A SESSÃO DESTA TERÇA-FEIRA (26), FOI MARCADA POR REFLEXÕES ACERCA DA CAUSA ANIMAL EM ITABAIANA

A próxima sessão acontecerá no dia 28 de fevereiro


Na sessão desta terça-feira (26), a presidente da câmara Ivoni Lima de Andrade convidou o vereador João Cândido Sobrinho para ler a ata da sessão anterior. No grande expediente, a coordenadora de vigilância epidemiológica de Itabaiana, Laís de Fátima Silva Menezes abordou a problemática da causa animal com uma palestra com o tema: Castração de animais em situação de rua e seus reflexos sobre a saúde pública. A palestrante falou sobre a importância do centro de zoonoses, onde serão desenvolvidas atividades de vigilância ambiental e controle de doenças transmitidas por vetores. Laís ainda ressaltou que o centro de controle de zoonose do município de Itabaiana deverá se enquadrar no tipo 3, pois o município tem uma população, segundo o IBGE de 95.196 habitantes. Ele ainda deverá desenvolver atividades como controle de população de animais, objetivando controlar a Leishmaniose, entomologia e controle de vetores, servindo também de referência para outros municípios.

Em seguida o vereador Virtuoso falou sobre a sua luta pela causa animal, apontando que 35% dos animais transitam pelas ruas possuem Leishmaniose.  O vereador Gustavo Bispo ressaltou a dificuldade do tratamento da doença pelos custos que ela representa para o proprietário do animal. Já o vereador João Cândido parabenizou a coordenadora Laís pelo trabalho que vem sendo desenvolvido no município de Itabaiana através da gestão municipal. O parlamentar Vagner Menezes questionou a coordenadora sobre o andamento do projeto e se colocou a disposição da vigilância de epidemiologia.

A presidente Ivoni Lima de Andrade demonstrou preocupação sobre o caso de epidemia no município, principalmente no povoado Ribeira onde já foi comprovado o foco da doença. Pediu a coordenadora de vigilância epidemiológica de Itabaiana que busque parcerias junto ao Ministério Público para encontrar meios de resolver o problema. Finalizou agradecendo a participação da coordenadora por esclarecer um assunto tão importante para o município. Ainda no grande expediente, o vereador Arivaldo de Rezende fez uso da palavra parabenizando a coordenadora Laís de Fatima pelos esclarecimentos na presente sessão e aproveitou para falar sobre a problemática do matadouro, questionando ao líder da prefeita Carminha Mendonça quando o estabelecimento será reaberto.  Finalizou sua participação solicitando reajuste salarial para a categoria dos garis do município.

O vereador Sinvaldo Gois Teixeira trouxe reivindicações de moradores de povoados que sofrem com a falta d’água. O parlamentar destacou ainda vias que precisam ser recuperadas para a segurança da população. O vereador Paulo Messias iniciou a sua fala parabenizando a prefeita pelos reajustes que já foram aprovados e pediu ainda pelas demais categorias que não foram contempladas. Paulo Messias direcionou a sua fala ao líder da prefeita Carminha Mendonça, levando reivindicações de ruas que precisam ser pavimentadas no Bairro Miguel Teles de Mendonça. Solicitou também a instalação de quebra-molas em frente à Escola Eliseu Ribeiro.

O próximo a usar a tribuna foi o vereador Moises Mendonça Mota que também falou sobre a problemática da falta de água em regiões do município, além de criticar a contratação de empresa para realizar operação “tapa buracos” sobre os custos para o município. Pediu ainda para que atual gestão busque meios para que a usina de asfalto do município seja utilizada. O parlamentar disse que irá acompanhar de perto o processo de licitação desta empresa. O vereador José Virtuoso da Silva em seu discurso retomou a temática da causa animal, mostrando como tem atuado nessa causa em Itabaiana. O parlamentar Carlos Vagner Ferreira ressaltou que a gestão do ex-prefeito Valmir de Francisquinho foi a gestão que mais fez por Itabaiana. Carlos Vagner questionou o vereador João Cândido sobre a votação do reajuste salarial dos professores, no qual, segundo ele, o grupo do ex-prefeito foi acusado de sair do plenário para não votar no projeto de lei.

Wagner Menezes de Andrade reivindicou ao governo do estado a limpeza das barragens, a reforma do Estádio Etelvino Mendonça e outras obras no município. Falou sobre o descaso do governo do estado com o futebol sergipano. O parlamentar João Cândido Sobrinho explicou sobre a questão da pavimentação asfáltica e o que o município já tem feito para resolver a situação. O vereador contou ainda que o trabalho realizado pela usina de asfalto era feito de maneira informal, gerando diversos processos. Cândido ressaltou ainda que a atual gestão está comprometida em seguir a lei e realizará licitação para a empresa que fará a pavimentação asfáltica no município.

O vereador José Roberto dos Santos falou sobre a falta de água no município e as reclamações da população para com a DESO. Solicitou melhorias na estrada do Bom Jardim e Barro Preto, bem como,Terra Vermelha e Agrovila. Lembrou também sobre a realização de festival de música no aniversário da cidade em parceria com o comércio de Itabaiana. Frisou ainda sobre a defasagem que muitas categorias de servidores sofreram, ressaltando o reajuste indicado pelo executivo aprovado na câmara.

NA ORDEM DO DIA

Foram aprovados por unanimidade dos presentes os seguintes projetos:

Projeto de Lei Nº 23/2019 de autoria do Poder Executivo que institui o programa de recuperação fiscal- REFIS, concede anistia e multa, concede parcelamento e juros tributários e dá outras providências;

Projeto de Lei Nº 15/2019 de autoria dos vereadores José Roberto dos Santos e Ivoni Lima de Andrade que reconhece de utilidade pública municipal a associação treinando e formando cidadãos (TFC) e dá outras providências;

Projeto de Lei Nº 18/2019 de autoria do Poder Executivo que altera a Lei Nº 801, de 25 de abril de 1996, para reestruturar o Conselho Municipal de Assistência Social de Itabaiana, SE e dá outras providências.

ASCOM/CMI