ir conteudo

Câmara Municipal de Itabaiana

Câmara Municipal de Itabaiana retomou os trabalhos nesta quinta-feira (15/02), com pronunciamentos bastante acalorados

15.Fev.2018 , atualizado em 16.Fev.2018

O início de mais um período Legislativo na Câmara Municipal de Itabaiana, foi marcado por assuntos polêmicos, como a eleição da nova mesa diretora para o biênio 2019/2020.


Iniciado o primeiro período legislativo de 2018, o presidente da Câmara Municipal, vereador José Teles de Mendonça (PR) abriu a primeira Sessão Ordinária com a exibição de um vídeo com os melhores momentos da Sessão Solene comemorativa aos 320 anos da Câmara municipal, ocorrida no dia 20/10/2017.

Após a exibição do vídeo, o presidente da Casa ressaltou a importância dos 320 anos de criação e existência da Câmara Municipal para o desenvolvimento do município. Em seguida, concedeu a palavra ao vereador Gustavo Américo (PMDB), que iniciou o seu pronunciamento criticando a Secretária de Saúde do Município, por conta do fechamento dos postos de saúde durante o período carnavalesco, o que segundo o parlamentar, contribuiu para a superlotação do Hospital Regional Dr.  Pedro Garcia Moreno neste período. O vereador também lamentou a morte da jovem Andresa Karine, ocorrida no início do mês, após ter dado à luz na maternidade São José. Em decorrência desta fatalidade, o vereador se solidarizou com a família da amiga e conhecida psicóloga. 

O vereador Sinvaldo Góis (PMDB) iniciou o seu pronunciamento se solidarizando com o colega parlamentar Paulo Messias, pelo falecimento de sua sogra.O vereador também criticou a atual gestão municipal, mencionando supostas irregularidades encontradas na fiscalização da CGU. Também criticou a pasta da saúde municipal, alegando falta de medicamentos e de médicos, bem como, a situação das escolas da rede municipal.

O vereador Arivaldo de Rezende (PMDB), iniciou o seu pronunciamento contestando o vereador Sinvaldo Góis, que durante o seu pronunciamento, declarou que a violência em Itabaiana foi reduzida. De acordo com o parlamentar, o índice de violência no município, tem aumentado consideravelmente. Também criticou a gestão municipal por não ter realizado festa de carnaval.

O vereador Moisés Mendonça (PR) iniciou o seu pronunciamento, falando sobre o projeto de sua autoria, que visa incentivar a doação de sangue por parte dos Itabaianenses. Lamentou a morte de um jovem pintor, que caiu de um andaime, no dia de ontem (14/02) enquanto trabalhava em uma obra no centro da cidade. Razão pela qual, chamou a atenção do CREA pela falta de segurança no trabalho, e cobrou do órgão, maior intensificação na fiscalização de obras no município. O vereador repudiou as críticas feitas pelo vereador Arivaldo Rezende, que o julgou por ter dito durante uma entrevista em programa de rádio de emissora local, que a Deputada Maria Mendonça orientou os vereadores Zé Roberto e João Cândido a votarem na chapa de oposição, na eleição da mesa diretora. O vereador reafirmou o que disse, e considerou a postura da parlamentar como uma traição aos seus eleitores e ao seu grupo.

O vereador João Cândido (PSB), contestou as declarações do vereador Moisés Mendonça, afirmando que não recebeu nenhuma orientação da Deputada para votar na chapa de Ivoni, vencedora da eleição para a nova mesa diretora da Câmara, para o biênio 2019/2020. O vereador também pediu a interveniência dos vereadores de oposição junto ao Deputado Luciano Bispo, para que o mesmo leve até o governador a reivindicação de uma solução para o problema de saúde do ex-jogador de futebol conhecido por Bado, que por sua vez, necessita urgentemente de tratamento médico cirúrgico, e que segundo o parlamentar não teve nenhuma atenção até o momento por parte do governo do estado. O vereador também voltou a cobrar uma solução para o problema enfrentado pelos pacientes de hemodiálise em Itabaiana, que há vários meses estão sem atendimento na clínica conveniada com o estado.

A vereadora Ivoni Andrade (PMDB) se somou ao vereador João Cândido em relação ao problema de saúde do ex-jogador Bado, que precisa urgentemente de uma cirurgia. De acordo com a parlamentar, o Deputado Luciano Bispo já interveio quatro vezes junto ao Secretário de Estado da Saúde Almeida Lima, e que não entende o porquê que o secretário ainda não resolveu o problema. Também criticou a queda de matrícula dos alunos no EJA (Ensino de Jovens e Adultos), por parte da Secretaria Municipal de Educação, colocando o município na iminência de perder tais recursos.

O vereador José Roberto (PP), iniciou o seu pronunciamento agradecendo aos seus eleitores pelos votos recebidos na última eleição. Se solidarizou com o prefeito Valmir de Francisquinho pela morte do seu pai, Francisco Paes da Costa (Francisquinho dos Porcos). Na oportunidade, parabenizou os aniversariantes do mês, dentre eles, o presidente da Casa José Teles de Mendonça, bem como, o vereador e líder do prefeito na câmara, Marcos Oliveira. O vereador Zé Roberto, a exemplo de João Cândido, também contestou as declarações do colega Moisés de Mendonça, que teria dito que o mesmo votou na chapa de Ivoni, na eleição da mesa diretora da Câmara por orientação da Deputada Maria Mendonça. Parabenizou o prefeito Valmir pela recuperação das estradas dos povoados e pela aquisição da Usina de Asfalto, que segundo o mesmo trouxe grandes benefícios a população e ao desenvolvimento do município. Encerrou dizendo que o Estado só está andando graças ao Deputado Federal e Líder do governo no Congresso André Moura.

