ir conteudo

Câmara Municipal de Itabaiana

Vereadores parabenizam o Prefeito Valmir de Francisquinho pela entrega de uniformes da Guarda Municipal

22.Fev.2018 , atualizado em 23.Fev.2018

Entrega de uniformes da Guarda Municipal de Itabaiana foi destaque na Sessão Ordinária desta quinta-feira (22/02), na Câmara Municipal.


Aberta a Sessão Ordinária do dia 22/02, já no grande expediente, o presidente da Casa, vereador José Teles de Mendonça (PR) concedeu a palavra ao vereador José Roberto (PP), que iniciou o seu pronunciamento falando sobre a importância da campanha da Fraternidade, comandada pela CNBB. Também aproveitou a oportunidade para parabenizar a vice-prefeita Carminha Mendonça, bem como, a Deputada estadual Maria Mendonça e o Deputado Federal e líder do governo no Congresso André Moura, aniversariantes do mês. O vereador também agradeceu aos profissionais do Hospital Regional Dr. Pedro Garcia Moreno, pela atenção e dedicação dispensados ao seu pai que precisou de atendimento médico, em decorrência de um problema de saúde.

O vereador Gustavo Américo Santana (MDB), parabenizou os colegas vereadores pela aprovação do projeto 01/2018, que concedeu reajuste ao magistério do município. O parlamentar também cobrou da gestão municipal, o reajuste salarial para todos os servidores do município, assim como, criticou as políticas públicas da Secretaria Municipal de saúde, e a Secretaria Municipal de Educação, pelo fechamento de escolas no município.

A vereadora Ivoni Andrade (MDB) iniciou o seu pronunciamento cobrando regularização no fornecimento de medicamentos a população, sobretudo, para as pessoas portadoras de doenças crônicas. Mencionou, inclusive, a falta de colírio para os portadores de glaucoma, assim como, segundo a vereadora, a falta de médicos em determinadas especialidades nos postos de saúde do município. A vereadora também alegou que a Usina Móvel de Asfalto, está sendo utilizada por particulares, e finalizou lamentando o número de acidentes com motos no município, enfatizando e apontando como uma das causas principais, a falta de sinalização, seja por meio de pintura dos quebra-molas ou de placas.

O vereador José Roberto pediu aparte para alertar a população e as autoridades para o grande número de acidentes com motos registrados semanalmente pelo Hospital Regional de Itabaiana, e fez um apelo, para que a população, sempre que puder, substitua a moto por bicicleta.

O vereador Sinvaldo Góis (MDB) cobrou esclarecimentos do gestor municipal em relação às denúncias de irregularidades do TCU. O vereador também criticou a secretária de saúde do município, porque segundo ele, a população tem enfrentado muitas dificuldades para marcar fisioterapias.

O vereador Paulo Messias (MDB) agradeceu a solidariedade dos colegas vereadores na última sessão, por ocasião da morte de sua sogra. O vereador também lamentou os comentários que atribuíram a ele, a não aprovação do Orçamento do município na primeira sessão ocorrida no final do período passado, em decorrência de sua ausência na sessão, e que por sua vez, prejudicaria os moradores do bairro Miguel Teles. O parlamentar explicou que além dele, seis vereadores se ausentaram naquela ocasião, contudo, esclareceu que ao refletirem, comparecerem na sessão seguinte e o orçamento finalmente foi aprovado, não gerando nenhum prejuízo para a população.

O vereador Roosevelt Santana (PSB), ressaltou a importância da aprovação do projeto de autoria do executivo municipal, que concedeu reajuste salarial para o magistério do município. Também parabenizou o prefeito Valmir de Francisquinho pela entrega dos uniformes da guarda municipal, que será segundo o vereador, extremamente importante para auxiliar na segurança da população. O parlamentar rebateu as críticas de vereadores de oposição a gestão municipal, sobretudo, pela afirmação equivocada de que mesmo atrasando salários, o ex-prefeito Luciano Bispo valorizou mais o servidor público, do que Valmir de Francisquinho, que por sinal, nunca atrasou um dia de salário dos servidores. Criticou o silêncio dos vereadores de oposição, que diante do descaso do governo do estado com os servidores, sobretudo, em relação ao atraso e parcelamento de salários, principalmente, dos aposentados, fecham os olhos para essa situação lamentável, meramente por conveniência. Finalizou dizendo que diante da atual situação, Jackson Barreto se tornou o pior governador da história de Sergipe, e que teria enorme dificuldade em levantar uma bandeira para defender políticos que atrasam salários dos servidores.

