ir conteudo

Câmara Municipal de Itabaiana

Palestra sobre o "Câncer de Mama" foi destaque durante a sessão ordinária do dia 07/11

07.Nov.2017 , atualizado em 08.Nov.2017

A palestrante Jussane Teles, que abordou o tema "Câncer de Mama" na sessão desta terça-feira, 08/11, testemunhou o drama que enfrentou para vencer a doença.


Aberta a Sessão Ordinária do dia 07/11, iniciando o grande expediente, o Presidente da Câmara Municipal, vereador José Teles de Mendonça, concedeu a palavra a professora Jussane Teles, que proferiu palestra sobre o tema "Câncer de Mama". A palestra foi um verdadeiro testemunho de alguém que viveu essa experiência dolorosa, e que através de muita fé conseguiu vencer a doença. Durante a palestra, Jussane Teles chamou a atenção das mulheres para que façam periodicamente os exames preventivos, pois, somente a partir de um diagnóstico precoce, é que as chances de cura serão bem maiores.

Ainda no grande expediente, o Presidente da Casa concedeu a palavra ao Vereador Paulo Messias (PMDB), que cobrou do prefeito Valmir de Francisquinho uma maior atenção aos moradores das novas etapas do Bairro Queimadas. Também reivindicou a recuperação do calçamento da rua do meio do Bairro da Torre.

O vereador Sinvaldo Góis (PMDB) iniciou o seu pronunciamento agradecendo aos vereadores que votaram na chapa vencedora da eleição da nova mesa diretora para o biênio 2019/2020. Também criticou o prefeito Valmir de Francisquinho, chamando-o de ingrato com a família Teles de Mendonça, por culpar o prefeito pelo suposto rompimento.

O vereador Gustavo Américo Santana (PMDB) iniciou o seu pronunciamento parabenizando a vereadora Ivoni Andrade, eleita nova presidente da Casa para o biênio 2019/2020. O vereador também declarou que o Loteamento Irmã Dulce necessita de uma maior atenção por parte da gestão municipal, assim como melhorias no Bairro São Cristóvão.

O vereador Moisés Mendonça (PR) iniciou o seu pronunciamento se solidarizando com a população de Nossa Sra.  das Dores, em virtude da tragédia ocorrida em um colégio da zona rural, depois que  uma caixa d'água da DESO caiu sobre a referida escola vitimando de forma fatal  duas crianças e deixando outras 18 pessoas feridas, entre os feridos várias crianças. O vereador também repudiou as críticas feitas pelos Presidente da Assembleia Legislativa Luciano Bispo, por ter dito que o vereador Moisés de Aciole precisa aprender fazer política como seu irmão Heleno de Aciole, de "saudosa memória". O parlamentar enalteceu a história e a memória do seu irmão, e respondeu ao Deputado que é um homem de palavra e de princípios, e que jamais fará parte do seu agrupamento político. Ressaltou o trabalho realizado pelo Prefeito Valmir de Francisquinho e os benefícios que a população tem recebido na atual gestão.

O vereador Paulo Messias pediu aparte e parabenizou o vereador por sua fidelidade ao seu grupo político, e aproveitou para cobrar a pavimentação do Bairro Miguel Teles. Na oportunidade, o vereador Marcos Oliveira (Líder do prefeito) informou que o prefeito Valmir de Francisquinho conseguiu uma verba de 750 mil reais que serão destinados exatamente a pavimentação e recuperação de ruas do Bairro Miguel Teles (Bairro da Torre).

O vereador Arivaldo Rezende (PMDB) parabenizou o Presidente da Câmara Municipal José Teles pela forma correta e transparente com que conduziu a sessão na qual ocorreu a eleição da mesa diretora para o biênio 2019/2020. O vereador declarou que a Deputada Maria Mendonça não teve nenhuma influência no resultado da eleição, e disse que em Itabaiana só existem dois líderes políticos: Maria Mendonça e Luciano Bispo.

O vereador Marcos Oliveira (PTC) durante o seu pronunciamento perguntou aos colegas vereadores qual foi o mal que Valmir de Francisquinho fez aos Teles de Mendonça. Disse que a atual gestão deu dignidade aos servidores e retirou Itabaiana das manchetes negativas e a colocou em um patamar de respeito e credibilidade junto a sociedade, diferente da época em que o município foi comandado pelo Deputado Luciano Bispo, com salários atrasados, desvios de verbas, comprovadas judicialmente inclusive. Rressaltou que várias dessas ações culminaram em prejuízo para o município, cuja dívida deixada por Luciano Bispo está sendo paga por Valmir de Francisquinho. O parlamentar ainda se referindo às críticas da oposição ao prefeito Valmir de Francisquinho pelo rompimento com Maria Mendonça, disse que antiguidade não é posto. Finalizou lembrando que o Deputado Luciano Bispo acabou de ser condenado a devolver mais de dois milhões de reais aos cofres públicos por desvios de verbas.

