Projeto de Modernização da Iluminação Pública de Itabaiana é destaque na Sessão Ordinária desta terça-feira, 03/10

Vereadores aprovam em primeira votação, projeto que visa tornar a Bienal do Livro Patrimônio Cultural e Imaterial de Itabaiana.


Aberta a Sessão Ordinária do dia 03/10, iniciando o grande expediente, o Presidente da Câmara Municipal, vereador José Teles de Mendonça, durante o seu pronunciamento, lamentou os casos de violência ocorridos no município no último final de semana, sobretudo em relação aos homicídios registrados. Ressaltou o trabalho do Delegado Regional Dr. Fábio Santana e do Secretário de Segurança Pública João Eloy no combate à criminalidade, entretanto, lamentou a falta de estrutura e de condições de trabalho enfrentadas pelas polícias civil e militar, por conta da falta de atenção por parte do Governo do Estado. Destacou a importância do trabalho da SMTT de Itabaiana, bem como do seu Superintendente Diego Cardoso. O vereador José Virtuoso pediu um aparte e defendeu a implantação de cursos preparatórios, inclusive de defesa pessoal para os agentes de trânsito.

O vereador José Teles de Mendonça também registrou o dia do vereador, comemorado no último domingo (01/10). Na oportunidade, parabenizou a todos os colegas de Câmara pelo trabalho que cada um desenvolve em prol da população. Defendeu que cada parlamentar tem autonomia para fazer suas cobranças, porém pautados na coerência e equilíbrio.

O vereador Paulo Messias iniciou o seu pronunciamento parabenizando o vereador Sinvaldo Góis, que na oportunidade também foi parabenizado pelos colegas José Teles de Mendonça, Marcos Oliveira, João Cândido, José Roberto, Carlos Vagner, Wagner Menezes, Roosevelt Santana, Moisés de Aciole e Ivoni Andrade.  Os vereadores também parabenizaram o colega Roosevelt Santana, aniversariante do último domingo, dia 01/10.

O vereador Paulo Messias lamentou a violência crescente no município, bem como os homicídios ocorridos no final de semana. O vereador também cobrou do gestor municipal a substituição da médica do posto do Bairro Coruja, que no momento encontra-se de licença.

O vereador Sinvaldo Góis agradeceu aos colegas vereadores pelos votos de felicitações. Lamentou a morte do marchante assassinado vítima de latrocínio no final de semana e se solidarizou com a família. Lamentou também pelas mortes de duas pessoas vítimas de acidentes, inclusive a morte do moto taxista. Ainda em seu pronunciamento, o vereador parabenizou a Secretária de Obras, Deilza de Assis, pela recuperação da estrada e da ponte no Povoado Caraíbas.

Ainda no grande expediente, o vereador José Roberto falou sobre o problema das estradas da Cabeça do Russo, Matapoã e Gameleira, chegando ao Bairro Queimadas, e pediu a Secretária de Obras Deilza de Assis para recuperá-las. O vereador também cobrou a sinalização no trecho de acesso ao Povoado Flechas, momento em o vereador José Teles pediu aparte e esclareceu que hoje já existe sinalização indicativa na estrada de acesso ao Povoado Flechas.

O vereador João Cândido Sobrinho parabenizou o Presidente da Câmara Municipal, vereador José Teles de Mendonça, por sempre atender aos requerimentos de utilização de espaço das dependências da Câmara para realização de palestras durante as sessões, porém lamentou a ausência de alguns palestrantes como o do dia de hoje.  Na oportunidade, ressaltou a importância do Requerimento n° 53/2017 de sua autoria, o qual visa que seja feita a extensão de rede em dois postes já existentes por parte da Energisa, para que o município possa fazer a colocação de luminárias na Rua 28 de Agosto em frente a Cerâmica de Agamenon, com o objetivo de sanar o problema da escuridão, que propicia a incidência de assaltos constantes na referida localidade. O vereador José Teles se somou ao parlamentar e garantiu que irá se empenhar para que o problema tenha uma solução o quanto antes. O vereador Marcos Oliveira aproveitou a discussão do tema para enaltecer o projeto de lei n° 123, de autoria do Executivo Municipal, que visa instituir o programa de modernização da iluminação pública no município de Itabaiana com a instalação de lâmpadas de led.

O vereador Moisés Mendonça falou sobre a impunidade no Brasil e a necessidade urgente de mudança no Código Penal Brasileiro com implementação de leis mais duras. Disse que o sistema prisional está falido. Em resposta às críticas dos vereadores de oposição, como líder de situação, o parlamentar informou que os trabalhos de intensificação de recuperação das estradas do município já tiveram início.

Em seu pronunciamento, a vereadora Ivoni Andrade dirigiu-se ao vereador Marcos Oliveira e explicou que quando se referiu ao valor previsto no projeto de modernização da iluminação pública de Itabaiana, não foi pelo fato de ser contra a modernização, que apenas achou que o valor é um pouco alto, e que, portanto, irá fiscalizar a aplicação dos referidos recursos, na ordem de oito milhões de reais previstos no projeto de autoria  do município. Também cobrou do líder do prefeito na Câmara,  a sua intervenção junto ao gestor municipal, com o objetivo de promover a recuperação da Associação de Moradores do Povoado Pé do Veado.

Em seu pronunciamento, o vereador Marcos Oliveira lamentou as mortes ocorridas no final de semana, entre acidentes e homicídios. Exemplificou inclusive a morte do marchante no bairro Marianga, que fora assassinado quando saía de casa para o trabalho. Divergiu do colega vereador Moisés de Aciole que afirmou não haver leis no Brasil. Declarou que o caminho não é discutir sobre punição, e sim, saber se há políticas públicas visando reduzir os índices de criminalidade e acidentes. Segundo o parlamentar, no Brasil ocorrem 50 mil mortes por ano vítimas de acidentes e 60 mil mortes por assassinato. Também enfatizou a Bienal do Livro que ocorrerá no mês de outubro em Itabaiana, bem como a necessidade de aprovação do projeto de sua autoria que visa torna-la patrimônio cultural e imaterial do município.

O vereador José Virtuoso iniciou seu pronunciamento falando sobre a passeata alusiva ao Dia Mundial dos Animais, que será realizada em Itabaiana, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de fazer a sua parte cuidando dos animais. Falou também sobre o projeto de lei de sua autoria, que tem como objetivo de tornar obrigatório em Itabaiana a implementação do monitoramento por câmeras de segurança nos estabelecimentos que realizam serviços de banho e tosa em animais.

Encerrado o grande expediente, passou-se para a ordem do dia. Dentre as matérias discutidas, foram aprovados entre outros, em primeira votação e por unanimidade dos presentes, o Projeto que torna obrigatória à instalação de monitoramento por câmeras de segurança nos estabelecimentos que realizam serviços de banho e tosa em animais no município, bem como, o projeto que torna a Bienal do livro, Patrimônio Cultural e Imaterial de Itabaiana.

Encerrada a sessão ordinária do dia 03/10, o Presidente da Casa convocou nova sessão para a próxima quinta feira, dia 05/10.