RAYR BARRETO FALA SOBRE A SUA CONVOCAÇÃO PARA A SELEÇÃO BRASILEIRA DE PARACICLISMO


A presidente Ivoni Lima de Andrade convidou o vereador José Roberto para fazer a leitura da ata da sessão anterior.No grande expediente o vereador Gustavo Américo ressaltou a vitória da Associação Olímpica de Itabaiana que no último final de semana conseguiu seu lugar na grande final do Campeonato Sergipano. Parabenizou a equipe e aos itabaianenses por trazerem alegria e orgulho para nossa população. O itabaianense Rayr Barreto falou sobre a sua convocação para a Seleção Brasileira de Paraciclismo e sobre a sua participação na Copa do Mundo na Itália e na Bélgica. Contou um pouco da sua trajetória, desde 2011 quando sofreu um acidente até a recente convocação para a Seleção Brasileira.

O vereador José Roberto parabenizou o atleta e aposta na sua participação nos jogos da China. O parlamentar João Cândido falou sobre os desafios que o atleta já enfrentou e que hoje é uma referência para várias pessoas. O vereador José Teles acredita que além de levar o nome de Itabaiana, o atleta terá bom êxito em todos os jogos pelo seu esforço e dedicação. O vereador se colocou a disposição do atleta para apoiá-lo em suas viagens. O parlamentar Moisés Mendonça se referiu ao atleta como ser iluminado. Parabenizou o atleta e disse que sempre irá apoiar e contribuir para que Rayr chegue em lugares mais altos. O parlamentar Vagner Menezes disse que acompanha a luta do atleta desde o início de suas fisioterapias. Desejou muita sorte a Rayr e acredita que o itabaianense irá subir ao pódio. Encerrou seu pronunciamento prestando o seu apoio ao paratleta. O vereador Marcos Oliveira disse que Rayr é uma inspiração para ele e para todos atletas do nordeste e do Brasil.Falou sobre a sua amizade com o atleta na infância e que tem muito orgulho, pois Rayr não leva mais o sobrenome Barreto, mas o nome de Itabaiana.

O vereador Rosevelt Alves disse que o céu é o limite para o itabaianense. Ponderou que com pouco tempo de prática no esporte, Rayr já se tornou uma grande referência. Acredita que o futuro do atleta é promissor, nacional e internacionalmente. A presidente Ivoni Lima de Andrade ressaltou a força de superação do jovem Itabaianense. Ressaltou que o atleta é um exemplo para todos, pois ele usou uma dificuldade para conquistar seus objetivos. A presidente expressou o seu orgulho em ter Rayr como representante de Itabaiana, de Sergipe e do Brasil. Declarou o seu apoio ao atleta convidando todos vereadores a contribuir com a viagem de Rayr para a Bélgica.

No grande expediente o parlamentar Sinvaldo Gois reivindicou a gestão municipal a reforma do posto médico do povoado Pé do Veado. Solicitou aos senadores e deputados eleitos que lutem pela melhoria nas rodovias do estado. O vereador Arivaldo de Rezende parabenizou o governo do estado, ao prefeito Valmir e a justiça de Sergipe por ter sinalizado a reabertura do matadouro. O vereador Wagner Menezes respondeu ao parlamentar Sinvaldo Gois ressaltando que o município tem médicos especialistas em pediatria que atendem nas Unidades Básicas de Saúde da cidade e dos povoados de Itabaiana. O parlamentar João Cândido Sobrinho parabenizou a Associação Olímpica de Itabaiana e demonstrou a sua alegria por ver o time na final com festa no interior das equipes de Itabaiana e Frei Paulo. O vereador falou sobre o retorno das obras de asfalto no município e que com o valor da licitação dá pra fazer muito mais do que esse “tapa buracos”. Falou ainda sobre as cobranças da sociedade no Bairro Queimadas e outras ruas no município. Afirmou que com o valor da licitação dá pra fazer a pavimentação de várias ruas e avenidas em Itabaiana.

Vereador Marcos Oliveira disse que a Usina de Asfalto é uma realidade para o município e já beneficiou vários povoados como Ribeira, Cajaíba, Mangueira e Carrilho. O parlamentar afirmou que com o retorno do Prefeito Valmir de Francisquinho foi realidade uma mega operação de tapa buracos. Em breve será a vez do Povoado Taboca e o Bairro Miguel Teles. O parlamentar José Roberto expressou a sua felicidade em saber que o Matadouro Municipal será reaberto, beneficiando a vida dos marchantes, dos feirantes, das margaretes e principalmente para o município de Itabaiana.

A presidente Ivoni Lima de Andrade falou sobre a importância de discutir sobre o trânsito e a mobilidade urbana de Itabaiana. A parlamentar ressaltou que é preciso ter um olhar mais sensível para o trânsito do município. Pediu para que um representante da SMTT venha à casa legislativa para conversar sobre medidas eficientes para melhorar o nosso trânsito. A vereadora falou que o papel da câmara é sempre trazer temas relevantes para a sociedade itabaianense. A presidente falou também sobre o número de atendimentos no Hospital Regional de Itabaiana que desde Janeiro já atendeu mais de 30 mil pessoas, ultrapassando proporcionalmente os atendimentos do HUSE. Encerrou seu pronunciamento pedindo ao município que resolva a situação do Colégio Agrícola que a cada dia vem perdendo alunos.

NA ORDEM DO DIA FORAM APROVADOS POR UNANIMIDADE

Projeto de Lei Nº 38/2019 de autoria do Poder Executivo que altera o artigo 3º da Lei Municipal nº 1461/2011 e dá outras providências

Projeto de Lei Nº 39/2019 de autoria da presidente Ivoni Lima de Andrade que dispõe sobre nome da Rua Frei Sireno Machado em nosso município e dá outras providências

Projeto de Lei Nº 40/2019 de autoria da presidente Ivoni Lima de Andrade que institui a Semana Municipal do portador do Transtorno do Espectro Autismo (TEA);

Projeto de Decreto Legislativo Nº 04/2019 de autoria do vereador Gustavo Américo que concede o Título de cidadão Itabaienense à Sra. Fabiana da Silva Resende.

EM 2ª VOTAÇÃO

Projeto de Lei Nº 35/2019 de autoria da presidente Ivoni Lima de Andrade que assegura matrícula para o aluno portador de qualquer deficiência na escola Municipal mais próxima de sua residência.

EM 3ª VOTAÇÃO

Projeto de Lei Nº 32/2019 de autoria de Arivaldo de Rezende que dispõe sobre inserção de mensagem informativa na contracapa do carnê de IPTU especificando quais contribuintes tem direito a isenção do tributo e dá outras providências.