O vereador e Líder do prefeito na Câmara, Marcos Oliveira (PTC) iniciou o seu pronunciamento requerendo ao presidente da Casa, uma ponderação em relação ao tempo de 15 minutos destinados a cada pronunciamento dos parlamentares, alegando ser importante a manutenção dos 2 minutos de prorrogação, como ocorreu até o último período Legislativo. O vereador também contestou as críticas da oposição ao fechamento de escolas da rede municipal, justificando para tanto, o número reduzido de alunos nas respectivas unidades de ensino. A vereadora Ivoni Andrade pediu aparte e disse que o fechamento de escolas tem levado muitos alunos a migrarem para escolas de outros municípios, como por exemplo, de Areia Branca. O vereador Marcos Oliveira rebateu a afirmação da colega. Ao final do seu pronunciamento, o parlamentar também se solidarizou com o colega Moisés Mendonça, em relação a questão da eleição da mesa diretora da câmara, bem como, as ofensas sofridas pelo parlamentar em emissora de rádio local.

O vereador José Virtuoso (SD), iniciou o seu pronunciamento falando da importância do controle de reprodução de cães no município, por meio da castração. Parabenizou o prefeito Valmir de Francisquinho e o povo de Itabaiana, pela homenagem feita ao município e aos caminhoneiros através da escola de samba Rosas de Ouro no desfile carnavalesco em São Paulo.

O vereador José Carlos de Santana, (PR), durante o seu pronunciamento parabenizou o Senador Eduardo Amorim por ter sido autor da indicação, que concedeu  para Itabaiana, o título de Capital Nacional do Caminhão, que levou o município a receber uma homenagem em rede nacional da escola de samba Rosas de Ouro. Razão pela qual, também parabenizou o prefeito Valmir de Francisco que não mediu esforços para que Itabaiana recebesse a referida homenagem. Lamentou o fato de membros da oposição na câmara, não reconhecerem a relevância de tamanha homenagem.

O vereador Carlos Vagner (PR), desejou boas vindas, aos colegas parlamentares pelo retorno aos trabalhos legislativos. Parabenizou o prefeito Valmir de Francisquinho pelo trabalho de pavimentação nos povoados, inclusive, na Cajaíba, levando dignidade e qualidade de vida a toda comunidade. O vereador Marcos Oliveira pediu aparte e ressaltou a importância das obras de pavimentação nos povoados, que segundo o parlamentar, além de representarem uma demonstração de respeito a população do município, também proporcionam mais dignidade e qualidade de vida para todos. Criticou a oposição por não reconhecer a importância da usina móvel de asfalto para o município. O vereador Moisés Mendonça pediu aparte e disse que o desejo da oposição, era o de conseguir fechar o matadouro do município, no intuito de desmoralizar o prefeito Valmir de Francisquinho, que segundo ele, habilmente conseguiu, não apenas impedir o fechamento do matadouro, bem como, os recursos necessários para a implementação da reforma e ampliação do matadouro municipal. Também ressaltou a importância da homenagem feita aos caminhoneiros e ao município de Itabaiana pela escola de samba Rosas de Ouro de São Paulo.

O presidente da Câmara Municipal, vereador José Teles de Mendonça (PR) iniciou o seu pronunciamento ressaltando e parabenizando a escola de samba Rosas de Ouro de São Paulo, pela homenagem feita à Itabaiana, ao seu povo e aos caminhoneiros durante o desfile de carnaval. Na oportunidade também parabenizou o prefeito Valmir de Francisquinho pelo empenho em divulgar o nome do município nacionalmente e além-fronteiras. O vereador também lamentou a falta de atenção por parte do governo do estado ao ex-jogador Bado, que precisa urgentemente de uma cirurgia, e necessita de uma assistência médica o quanto antes, para sobreviver ao problema de saúde que o acometeu. Apelou, inclusive, ao vereador Sinvaldo Góis que intervenha na questão. Finalizou agradecendo aos colegas pela compreensão durante o período legislativo passado.

Ao final, na explicação pessoal, concedeu a palavra ao vereador Moisés Mendonça, que fez questão de esclarecer ao vereador João Cândido que jamais o desrespeitou, entretanto, continua com a mesma opinião, que todos têm líderes, e que, portanto, acredita, que tanto João Cândido como Zé Roberto votaram na chapa 2 (dois), encabeçada por Ivoni Andrade na eleição da mesa diretora da Câmara, para o biênio 2019/2020, por orientação da Deputada Maria Mendonça.

Encerrada a Sessão ordinária do dia 15/02, o Presidente da Câmara Municipal, vereador José Teles de Mendonça, convocou os vereadores para nova Sessão, na próxima terça-feira (20/02), em horário regimental.

15.Fev.2018 , atualizado em 16.Fev.2018
Câmara Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo