Aquisição de quase um milhão de reais em medicamentos pela Prefeitura de Itabaiana foi destaque na sessão desta quinta-feira, 21/09

Durante a sessão ordinária desta quinta-feira (21), vereadores parabenizaram o Prefeito Valmir de Francisquinho pela aquisição de quase um milhão de reais em medicamentos destinados à atenção básica do município.

Aberta a Sessão Ordinária desta quinta-feira (21/09), o Presidente da Câmara de Vereadores, José Teles de Mendonça registrou e agradeceu a presença dos alunos da Escola Agrícola do município, que juntos com o Professor Jean Alves, puderam acompanhar de perto como funcionam as sessões da Câmara Municipal de Vereadores de Itabaiana.  Logo em seguida, concedeu a palavra à estudante de Direito da Unit, Jéssica dos Santos Góis, que a convite do vereador Gustavo Santana proferiu uma palestra sobre o tema "Conceito e Função Legislativa".

Ainda no grande expediente, o vereador Sinvaldo Góis criticou a gestão municipal, em razão dos valores relativos a licitação pública realizada pelo município para compra de quentinhas. O parlamentar classificou o processo licitatório de “farra das quentinhas”.

Já o vereador Gustavo Santana cobrou mais atenção do prefeito Valmir de Francisquinho ao problema da Dengue no município. Segundo ele, o número de casos registrados em Itabaiana tem gerado muita preocupação a população, e por isso cobra mais empenho da Secretaria Municipal de Saúde no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

O vereador Wagner Menezes rebateu as críticas feitas pelos vereadores de oposição contra a atuação da Secretaria Municipal de Saúde e eventual falta de medicamentos, enfatizando que o município adquiriu quase um milhão de reais em medicamentos, que por sua vez, já se encontram disponíveis para a população nas Unidades Básicas de Saúde. Na oportunidade, cobrou dos vereadores de oposição que também se empenhem para cobrar o tomógrafo prometido pelo Governador do Estado, bem como sugeriu uma investigação para averiguar a existência ou não de convênio entre o Hospital Regional Dr. Pedro Garcia Moreno Filho e a Clínica Semedi, cuja finalidade seria a de atender pacientes que necessitam do exame de tomografia computadorizada.

Também utilizou a palavra o vereador Marcos Oliveira que, em seu pronunciamento, ressaltou a importância do projeto de lei de sua autoria que reconhece a visão monocular como deficiência. O líder do prefeito na Câmara também afirmou que o município já iniciou a medição das próximas ruas a serem pavimentadas. Aproveitou a oportunidade para convidar a todos para a inauguração do Posto Médico do Bairro Bananeiras, que ocorrerá nesta sexta-feira, 22/09 às 15h00.

Em seu pronunciamento, o vereador João Cândido Sobrinho voltou a falar sobre o poder fiscalizador do vereador, reafirmando o seu entendimento de que o parlamentar tem total liberdade para fiscalizar o município a qualquer tempo e independentemente de comunicado ou autorização dos responsáveis pelo órgão ou repartição a ser fiscalizado.

Sobre o poder de fiscalizar do vereador, o Presidente da Casa, vereador José Teles de Mendonça discordou do vereador João Cândido, ressaltando que não é contra e reconhece esta competência do vereador, entretanto, entende que esse poder não é ilimitado, ou seja, de acordo com o parlamentar, para que a fiscalização ocorra dentro da lei e de forma sensata, se faz necessário que haja um comunicado ao responsável pelo órgão a ser fiscalizado e somente caso haja recusa por parte do responsável em atender a reivindicação do vereador é que o mesmo poderá acionar o Poder Judiciário.

O vereador Moisés Mota também voltou a criticar a conduta dos vereadores Sinvaldo Góis e Gustavo Santana, pelo fato de terem entrado na Escola Agrícola sem qualquer comunicado por parte dos vereadores, muito menos autorização dos responsáveis pelo referido estabelecimento de ensino.

O vereador José Virtuozo parabenizou os radialistas pelo seu dia, comemorado tradicionalmente no dia 21 de setembro. Também falou sobre nove indicações de sua autoria apresentadas nesta casa, dentre elas, a indicação que visa criar uma Clínica Veterinária em Itabaiana para atender animais que pertençam a pessoas que não dispõem de recursos para levá-los em clínicas particulares.

Em seu pronunciamento, a vereadora Ivoni Andrade criticou a gestão municipal, alegando que nas unidades básicas de saúde estão faltando medicamentos de uso contínuo. Também pediu mais empenho no combate ao mosquito Aedes Aegypti por parte da Secretaria Municipal de Saúde.

Já o vereador Carlos Vagner, durante seu pronunciamento também rebateu as críticas do vereador Sinvaldo Góis contra a Secretaria Municipal de Saúde, ao afirmar que estão faltando vários medicamentos nos postos médicos do município. Na oportunidade, o parlamentar parabenizou o Prefeito Valmir de Francisquinho e a Secretária Municipal de Saúde Karla Mendonça, pela chegada da remessa de medicamentos adquiridos na ordem de quase um milhão de reais, que, por sua vez, já foram distribuídos nos postos médicos e  disponibilizados à população.

Encerrada à Sessão Ordinária, o Presidente da Câmara, vereador José Teles de Mendonça convocou nova sessão para o dia 26 de setembro de 2017.