Inauguração do CAPS AD III Santo Onofre foi destaque durante a sessão do dia 19/04, na Câmara Municipal

Vereadores ressaltaram a importância da obra do CAPS AD III Santo Onofre, classificando-a como um grande avanço para o município de Itabaiana.


Aberta a Sessão Ordinária do dia 19/04, o presidente da Casa, vereador José Teles de Mendonça concedeu a palavra ao vereador Sinvaldo Góis (MDB), que iniciou o seu pronunciamento dizendo que em conversa com o Sr. Dedé Mendonça do Povoado Cajueiro, o mesmo lhe informou que a bomba do poço artesiano que abastece a população está quebrada há vários dias e que o município não tomou nenhuma providência para solucionar o problema. Disse que em função da necessidade da população, se propôs a pagar pelo conserto da bomba, para que o poço volte a funcionar. O parlamentar também criticou a atuação dos agentes de trânsito da SMTT, que segundo o mesmo, ao invés de organizar o trânsito na cidade, passam a maior parte do tempo utilizando o aparelho celular navegando nas redes sociais.

O vereador João Cândido Sobrinho (PSB) iniciou dizendo que uma senhora, cujo nome preferiu preservar, lhe enviou através da rede social WhatsApp, uma foto da placa de identificação da Travessa Juca Monteiro, que de acordo com a internauta, teve o nome mudado. O vereador contestou qualquer mudança de nome de Rua, fundamentado em lei municipal aprovada na câmara e que veda esse tipo de mudança. O vereador finalizou informando que se eximiu de declinar publicamente o nome do homenageado, que por sua vez, foi colocado na travessa Juca Monteiro, para evitar constrangimentos, contudo, passará a reclamação ao presidente da Casa, para que que o equívoco seja revisto e a Travessa volte a ter nome de antes.

O vereador Paulo Messias (MDB) criticou o prefeito Valmir de Francisquinho pelo fato de ter levado um colega de profissão circense até o prefeito, visando conseguir uma ajuda e resolver um problema que o mesmo está enfrentando e que o prefeito se aproveitou para tirar uma foto sem a permissão do seu amigo, o que para o vereador se torna inconveniente. Também ressaltou que foi informado pelo protocolo da câmara que o seu requerimento solicitando a presença da secretária municipal de saúde na câmara para prestar contas do seu trabalho, estava faltando alguns requisitos. O vereador informou na oportunidade que já procedeu com as devidas correções e espera que os colegas aprovem o seu requerimento. O vereador José Carlos de Santana pediu aparte e disse que acredita que não haverá maiores problemas para aprovação do referido requerimento.

O vereador Gustavo Santana (MDB) reivindicou do poder público municipal uma solução para o problema relativo aos postes de energia fixados no centro da principal via pública no Bairro Riacho Doce. De acordo com o parlamentar, a permanência desses postes impede a realização de obras na avenida, que por sua vez, beneficiarão bastante aquela região. O vereador também criticou a situação da saúde pública do município, declarando que as pessoas têm enfrentado muitas dificuldades, tanto para marcar uma simples consulta, bem como para conseguir medicamentos da atenção básica, razão pela qual cobrou mais atenção do gestor público e uma solução para o problema.

A vereadora Ivoni Andrade (MDB) iniciou o seu pronunciamento parabenizando o vereador João Cândido pelo assunto trazido à tribuna, relativo a mudança de nomes de ruas, ressaltando que as leis aprovadas pelo Poder Legislativo devem ser respeitadas, e, portanto, não poderia haver em hipótese alguma, a substituição de nome de rua no município, uma vez que existe uma lei aprovada por esta casa que proíbe terminantemente a mudança de nome de rua. A vereadora também cobrou a prestação de contas sobre a aplicação de recursos por parte da Secretária de Desenvolvimento Social do município. A vereadora também criticou a atual gestão pelo fato do prédio adquirido na gestão anterior para funcionamento do Conselho Tutelar estar fechado e abandonado.

O vereador Arivaldo de Rezende (MDB) iniciou parabenizando o vereador João Cândido pela crítica feita a gestão municipal em função da troca de nomes de ruas em Itabaiana. O vereador informou que na última terça-feira recebeu a visita de um amigo, que por sua vez, é parente do Senador Valadares, com o fim de assinar sua ficha de filiação e assumir a presidência do diretório municipal do partido, porém, desmentiu a informação de que teria lançado pré-candidatura a Deputado estadual, criticando, inclusive, um determinado radialista, sem citar nomes, que teria passado essa informação. Finalizou declarando que só houve a desfiliação do MDB para assumir a presidência do outro partido. Na oportunidade, agradeceu a colega Ivoni Andrade por ter procedido em tempo hábil a sua desfiliação.

O vereador José Roberto (PP) ressaltou a vinda do reitor da UFS, Ângelo Antoniolli, à câmara na última sessão, destacando um dos pontos mais relevantes da palestra que foi quando o reitor declarou que Sergipe é o único estado no país que tem uma única universidade pública. Para o vereador esse é o momento em que os políticos devem se somar para mudar essa história, sobretudo os Deputados Federais e Senadores. Na oportunidade, fez verbalmente um requerimento para que seja levado ao prefeito Valmir de Francisquinho, solicitando a doação de um terreno destinado a Universidade Federal de Sergipe, já visando a expansão do campus de Itabaiana. Finalizou informando que o dinheiro para construção de uma quadra poliesportiva no povoado Agrovila já foi garantido pelo Deputado Federal André Moura, na oportunidade agradeceu ao parlamentar por ter atendido ao seu requerimento.

O vereador Marcos Oliveira (PTC) iniciou convidando a todos para a inauguração do CAPS AD III Santo Onofre, situado no Bairro Porto, vizinho ao posto médico do bairro, cuja mesma ocorrerá na próxima sexta-feira, 20/04. Repudiou s críticas da oposição, sobretudo de pessoas que já fizeram parte do mesmo agrupamento político e elogiavam todos os vereadores da situação, inclusive o prefeito Valmir de Francisquinho. E agora, segundo o vereador, para essas pessoas, por terem tomado posição diferente, ninguém mais presta na situação, lamentou o vereador. O parlamentar também rebateu as críticas à secretária de assistência social do município, por não ter atendido a uma determinada demanda. Esclareceu que até mesmo a assistência social tem limites na execução de seus programas sociais e ações, através da lei que a regulamenta. O vereador explicou que, de acordo com a referida lei, o alcance social abrange somente a classe vulnerável da sociedade.

Na explicação pessoal, o presidente da Câmara, vereador José Teles de Mendonça (PR), exaltou o dia do índio (19/04), ressaltando a sua importância na história do Brasil, desde o seu descobrimento. Na oportunidade também ressaltou o dia do Exército e de Santo Expedito, ambos comemorados na mesma data.

Encerrada a sessão ordinária do dia 19/04, o presidente da Casa, vereador José Teles de Mendonça convocou uma nova sessão para a próxima terça-feira, 24/04, em horário regimental.