Em razão da falha do Estado, vereador José Carlos de Santana indica ao prefeito Valmir de Francisquinho a aquisição de um tomógrafo para o município

22.Mai.2018 , atualizado em 23.Mai.2018

Segundo o vereador, o tomógrafo suprirá as necessidades da população, bem como a falha do estado em relação ao tomógrafo do Hospital Regional.

Aberta a sessão ordinária do dia 22/05, na Câmara Municipal de Itabaiana, o presidente da casa, vereador José Teles de Mendonça (PR), concedeu a palavra à vereadora Ivoni Andrade (MDB), que iniciou o seu pronunciamento solicitando da gestão municipal, avaliação das escolas, com o objetivo de promover a melhora em suas estruturas. Na oportunidade, a vereadora falou sobre a importância da Guarda Municipal, também para as escolas, não apenas em relação ao patrimônio público, bem como, a própria segurança dos alunos, professores e servidores de um modo geral. O vereador Roosevelt Santana pediu aparte, disse que a Guarda Municipal já está sendo equipada e que será à mais preparada do estado. A vereadora também falou sobre o Plano Diretor e da sua importância para o crescimento de Itabaiana, de maneira planejada.

O vereador Gustavo Santana (MDB) criticou a Secretaria de Desenvolvimento Social, alegando que o trabalho desenvolvido pela atual secretária não tem surtido o efeito positivo desejado pela população itabaianense.

O vereador Sinvaldo Góis (MDB) falou sobre a violência no município e cobrou mais efetividade do policiamento nas ruas do município. Na oportunidade, criticou a falta de remédios nos postos médicos do município. O vereador também repudiou o abandono de animais pelas ruas de Itabaiana e criticou o município, porque segundo ele, não dá incentivos por meio de subsídios ao abrigo dos animais, para desenvolver melhor suas atividades. O parlamentar também criticou a rejeição por parte das comissões da câmara, que constantemente tem rejeitado proposituras de sua autoria.

O vereador Paulo Messias (MDB), falou sobre a obra de reforma do Posto médico do Bairro Miguel Teles, inaugurada na última sexta-feira (18/05) e entregue àquela comunidade. O vereador também informou que apresentou indicação ao prefeito Valmir de Francisquinho, visando a reconstrução da creche daquele Bairro. O vereador Gustavo Santana pediu aparte e criticou o município em razão da escuridão na praça de eventos do município.

O vereador José Virtuozo (SD) criticou a saúde pública do nosso estado, lamentando a precariedade em que se encontra. Também mencionou que quase foi vítima de um acidente no bairro Chiara Lubich em Itabaiana.

O vereador José Carlos Santana (PR) fez indicação verbal para que o prefeito Valmir de Francisquinho implante um tomógrafo no município, uma vez que, para o vereador, o estado não tem dado o suporte necessário. Os vereadores José Roberto e João Cândido pediram aparte e parabenizaram o colega pelo seu pronunciamento, sobretudo, pelo tema abordado.

O vereador Arivaldo de Rezende (MDB) rechaçou a afirmação do prefeito de já ter pavimentado 400 ruas em sua gestão, dizendo que todas as ruas do município possuem buracos. Aproveitou também para criticar os pareceres das comissões da câmara, que rejeitaram as proposituras de vereadores de oposição.

O vereador Marcos Oliveira (PTC) falou sobre o papel de destaque do município de Itabaiana para o estado de Sergipe. O vereador repudiou as críticas da oposição, porque, segundo o mesmo, não apresentam nenhum fundamento e parabenizou o vereador José Carlos Santana pelo seu pronunciamento, afirmando na oportunidade que o prefeito deve sim fazer um estudo de viabilidade, para suprir a falha do estado de Sergipe implantando um tomógrafo no município.

O vereador João Cândido Sobrinho (PSB) falou sobre a carência na área da saúde, tanto do estado como do município e comentou sobre a propositura de sua autoria e de José Roberto, que indica ao prefeito do município, que realize um convênio com o IPES/SAÚDE. Na oportunidade, o parlamentar ressaltou que todos têm direito à saúde, independentemente de política. O vereador José Roberto pediu aparte e aproveitou a oportunidade do tema para indicar também um estudo para aquisição de um aparelho de ressonância magnética para o município.

O vereador Wagner Menezes (PR) falou sobre a nucleação de escolas no município de Itabaiana e fez uma breve explanação sobre as escolas construídas e reformadas na atual gestão. Criticou o abandono de escolas da rede estadual no município. O parlamentar também criticou a situação da saúde em Sergipe, lamentando na oportunidade, que um hospital do porte do Hospital Regional de Itabaiana não faça determinados exames simples, fazendo com que as pessoas busquem recorrer às clínicas particulares do município.

Encerrada a sessão ordinária do dia 22/05, o presidente da casa, vereador José Teles de Mendonça, convocou uma nova sessão para a próxima quinta-feira (24/05), em horário regimental.

22.Mai.2018 , atualizado em 23.Mai.2018