CÂMARA REALIZA PALESTRA SOBRE REFORMA DA PREVIDÊNCIA E SEUS IMPACTOS

A presidente da câmara de vereadores abriu a sessão desta terça-feira (26), convidando o vereador Marcos Oliveira para fazer a leitura da ata da sessão anterior. Em seguida o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores Familiares de Itabaiana-Se, Edivan Santana Santos ministrou uma palestra sobre os impactos da reforma da previdência para o trabalhador rural. O presidente ressaltou que é o sindicato que reconhece o trabalhador rural. Ele ainda criticou o governo do atual presidente da república e finalizou dizendo que acredita que a FETASE irá levar o debate sobre a reforma para outras esferas da sociedade.

Em seguida, o secretário de Políticas Sociais da FETASE, Sr. Lucio Marcos evidenciou que 75% da alimentação da família brasileira vem da agricultura familiar. Lucio Marcos explicou alguns pontos específicos da reforma e os prejuízos para os trabalhadores. Enfatizou que não existe nenhum rombo na previdência social, pois ela é auto-suficiente. Disse ainda que a reforma da previdência trás em seu texto a retirada do poder dos sindicatos e atribui o poder de decisão apenas a PEC. O Vereador Vagner Menezes fez uso da palavra para confirmar que é contra a reforma, ressaltando o trabalho árduo dos lavradores e agricultores em Itabaiana e no Brasil. O parlamentar Marcos Oliveira parabenizou o Sindicato pela atuação e disse que é do seu interesse que aconteça a Audiência Pública para esclarecer melhor o tema para a sociedade itabaianense. O vereador Moises Mendonça falou sobre as injustiças da reforma. Para ele, os maiores prejudicados serão as pessoas que mais contribuíram com esse país.

O parlamentar João Cândido desejou êxito no trabalho que vem sendo desenvolvido pelo sindicato. Falou sobre a sua militância em movimentos sociais na década de 80, participando do sindicato dos bancários e movimentos estudantis. Fez uma crítica ao governo do Partido dos Trabalhadores pelo enfraquecimento da luta em prol dos movimentos sindicais. O vereador José Carlos de Santana parabenizou o presidente do sindicato pelos esclarecimentos e criticou os pontos da reforma que precisam de uma revisão. Em seguida, o parlamentar Jose Roberto Oliveira disse que a maioria dos impostos não são revertidos para o bem da população.

No grande expediente estava inscrito o vereador Arivaldo de Rezende que parabenizou o trabalho do sindicato e ressaltou que o trabalhador sempre foi prejudicado em todas as presidências. Falou sobre a traição dos aliados do prefeito Valmir dos Santos Costa quando o mesmo foi preso. O vereador Sinvaldo Gois fez solicitações a Secretaria de Obras para que realize reparos na escola do povoado Várzea do Gama e em estradas de alguns povoados. O parlamentar ressaltou o trabalho desenvolvido pelo Hospital Pedro Garcia Moreno, que em um mês realiza 10.000 (dez mil) atendimentos e mais de 2.000 (duas mil) cirurgias por ano. Parabenizou as igrejas que realizaram missas e procissões em homenagem a São José.  Solicitou limpeza no Bairro Queimadas, Invasão e Riacho Doce. O vereador Moises Mendonça disse que a gestão do prefeito Valmir fez em 6 anos o que outras gestões não fizeram em 16. Criticou o Hospital Regional de Itabaiana pelo falecimento da jovem de 21 anos que morreu de apendicite no último domingo.

FORAM APROVADOS NA ORDEM DO DIA POR UNANIMIDADE DOS PRESENTES

- EM PRIMEIRA VOTAÇÃO

- EM SEGUNDA VOTAÇÃO

Projeto de Lei Nº 33/2019 de autoria da presidente Ivonl Lima de Andrade que dispõe sobre nome da Travessa Carmem Silva Alves

Projeto de Decreto Legislativo Nº 03/2019 de autoria do vereador José Carlos de Santana que concede o Título de Cidadão ao Sr. Matheus Leite Nascimento

- EM TERCEIRA VOTAÇÃO

Projeto de Lei Nº 29/2019 de autoria do vereador Wagner Menezes de Andrade que dispõe sobre o nome da Rua Antônio Santana Ferreira.

ASCOM/CMI