O vereador Roosevelt Santana (PSB), contestando às críticas da oposição a atual gestão, ressaltou as inaugurações de quatro importantes obras ocorridas no domingo passado no Povoado Caraíbas, contudo, lembrou com tristeza que Itabaiana mais uma vez foi destaque na imprensa por conta de mais uma condenação do Deputado Luciano Bispo a devolver dinheiro aos cofres públicos. Disse que o prefeito Valmir de Francisquinho não tem nenhuma responsabilidade com o rompimento no grupo político do qual fazia parte, que o prefeito continua do mesmo jeito e no mesmo lugar. Ressaltou que a aprovação de Valmir pela população nas urnas, quando venceu as últimas eleições com 17.098 votos frente ao seu adversário representa o reflexo da administração responsável e coerente que colocou Itabaiana em um patamar elevado de respeito e credibilidade. Finalizou parabenizando a vereadora Ivoni Andrade por sua eleição como nova presidente da Câmara Municipal para o biênio 2019/2020. Aproveitou e parabenizou o Presidente da Casa, vereador José Teles de Mendonça pela condução dos trabalhos com responsabilidade e respeito, e tratando a todos com igualdade.

O vereador José Carlos de Santana (PR), iniciou o seu pronunciamento falando sobre a palestra ocorrida na sessão de hoje, cujo tema o sensibilizou bastante, pelo fato de abordar um problema que afeta milhares de mulheres, todos os anos no Brasil. Repudiou a inércia do Governador pelo descaso em relação a demora nas obras de construção do Hospital do Câncer. O vereador também cobrou uma ação mais efetiva no combate a violência no município, sobretudo a grande onda de assaltos, bem como os crimes de latrocínio. O vereador citou como exemplo de violência a morte do vigilante na semana passada e o assalto sofrido por ele próprio há poucos dias, quando foi abordado por dois elementos que levaram seus pertences.

O vereador João Cândido Sobrinho (PSB) informou que já encaminhou ofício ao Ministério Público com a finalidade de encontrar uma solução para o problema do posteamento no leito das ruas, exemplificando o Loteamento São João no Bairro Marcela. O vereador solicitou do presidente da casa que convide um representante da prefeitura para tratar sobre o assunto.

O vereador Marcos Oliveira pediu aparte e opinou que no seu entendimento, como a Energisa tem o lucro com arrecadação, deve ter também o ônus da readequação do posteamento das ruas. Cobrou que o MP faça cumprir a lei e acabe com a querela entre a Energisa e o Município.

O vereador Carlos Vagner (PR) corroborou com o pronunciamento do vereador João Cândido Sobrinho em relação a necessidade de encontrar uma solução para o problema do posteamento no leito de ruas em algumas localidades do município de Itabaiana. Rebateu as críticas da oposição, sobretudo do vereador Paulo Messias, que chamou de atitude covarde o afastamento do prefeito Valmir de Francisquinho dos Teles de Mendonça após a votação da nova mesa diretora da Câmara Municipal. Criticou os discursos elogiosos da oposição a Deputada Maria Mendonça. O vereador José Teles pediu aparte e também estranhou os elogios do vereador Sinvaldo Góis a Deputada Maria Mendonça, porque, segundo ele, os vereadores de oposição sempre odiaram a família Teles, ressaltando que não gostavam nem de pronunciar o nome de Chico de Miguel, e, portanto, não entende essa mudança repentina de comportamento.

A vereadora Ivoni Andrade (PMDB) iniciou o seu pronunciamento agradecendo aos vereadores por sua eleição como nova presidente da Câmara Municipal para o biênio 2019/2020. A vereadora também disse que está faltando médicos no município, e que os pacientes que precisam de atendimento na Capital não estão recebendo ajuda de custo da gestão municipal. A parlamentar também disse que o prefeito Valmir de Francisquinho foi ingrato com a família Teles de Mendonça.

Encerrada a Sessão Ordinária do dia 07/11, o Presidente da Câmara Municipal, vereador José Teles de Mendonça convocou uma nova Sessão para a próxima quinta -feira (09/11), em horário regimental.

07.Nov.2017 , atualizado em 08.Nov.2017
Câmara Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo