CÂMARA PROMOVE DISCUSSÃO SOBRE A PROBLEMÁTICA DA CAUSA ANIMAL EM ITABAIANA

Na manhã desta quinta-feira (05), a presidente Ivoni Lima de Andrade fez a abertura da sessão convidando o vereador Marcos Oliveira para fazer a leitura da ata da sessão anterior e das matérias que irão tramitar na casa. No grande expediente a representante da (ELAN) Educação e Legislação Animal, Nazaré Moraes falou sobre a causa animal em Itabaiana e no estado. Abordou a necessidade de todos os municípios terem seus postos de saúde veterinária em prol da saúde de toda população. Apontou que a maioria dos acidentes ocorrem pelo abandono de animais nas ruas e rodovias. Disse que a prefeitura não tem nenhuma política pública voltada para a casa animal. Ressaltou as péssimas condições do abrigo de animais e disse que a ELAN é contra a forma que os animais são acolhidos no abrigo. Pediu para que os vereadores utilizem do poder para mudar a realidade da causa animal em Itabaiana.

A Presidente Ivoni Lima de Andrade disse que o município que investir na causa animal, investe também na saúde humana.  Citou um caso de calazar que ocorreu no povoado Ribeira em Itabaiana e até hoje ninguém da Secretaria Municipal de Saúde apresentou quais foram as ações e os cuidados realizados nessa localidade. Falou sobre a sua participação no Conselho Municipal do Meio Ambiente e fez uma crítica a gestão municipal por tornar “Itabaiana Cinza”. Segundo a presidente, a atual gestão tem destruído muitas árvores no município, em pleno mês que se comemora o dia da árvore. Disse que a prefeitura não pode ter dois discursos, ou se planta ou se derruba as árvores.

O vereador Paulo Messias denunciou o município por estar há 3 meses sem fazer o repasse da subvenção a Filarmônica Nossa Senhora da Boa Hora em Itabaiana. Falou sobre reclamações de moradora que cobrou do parlamentar a falta de saneamento básico em algumas ruas. Trouxe o caso de um homem que foi em busca de medicação na Secretaria Municipal de Saúde e não conseguiu. Segundo ele, a medicação não foi concedida porque o homem é eleitor do ex-prefeito de Itabaiana, Luciano Bispo.  O parlamentar Sinvaldo Gois falou sobre a falta de medicação nos postos médicos do município. Agradeceu aos povoados por ter apontado o parlamentar Sinvaldo Gois como um dos melhores nomes para as eleições 2020. Parabenizou o presidente da ALESE, Luciano Bispo pela reforma da Assembleia e pela revolução que fez na política de Sergipe.

O vereador Arivaldo de Rezende afirmou que os parlamentares que querem aprovar o aumento do número de vereadores de 14 para 17, estão com medo de não serem reeleitos. Parabenizou o Ministro Sérgio Moro pelo trabalho que vem desenvolvendo no país. Parabenizou também o novo delegado de Itabaiana e a equipe da Caatinga que está atuando na região. O parlamentar Gustavo Américo convidou a população para a “Cãominhada” que será realizada neste domingo (08), pela Associação dos Bichos Carentes de Itabaiana (Abcita). Fez uma defesa sobre os animais e a natureza, ressaltando sobre a importância da conscientização ambiental. Pediu à prefeitura que atenda as camadas mais carentes do município. Disse que tem recebido denúncias de que têm faltado medicações básicas nos postos de saúde, além de fraudas descartáveis e médicos.

O parlamentar Moises Mendonça Mota falou sobre as denúncias maldosas feitas por alguns parlamentares sobre o caso de uma pessoa que sofreu um infarto. O vereador disse que tentaram atribuir esse fato lamentável a Secretaria de Saúde do município. O parlamentar Marcos Oliveira disse que tem presenciado muita hipocrisia política e oportunismo por parte de alguns vereadores ao usarem a tribuna. Disse ainda que o parlamentar Sinvaldo Gois poderia pedir desculpas aos servidores do posto médico que o mesmo acusou de negligência médica. Pediu mais segurança para o Povoado Matapoã, onde têm acontecido diversos roubos e furtos.

FORAM APROVADOS EM 1ª VOTAÇÃO

PROJETO DE LEI Nº 78/2019 de autoria do vereador Marcos Oliveira que cria o Composta Itabaiana/SE, programa de incentivo à prática de compostagem de resíduos orgânicos doméstico em domicílio, em instituições públicas ou privadas e condomínio residenciais.

PROJETO DE LEI Nº 79/2019 de autoria do vereador Arivaldo de Rezende institui o Programa de Atendimento Médico as Creches Municipais e dá outras providências.

EM 2ª VOTAÇÃO

PROJETO DE LEI Nº 61/2019 de autoria do vereador Gustavo Américo Máximo Santana Costa que dispõe sobre a criação da Câmara Mirim em Itabaiana/SE e dá outras providências.

PROJETO DE LEI Nº 81/2019 de autoria do vereador Wagner Menezes de Andrade que dispõe sobre a política municipal de Promoção de Campanha de Conscientização contra a Dengue, Zika, e Chikungunya em farmácias de nosso município.

EM 3ª VOTAÇÃO

PROJETO DE LEI Nº 72/2019 de autoria do vereador José Teles de Mendonça que dispõe sobre o nome da Praça Manoel de Oliveira Santos  (Mané de Dona)

PROJETO DE LEI Nº 76/2019 de autoria do vereador Arivaldo de Rezende que proíbe a venda de bebidas alcoólicas a 300 metros dos cemitérios do município de Itabaiana/SE no dia que se celebra o dia dos finados.

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 17/2019 de autoria do vereador Roosevelt Alves de Santana que concede o título de cidadão itabainense ao Sr. José Dácio dos Santos e dá outras providências.

VOTAÇÃO ÚNICA

Requerimento Nº 08/2019 de autoria do vereador José Teles de Mendonça que requer que a Agência do Bradesco S/A de Itabaiana/SE cumpra a Lei 1.726/13, que versa sobre a instalação de porta giratória de segurança.

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO Nº 28/2019 de autoria do vereador Marcos de Oliveira que congratula o Grupo Frangos da Serra MTB pela realização do 3º Trilhão ocorrido no dia 25 de agosto de 2019.