CÂMARA REALIZA PALESTRA SOBRE OS BENEFÍCIOS QUE A ZOOTECNIA TROUXE AO AGRONEGÓCIO


A presidente Ivoni Lima de Andrade fez abertura da sessão convidando o parlamentar João Cândido Sobrinho para fazer a leitura da ata da sessão anterior. No grande expediente o professor e doutor em Zootecnia, Claudson Oliveira Brito apresentou uma palestra sobre o dia da zootecnia e os benefícios que ela trouxe ao agronegócio. Abordou sobre o crescimento mundial da produção de carne bovina e a importância do Brasil nesse cenário produtivo. Tratou também sobre o crescimento anual da produção de carne e frango e a sua evolução na exportação. Destacou que o Brasil é o maior exportador de frango do mundo e de grande importância na balança comercial produtiva. Finalizou dizendo que a zootecnia é de grande importância para a humanidade, pois ela pensa, organiza e executa de forma eficiente a produção agropecuária.

O vereador Wagner Menezes falou sobre a importância de se ter as instruções necessárias para o aperfeiçoamento da produção agropecuária. O parlamentar Roosevelt parabenizou a palestra do doutor Claudson Oliveira e lamentou o fato dos profissionais não possuírem um conselho. Questionou o professor sobre a possibilidade de trazer o curso de zootecnia para Itabaiana devido ao seu grande potencial produtivo. O vereador Marcos Oliveira ressaltou o trabalho que é desenvolvido pelo itabaianense na cultura agropecuária. Disse que o município precisa de uma assistência técnica para o desenvolvimento econômico da cidade. O parlamentar Moisés Mendonça se mostrou preocupado com o uso das drogas que são injetadas nos animais. A presidente Ivoni Lima de Andrade falou sobre o potencial do nordeste na formação de profissionais e o avanço do estado de Sergipe na produção agropecuária. Falou sobre a tradição na produção de suínos que eram realizados em Itabaiana e que devido a exigências da vigilância sanitária a produção diminuiu.

No grande expediente o vereador Sinvaldo Gois solicitou ao município de Itabaiana para colocar uma bomba de água no povoado Lagamar. Pediu para que a prefeitura coloque travas nas bombas para evitar possíveis furtos. Solicitou também a construção de um Posto Médico no povoado. Falou sobre o sorteio de 280 casas que serão sorteadas na próxima terça-feira. Enfatizou que as casas precisam ser destinadas a quem realmente precisa.

O vereador Paulo Messias afirmou que o Hospital Pedro Garcia Moreno só no mês de abril realizou 13 mil atendimentos. Criticou a gestão do prefeito Valmir de Francisquinho pela falta de médicos e medicamentos nos postos de saúde, aumentando a demanda e superlotando o hospital de Itabaiana. Falou sobre o abandono do Posto Médico Djalma Lobo. Parabenizou os servidores do Hospital Regional de Itabaiana pela prestação de serviços a várias cidades de Sergipe, Alagoas e Bahia.

A presidente Ivoni Lima de Andrade mostrou sua preocupação com os casos de dengue e pediu a administração pública que tenha uma maior atenção a população de Itabaiana. Pediu também para que a Secretaria de Saúde realize ações nas casas através dos agentes de saúde e endemias e volte a utilizar o carro fumacê. Solicitou ainda que a Prefeitura realize campanhas de prevenção, reuniões com os órgãos responsáveis pela epidemiologia do município. ressaltou que enquanto professora, tem levado a conscientização aos seus alunos e aos pais sobre o combate ao mosquito da dengue. Pediu uma maior fiscalização em relação as 280 casas que serão sorteadas na próxima semana.

O vereador João Cândido Sobrinho agradeceu aos Assistentes Sociais de Itabaiana por ter reconhecido o trabalho da câmara de vereadores na aprovação do reajuste salarial da categoria. Falou sobre uma publicação na página da prefeitura que se referia a 28 fotos do mesmo local, se referindo a 20 vias que seriam pavimentadas. Disse que a Usina de Asfalto não está servindo a Itabaiana como deveria. Falou que está aguardando o início das obras que foi prometido pela gestão do prefeito nas últimas eleições com apoio do candidato a governo, Eduardo Amorim e o candidato ao Senado, André Moura.

O parlamentar Marcos Oliveira falou sobre a Campanha “Faça Bonito” que busca combater ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes. Falou que no período em que a vice-prefeita assumiu o município, a única obra realizada foi retirar o encosto dos bancos da Praça Santa Clara. Disse que as afirmações do vereador Paulo Messias foram irresponsáveis ao se referir à saúde do município de Itabaiana que conta com médicos em todos os postos de saúde. O vereador Moisés Mendonça disse que depois de 128 o povoado Carrilho recebeu benefícios. Afirmou também que a gestão do prefeito Valmir de Francisquinho foi o único a levar desenvolvimento para os povoados de Itabaiana.

NA ORDEM DO DIA FORAM APROVADOS POR UNANIMIDADE

Projeto de Lei Nº 57/2019 de autoria do Poder Executivo que institui premiação para o Concurso da Rainha dos Caminhoneiros e dá outras providências.

Projeto de Decreto Legislativo Nº 07/2019 de autoria do vereador Marcos Oliveira que concede título de cidadão Itabaianense Marcelo Alves Mendes

EM SEGUNDA VOTAÇÃO

Projeto de Lei Nº 44/2019 de autoria do vereador Arivaldo Rezende que dispõe sobre a obrigatoriedade de Petshop, clínicas veterinárias e estabelecimentos do ramo, no âmbito do município de Itabaiana/se, fixarem cartazes que facilitem e incentivem a adoção de animais e dá outras providências.

Projeto de Lei Nº 53/2019 de autoria do vereador Arivaldo de Rezende que institui o Dia Municipal do Motociclista e do trabalhador motociclista no âmbito do Município.

Projeto de Lei Nº 54/2019 de autoria do vereador Arivaldo de Rezende que dispõe sobre a instalação de banheiros químicos adaptados as necessidades de pessoas com deficiência, nos eventos de qualquer natureza no município de Itabaiana/se e dá outras providências.

 

EM TERCEIRA VOTAÇÃO

Projeto de Decreto Legislativo Nº 05/2019 de autoria do vereador Gustavo Américo que concede título de cidadão Itabaianense a Luiz Antônio Mitidieri.

Projeto de Decreto Legislativo Nº 06/2019 de autoria do vereador Gustavo Américo que concede título de cidadão itabaianense a Vice-Governadora Eliane Aquino.

VOTAÇÃO ÚNICA

Moção Nº 2019 de autoria do vereador Wagner Menezes de Andrade que manifesta suas congratulações ao repórter estradeiro, Leal Junior.

FORAM REALIZADAS DUAS SESSÕES EXTRAORDINÁRIAS PARA APROVAÇÃO DO PROJETO

LEI Nº 57/2019 de autoria do Poder Executivo que institui premiação para o Concurso da Rainha dos Caminhoneiros e dá outras providências.

ASCOM/CMI