CÂMARA PROMOVE DEBATE SOBRE OS CASOS DE DENGUE NO MUNICÍPIO

Na manhã desta quinta-feira (08), a presidente Ivoni Lima de Andrade fez a abertura da sessão convidando o primeiro secretário, Paulo Messias para fazer a leitura da ata da sessão anterior. No grande expediente a presidente do sindicato dos agentes de saúde e endemias, Vanessa Ferreira dos Santos falou sobre os trabalhos realizados pelos agentes de endemias no tocante aos casos de dengue. Informou que Itabaiana possui 226 agentes comunitários de saúde, o que preconiza o Ministério da Saúde e 46 agentes de endemias, o que para a presidente é pouco para atender o município. Falou sobre as orientações e prevenções que as equipes tem realizado com a população e fez um apelo à sociedade sobre a educação como forma de prevenção ao mosquito da dengue. Relatou ainda sobre a dificuldade que algumas equipes sofrem para conseguir autorização e entrar em algumas residências. Em seguida, os parlamentares fizeram ponderações e perguntas sobre o trabalho que tem sido realizado em Itabaiana.

O parlamentar Sinvaldo Gois anunciou que o governo do estado vai convocar em breve 330 novos policiais militares para melhorar a segurança do estado. Cobrou melhoria nas estradas e rodovias que ligam a cidade de Itabaiana a outros municípios. Pediu ao município que faça uma limpeza e capinagem na região das etapas do Bairro Queimadas. O vereador João Cândido Sobrinho falou sobre o direito legítimo do parlamentar Paulo Messias em pedi vista no projeto que prevê o aumento do número de vereadores de 14 para 17. Falou também sobre o reajuste salarial das categorias que vieram da prefeita em exercício Carminha Mendonça no período para a câmara. Defendeu que todos servidores merecem respeito, por isso, a gestão da ex-prefeita em exercício Carminha Mendonça iria atender a todos.  O parlamentar Marcos Vinicius Lima de Oliveira falou sobre o dia 08 de Agosto de 1963, marcado pelo assassinado de Euclides Paes Mendonça. O vereador fez um apanhado histórico da luta de Euclides pelo desenvolvimento de Itabaiana. Propôs aos parlamentares que encontrem um meio de manter viva a memória de Euclides nas escolas e na cidade.

O parlamentar José Teles de Mendonça falou sobre as intenções da ex-prefeita interina Carminha Mendonça ao trazer o projeto de reajuste sem haver um estudo dos impactos que causariam ao município. Segundo o vereador, Carminha quis criar um clima para atingir as demais categorias do município.

FORAM APROVADOS NA SESSÃO:

EM 1ª VOTAÇÃO

Projeto de Lei Nº 73/2019 de autoria do vereador Marcos Vinicius Lima de Oliveira autoriza o chefe do Poder Executivo e Legislativo Municipal a conceder 01 (um) dia de folga remunerada aos servidores públicos municipais efetivos, na data de seus respectivos aniversários e dá outras providências.

Projeto de Lei Nº 74/2019 de autoria do vereador Wagner Menezes de Andrade que dispõe sobre nome da Travessa Mário Militão de Gois.

Projeto de Decreto Legislativo Nº 14/2019 de autoria do vereador Marcos Vinicius Lima de Oliveira que concede o Título de Cidadão Itabaianense ao senhor Alan Matheus dos Santos Mota.

Projeto de Decreto Legislativo Nº 15/2019 de autoria do vereador Marcos Vinicius Lima de Oliveira que concede título de cidadão itabainense à senhora Dionei de Souza Lessa.

Projeto de Decreto Legislativo Nº 16/2019 de autoria do vereador Wagner Menezes de Andrade que concede Título de Cidadão Itabaianense ao Sr. Josivaldo Nivaldo de Souza e dá outras providências.

EM 2ª VOTAÇÃO

Projeto de Le Nº 70/2019 de autoria do vereador José Teles de Mendonça que dispõe sobre nome de CREAS Airton Almeida Maciel (Airton Neguinho) em nosso Município e dá outras providências.

Projeto de Decreto Legislativo Nº 13/2019 de autoria da presidente Ivoni Lima de Andrade que concede Título de Cidadão Itabaianense à Sra. Denise Araújo Lapa e dá outras providências.

EM 3ª VOTAÇÃO

Projeto de Lei Nº 58/2019 de autoria do vereador Arivaldo de Rezende que dispõe sobre instalação de caixas eletrônicas adaptadas para o uso de pessoas com deficiência e dá outras providências.

VOTAÇÃO ÚNICA

Moção de Pesar Nº  23/2019 de autoria do vereador Paulo Messias que externa votos de profundo pesar pelo falecimento do Sr. José Rosendo de Carvalho (Zé de Tula Ferreiro)