Câmara aprova em primeira votação projeto de Lei que declara a Encenação da Paixão de Cristo do Pov. Mangabeira, Patrimônio Cultural e Imaterial de Itabaiana

27.Fev.2018 , atualizado em 28.Fev.2018

Após sua aprovação, vereadores parabenizaram o líder do Prefeito Marcos Oliveira, pela iniciativa do Projeto, sobretudo por valorizar a cultura religiosa no município.

Aberta a Sessão Ordinária do dia 27/02, da Câmara Municipal de Itabaiana, o presidente da Casa, vereador José Teles de Mendonça (PR), concedeu a palavra a vereadora Ivone Andrade (MDB), que iniciou o seu pronunciamento chamando a atenção para a situação da saúde no município. De acordo com a vereadora, continua faltando medicamentos e profissionais da área  médica, em determinadas especialidades. Na oportunidade, cobrou do gestor municipal que realize periodicamente, reuniões com os gestores das pastas para que tome conhecimento sobre a situação de de cada uma delas, e busque a solução para os problemas existentes. Voltou a cobrar da gestão municipal a contratação de um Urologista e mais atenção aos pacientes de hemodiálise. A parlamentar também cobrou a presença da secretária municipal de saúde afim de prestar esclarecimentos sobre sua gestão a frente da saúde municipal.

O vereador Moisés Mendonça pediu um aparte, e enfatizou que o problema da saúde no Brasil existe há vários anos e não é uma particularidade de Itabaiana. Finalizou afirmando que levará a conhecimento da secretária municipal de saúde Karla Mendonça, o convite para que venha a Câmara prestar contas sobre o trabalho por ela desenvolvido.

O vereador João Cândido (PSB), repudiou as críticas do governador Jackson  Barreto a Deputada Maria Mendonça, que durante uma entrevista havia dito que o governador não dá atenção ao povo de Itabaiana. O vereador ressaltou que entre as obras elencadas pelo governador para Itabaiana, algumas tiveram origem em outros governos e outras se arrastam a anos. De acordo com o vereador, o governador Jackson Barreto, não tem legitimidade para criticar a parlamentar, e que as críticas tem como objetivo apenas denegrir a imagem da deputada. O vereador criticou as instalações do estádio Etelvino Mendonça, que embora tenha sido reformado recentemente pelo governo do estado, apresenta inúmeras deficiências, citando como exemplo a precariedade nas instalações elétricas, que por sinal, durante a última partida do Itabaiana pelo campeonato Sergipano, sofreu um apagão.

O vereador Roosevelt Santana (PSB), se solidarizou  com a Deputada Maria Mendonça e criticou o governo do estado, que embora só tenha responsabilidade com três estádios de futebol, (Arena Batistão, Etelvino Mendonça e Francão de Estância ), não tem destinado os recursos necessários a manutenção dos mesmos.

O vereador José Roberto  (PP) iniciou o seu pronunciamento criticando o governador Jackson Barreto, por ter ido à imprensa declarar que não mais irá privatizar a Deso, pois, de acordo com o parlamentar, recebeu com surpresa essa notícia, uma vez que esse era um desejo do governador. Para o vereador, o negócio somente não se concretizou por conta da intervenção do presidente do Sindsan Sérgio Souza e do empenho de parlamentares como a Deputada Maria Mendonça, bem como pela falta de comprador.

O vereador João Cândido corroborou com as palavras do vereador José Roberto e o parabenizou pelo tema.

O vereador Sinvaldo Góis  (MDB) voltou a criticar a  educação no município de Itabaiana, afirmando que o prefeito Valmir de Francisquinho só está preocupado com a eleição do filho Talyson e do Deputado federal André Moura. Disse que o fechamento de escolas é uma falta de respeito com a população. O vereador também criticou a falta de projetos na secretaria de agricultura, que segundo ele, deveriam ser destinados  ao homem do campo.

O presidente da Casa, vereador José Teles de Mendonça (PR) iniciou o seu pronunciamento ressaltando a homenagem que será prestada às mulheres no próximo dia 08 de março, dia internacional da mulher, cujas homenageadas receberão uma honraria, que levará o nome da professora  Heley  Abreu (43), que deu sua vida para salvar alunos durante um incêndio ocorrido em uma creche no estado de Minas Gerais em 2017. O vereador também falou com muita alegria sobre a nota 10 em transparência, atribuída à Câmara Municipal pelo Tribunal de Contas do Estado, referente ao exercício de 2017. O presidente agradeceu e parabenizou a  toda sua equipe pelo empenho, dedicação e companheirismo e dedicou esse resultado a todos que integram o Poder Legislativo do Município.

O vereador Gustavo Américo Santana (MDB) iniciou o seu pronunciamento agradecendo a todos que se empenharam para que o ex-jogador Bado conseguisse a sua tão esperada  cirurgia, em especial agradeceu ao secretário de estado da saúde Almeida Lima. O vereador voltou a cobrar reajuste salarial para os servidores do município.

O Líder de Bancada, vereador Moisés Mendonça (PR), pediu aparte e lembrou ao vereador que o prefeito Valmir de Francisquinho já concedeu aumento de 7% aos servidores públicos do município, ao contrário do que afirmou Gustavo Santana, que na atual gestão não houve nenhum aumento para o servidor.

Na ordem do dia, durante a discussão dos projetos de lei, o vereador Marcos Oliveira ressaltou a importância da aprovação do projeto de lei nº 03/2018 de sua autoria, que declara a "Encenação da Paixão de Cristo do Povoado Mangabeira" como patrimônio cultural e imaterial do município de Itabaiana. O referido projeto foi aprovado em 1ª votação por unanimidade dos presentes.

Encerrada a sessão ordinária do dia 27/02, o presidente da Casa, vereador José Teles de Mendonça convocou nova sessão para a próxima quinta-feira  (01/03), em horário regimental.

27.Fev.2018 , atualizado em 28.Fev.2018