 , atualizado em 27.Out.2017