VEREADOR PAULO MESSIAS PEDE VISTA NO PROJETO QUE PREVÊ O AUMENTO DO NÚMERO DE VEREADORES

Na manhã desta terça-feira (06), a presidente Ivoni Lima de Andrade abriu a sessão convidando o vereador Roosevelt Alves de Santana para fazer a leitura da ata da sessão anterior. No grande expediente a presidente lamentou o falecimento de Jusa do Pé do Povoado Pé do Veado. Falou sobre os casos de câncer que tem assolado muitas famílias de Itabaiana. Disse ainda que solicitou um  Microônibus com ar-condicionado ao Senador Rogério Carvalho para atender os pacientes e os acompanhantes que precisam do atendimento no Centro de Oncologia em Aracaju. Pediu ainda para que as pessoas tenham mais consciência na educação alimentar com o intuito de prevenir doenças como a citada.

O parlamentar Sinvaldo Gois parabenizou Vicente do Capunga pelo evento realizado no Forró do Luiz Gonzaga. Parabenizou também a todos os padres pela data comemorativa do último domingo. Ressaltou a importância que o ex-governador Jackson Barreto tem devido às obras que foram destinadas a Itabaiana, como a GETAM e a UTI do Hospital Dr. Pedro Garcia Moreno. Ressaltou ainda o trabalho que foi feito pela gestão do ex-governador João Alves Filho. Disse que o homem precisa honrar a sua palavra, se referindo ao compromisso na votação do projeto que aumenta o número de vereadores de 14 para 17. Pediu a administração pública que compre piçarras de qualidade para a recuperação das estradas dos povoados.

O vereador Moises Mendonça falou sobre os benefícios que a gestão do prefeito Valmir dos Santos Costa levou aos povoados de Itabaiana que eram esquecidos. Afirmou que as gestões anteriores não fizeram nada pelo município. Disse ainda que o projeto ‘tapa buracos’ do governo de Sergipe é uma vergonha. O parlamentar Roosevelt Alves falou que Itabaiana viveu momentos em que o servidor vivia com os salários atrasados, e hoje, na gestão do atual prefeito, a discussão é pela antecipação dos salários. Afirmou que vai oficializar requerimentos para convocar os políticos Sergipanos para explicar algumas demandas do estado. Abordou ainda a questão da violência no estado e pediu para que a câmara se debruce nestes assuntos. O parlamentar José Virtuoso pediu a presidente da casa para que seja feita uma audiência pública na Câmara de Vereadores. O vereador falou também sobre a situação das estradas da região que liga Itabaiana aos municípios circunvizinhos.

Na ordem do dia o parlamentar Paulo Messias pediu vista no Projeto de Emenda a Lei Orgânica Nº 11/2017 de prevê o aumento do número de vereadores de 14 para 17. Segundo o vereador, os demais parlamentares precisam esclarecer a população que ainda está em dúvida se o projeto onera ou não o município. O projeto será votado na próxima sessão que acontecerá no dia 08 de Agosto.

Em 1ª votação foram aprovados os projetos:

Projeto de Lei Nº 65/2019 de autoria do vereador Arivaldo de Rezende que institui no âmbito do município de Itabaiana/SE, o programa fila zero de atendimento de pessoas diagnosticada com neoplasia.

Projeto de Lei Nº 70/2019 de autoria do vereador José Teles de Mendonça que dispõe sobre nome de CREAS Airton Almeida Maciel (Airton Neguinho) em nosso Município e dá outras providências.

Projeto de Decreto Legislativo Nº 13/2019 de autoria da vereadora Ivoni Lima de Andrade que concede Título de Cidadão Itabaianense à Sra. Denise Araújo Lapa e dá outras providências (Aprovado com 1 voto contrário)

Em segunda votação foi aprovado o Projeto de Lei Nº 58/2019 de autoria do vereador Arivaldo de Rezende que dispõe sobre instalação de caixas eletrônicas adaptadas para o uso de pessoas com deficiência e dá outras providências.

ASCOM/CMI