RETORNO DO PREFEITO DE ITABAIANA E O CASO DA ESCOLA EM SUZANO FORAM ABORDADOS NA SESSÃO DESTA QUINTA-FEIRA (14)

A presidente abriu a sessão e convidou o vereador José Roberto para fazer a leitura da ata sessão anterior.  No grande expediente o vereador Arivaldo de Rezende usou a palavra para falar sobre o fechamento do matadouro, do Estádio Etelvino Mendonça e de sua expressiva votação para deputado estadual nas últimas eleições. O parlamentar Moises Mendonça lamentou o fato do time do Itabaiana ter que jogar em outros municípios, perdendo a oportunidade de obter renda. Em seguida, o vereador Moisés aproveitou a oportunidade para falar sobre o retorno do prefeito Valmir dos Santos Costa a prefeitura de Itabaiana. Afirmou que o município irá voltar a crescer com as obras retomadas. Falou também sobre a paralisação da usina de afasto, desejando que nos próximos dias volte a funcionar.

O vereador Sinvaldo Gois parabenizou o deputado estadual Luciano Bispo de Lima pelos seus 65 anos de idade. O parlamentar explicou o projeto de sua indicação que propõe a instituição de proibição de cores partidárias em documentos, veículos e propriedades municipais. Como também propõe a obrigatoriedade do uso do brasão municipal em todas as gestões como marca oficial. Pediu mais segurança no Loteamento Irmã Dulce, devido ao alto índice de violência e assaltos. O vereador Marcos Oliveira evidenciou o trabalho que foi realizado pelo prefeito Valmir dos Santos Costa e seu retorno ao poder executivo. Disse também que a intenção do atual prefeito e do agrupamento é trabalhar dobrado para ver o município crescer.

O vereador Vagner Menezes parabenizou o parlamentar Sinvaldo Gois pela indicação do projeto que proíbe as cores partidárias em documentos, veículos e propriedades municipais. Desejou um bom retorno ao prefeito Valmir, ressaltando que o trabalho que foi paralisado irá continuar. O vereador José Carlos de Santana lamentou a tragédia ocorrida na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano (SP). Lembrou também da tragédia das barragens, alertando as autoridades que tenham mais sensibilidade e responsabilidade com a coisa pública. Apontou ainda os problemas de abastecimento de água no município.

O parlamentar José Roberto parabenizou a vice-prefeita Carminha Mendonça pela condução dos trabalhos do município em mais de 100 dias de gestão. Parabenizou também a presidente Ivoni Lima de Andrade pela atitude de assinar a documentação necessária para o retorno do prefeito de Itabaiana. Falou também sobre a maneira que a usina de asfalto estava funcionando de forma informal e que foi a ex-prefeita em exercício Carminha Mendonça que regularizou a situação. A presidente Ivoni Lima de Andrade falou sobre a problemática da violência nas escolas e da desestruturação da família, associando ao caso ocorrido na última quarta-feira (13), na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano (SP) e lembrou também do caso do Massacre do Realengo, ocorrido no dia 07 de abril de 2011 no Rio de Janeiro. Pediu união das famílias e da sociedade na educação e no cuidado com as crianças e adolescentes. Fez um apelo para que os pais sejam mais presentes na vida de seus filhos. Disse ainda que está em busca da reabertura do Centro de Enfrentamento e Atendimento à Mulher (CREAM) em Itabaiana. Ponderou também a proposta do vereador Marcos Oliveira em indicar a realização de uma Audiência Pública para esclarecer a sociedade sobre a reforma da previdência. A presidente encerrou o seu discurso falando sobre a problemática dos poços artesianos em Itabaiana.

NA ORDEM DO DIA FORAM APROVADOS POR UNANIMIDADE OS PROJETOS

Projeto de Lei Nº 28/2019 de autoria do vereador Arivaldo de Rezende que institui o Dia do Pescador no calendário oficial do município de Itabaiana.

Projeto de Lei Nº 31/2019 de autoria do Poder Executivo que concede subvenção à Associação Treinando e Formando Cidadãos (TFC) e dá outras providências.

Projeto de Lei Nº 22/2019 de autoria do Poder Executivo que autoriza o poder executivo municipal a proceder a cessão, a uso gratuito com encargos de terreno para construção da sede própria da unidade POR UMA ITABAIANA SOLIDÁRIA.

ASCOM/CMI