O vereador Marcos Oliveira (PTC), falou com satisfação da entrega dos uniformes da guarda municipal, ocorrida em solenidade realizada na manhã de hoje (22/02). Segundo o vereador e líder do prefeito, após o treinamento que deve durar em torno de 90 dias, de responsabilidade da ACADEPOL, finalmente o sonho de implantação da guarda municipal se tornará realidade. Na oportunidade, parabenizou o prefeito Valmir de Francisquinho pela iniciativa e esforço para a implantação deste órgão que contribuirá bastante para a segurança da população Itabaianense. O líder do prefeito respondeu ao vereador Gustavo Santana que havia dito em seu pronunciamento, que a  Usina de Asfalto Móvel não trouxe nenhum benefício para o município, apresentando diversas localidades que receberam benefícios de asfaltamento em Itabaiana, como por exemplo, o centro comercial, o povoado Caraíbas, entre outros. Na oportunidade informou que o município irá iniciar a pavimentação dos bairros Queimadas, Miguel Teles e Luiz Conceição.

O vereador José Carlos Santana (PR), iniciou o seu pronunciamento criticando o governador do estado pela falta de atenção ao SAMU, que em função do número reduzido de viaturas e do sucateamento da frota, o socorro principalmente a vítimas de acidentes, tem demorado muito mais do que o tolerável, gerando como consequência, sequelas e até a morte de muitos pacientes.

O vereador Gustavo Santana pediu aparte, e fora do contexto, segundo o vereador José Carlos Santana, disse que o prefeito Valmir de Francisquinho, por ter declarado que apoiaria o Líder do governo no Congresso André Moura, também é aliado do presidente Temer.  o vereador repudiou tal afirmação, dizendo que o colega Gustavo Santana estava criando uma situação ilusória, na tentativa frustrada de desgastar o prefeito Valmir de Francisquinho.

O vereador Moisés Mendonça (PR), repudiou as críticas da oposição a atual gestão, ressaltando os inúmeros benefícios levados a população, através de obras importantes e estruturantes, exemplificando os povoados Agrovila, Mangueira, Mangabeira, Rio das Pedras, Bairro Queimadas, entre outros. Também ressaltou a evolução do IDEB na atual gestão, que subiu de 1,5% para 7%, reconhecido, inclusive, pelo SINTESE. O vereador Marcos Oliveira pediu aparte e corroborou as palavras do parlamentar, esclarecendo que as críticas ao fechamento de escolas no município, são absolutamente infundadas e politiqueiras, porque o fechamento de escolas tem seguido determinação do Ministério da Educação.

O vereador José Virtuoso (SD), iniciou o seu pronunciamento registrando a presença na sessão ordinária, da Sra. Nazaré Morais, presidente da ONG ELAN - Educação e Legislação Animal, enfatizando que apresentou requerimento para que o Presidente da Casa, vereador José Teles de Mendonça concedesse o tempo de 30 minutos a representante da referida ONG, no intuito de que fosse proferida uma palestra sobre a Lei Estadual Nº 8.367/2017, e a importância de sua implementação.  Ao final, enfatizou mais uma vez, a importância de políticas de controle populacional de animais no município.

O vereador Arivaldo Rezende (MDB), parabenizou a vice-prefeita Carminha Mendonça e a Deputada Maria Mendonça, aniversariantes do mês. O parlamentar criticou o prefeito Valmir de Francisquinho, alegando que o mesmo gosta muito de viajar. Ratificou as palavras do colega Gustavo Santana, que cobrou aumento para todos os servidores, não apenas para os da educação, e finalizou afirmando que o vereador João Cândido será candidato a vice-prefeito nas próximas eleições, não mencionando, no entanto, por qual agrupamento político.

Na explicação pessoal, o líder de bancada na câmara, vereador Moisés Mendonça, rebateu as críticas da oposição, e esclareceu que o prefeito Valmir de Francisquinho, ao contrário do que disse o vereador Gustavo Santana em seu pronunciamento, já concedeu aumento de 7% aos servidores do município. Na oportunidade, fez questão de apresentar cópia do projeto aprovado por unanimidade na Câmara de Itabaiana. Disse que os vereadores de oposição, devem estar comendo muito queijo, para esquecerem de algo tão relevante, como o referido projeto, aprovado também pela oposição.

Encerrada a Sessão Ordinária do dia 22/02, o Presidente da Câmara Municipal, vereador José Teles de Mendonça, convocou nova Sessão Ordinária, para a próxima terça-feira (27/02), em horário regimental.

22.Fev.2018 , atualizado em 23.Fev.2018
Câmara Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo