Saída de vereadores de oposição do plenário durante sessão inviabiliza votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias

05.Jun.2018 , atualizado em 06.Jun.2018

Vereadores de oposição se ausentaram do plenário, logo após o grande expediente.

Aberta a sessão ordinária do dia 05/06, na Câmara Municipal de Itabaiana, o Presidente da Casa, vereador José Teles de Mendonça (PR), concedeu a palavra ao vereador Sinvaldo Góis (MDB), que iniciou o seu pronunciamento convidando a todos para um evento religioso que irá acontecer na igreja de Santo Antônio. O parlamentar também cobrou reparos nas ruas da cidade, por parte do poder público municipal. Também criticou a atual gestão pela falta de medicamentos nos postos de saúde do município, e pediu providências do prefeito municipal.

O vereador José Virtuoso (SD), falou sobre a indicação Nº 96/2018, de sua autoria. O vereador também criticou à grande quantidade de bocas de lobo às margens da BR 235, que tem provocado vários acidentes com animais, que ao passarem nesses locais, ficam presos, e em muitos dos casos, lesionados e com sequelas.

O vereador João Cândido Sobrinho (PSB), falou à segurança pública, enaltecendo à presença da Força Nacional do município de Itabaiana, que segundo ele, proporcionou mais tranquilidade à população Itabaianense. O vereador parabenizou à gestão atual pelas obras realizadas no município, porém, afirmou que ainda há vários povoados, que também precisam ser beneficiados pelo Poder Público.

A vereadora Ivoni Andrade (MDB), lamentou o falecimento do seu amigo Cotréia, ocorrido na segunda-feira (04/06), e na oportunidade, se solidarizou com seus familiares. Falou que o Projeto de autoria do executivo Municipal sobre Diretrizes Orçamentárias, foi colocado em pauta para votação de forma precoce, pois, em seu entendimento, o referido projeto precisa ser melhor discutido. A vereadora também voltou a criticar o trabalho realizado pela Secretária de Ação Social do município.

O vereador Paulo Messias (MDB), disse  que ficou preocupado ao constatar que houve a suspensão da marcação de exames e consultas através da Internet, no Posto Médico do Bairro Miguel Teles.   Na oportunidade, o vereador também falou sobre à necessidade de melhorias na região da grande invasão, citando como exemplo, o abandono às praças daquela localidade.

O vereador José Roberto (PP), lamentou o falecimento do Sr. Cotréia, de morte natural, bem como, de dois jovens Itabaianenses, vítimas de acidente automobilístico. Criticou o reajuste salarial concedido pelo município aos servidores públicos, porque segundo ele, não houve o pagamento de forma retroativa. Também destacou à necessidade de o município celebrar um convênio com o Ipesaúde, que por sua vez, é uma indicação de sua autoria.

O vereador Roosevelt Alves de Santana (PSB), parabenizou o prefeito de Itabaiana Valmir de Francisquinho, pela inauguração da obra de reforma do Calçadão Airton Teles, entregue no último sábado à população, bem como, enalteceu à gestão municipal pelo grande número de obras que vem realizando no município. O vereador rebateu ás críticas à atual administração, feitas pelos vereadores de oposição. Ressaltou à importância do projeto que concede reajuste salarial de 7% aos servidores públicos municipais, e convidou a todos para mais uma inauguração de obras da atual gestão, prevista para à próxima sexta-feira (08/06).

O vereador Marcos Oliveira (PTC), parabenizou à vereadora Ivoni Andrade pela passagem do seu aniversário, o qual foi aparteado por todos os colegas, que também à parabenizaram. O parlamentar falou que, mesmo diante da crise, à atual gestão realiza inúmeras obras no município, razão pela qual, segundo o mesmo, tem à aprovação da população Itabaianense. Em relação à valorização do servidor público, o vereador disse que à atual gestou provou para que veio.

O Presidente da casa, vereador José Teles de Mendonça, suspendeu à sessão, para recepção ao momento religioso na câmara de vereadores, com à imagem de Santo Antônio, Padroeiro do município de Itabaiana.

Logo em seguida, o presidente concedeu à palavra ao vereador Gustavo Santana (MDB), que voltou a criticar à saúde do município, enfatizando que precisa de melhorias, bem como, às obras realizadas e à gestão como um todo. O vereador também falou que irá indicar ao município, através da SMTT, à criação e sinalização de vagas para idosos nos locais, onde há permissão para estacionar. Também afirmou que irá indicar à isenção de cobrança de taxas aos ambulantes, nas festas vindouras o município.

Com à saída dos vereadores de oposição no início da Ordem do Dia, causando assim, insuficiência de quórum, o presidente da Câmara Municipal, seguindo o regimento interno, foi obrigado a encerrar à sessão, sem que houvesse à votação dos projetos que constavam na pauta do dia, inclusive, do projeto Nº 69/2018 do Poder executivo, sobre às Diretrizes Orçamentárias para elaboração da Lei Orçamentária visando o exercício de 2019.

Ao final da Sessão, o presidente da casa, vereador José Teles de Mendonça informou que durante à próxima sessão ordinária, prevista para quinta-feira (07/06), haverá entrega de Título de Cidadão Itabaianense, ao Dr. Fábio Santos Santana, Coordenador Geral da Delegacia Regional de Itabaiana, cuja mesma ocorrerá em horário regimental.

05.Jun.2018 , atualizado em 06.Jun.2018