CONFIRA COMO FOI A SESSÃO DESTA TERÇA-FEIRA (10)

Na manhã desta terça-feira (10), a presidente Ivoni Lima de Andrade fez a abertura da sessão convidando o primeiro secretário Paulo Messias para fazer a leitura da ata da sessão anterior e das matérias que irão tramitar na casa. No grande expediente, o pescador Paulo Henrique Oliveira falou sobre a inserção de alevinos na Barragem Cajaíba em quantidade suficiente para possibilitar a continuidade dos trabalhos de pesca. Segundo Paulo Henrique, com as últimas chuvas, a barragem ficou praticamente sem peixe, por isso, veio a câmara de vereadores pedir auxílio para protocolar um pedido a CODEVASF, solicitando que repovoe a barragem mediante a introdução de alevinos de Tilápia, Tambaqui, Curimatã e Carpa.

No grande expediente a presidente Ivoni Lima de Andrade falou sobre a 5ª edição da Bienal do Livro de Itabaiana. Ressaltou que Itabaiana será palco do maior festival de conhecimento da região que irá reunir milhares de pessoas. Demonstrou o seu orgulho por ser itabaianense e convidou toda a população para fazer parte da Bienal. Na ocasião, retificou uma informação proferida em seu pronunciamento sobre a tabela de cargos do município.

O parlamentar Sinvaldo Gois falou sobre os casos de pessoas que residem nos povoados e não possuem transporte para se deslocar a Aracaju para fazer o tratamento contra o câncer. Trouxe a solicitação dos moradores do Bairro Bananeiras que estão com a fossa estourada há 3 meses no posto médico. O vereador Moises Mendonça respondeu o parlamentar sobre Sinvaldo Gois, informando que a prefeitura disponibiliza transporte a domicílio para os pacientes.  Afirmou ainda que o ex prefeito, Luciano Bispo foi reeleito mentindo para a população com propagandas enganosas. Disse também que o prefeito Valmir, mesmo sendo de origem humilde, veio para dar exemplo a Itabaiana e a Sergipe.

O vereador Roosevelt Alves disse que o parlamentar Sinvaldo Gois não teve intenção de ajudar a essas pessoas que o procuraram, mas sim de fazer ‘politicagem’ com o caso. Falou também sobre a abertura da Bienal do Livro que acontece nesta quarta-feira (11), às 19h. O vereador João Cândido Sobrinho falou sobre os problemas da mobilidade urbana em Itabaiana. Disse que está sendo inviável estacionar carro ou moto no centro da cidade. Disse que a SMTT é auto-suficiente pelo que arrecada, dessa forma, o vereador pediu para que invistam na melhoria da sinalização do município.

O vereador Marcos Oliveira falou sobre o reajuste salarial de 15% que o executivo concedeu para algumas categorias. Disse que a gestão do prefeito Valmir dos Santos Costa é exemplo para Sergipe diante de um contexto de crises e reformas que o país está passando. O vereador Gustavo Bispo falou sobre a Campanha do Setembro Amarelo e o combate ao suicídio, pedindo mais atenção da sociedade aos casos de depressão que tem atingido inclusive os jovens da sociedade. Falou sobre o seu projeto de Lei que institui no município de Itabaiana a “Semana Municipal de valorização da vida e prevenção ao suicídio”.

NA ORDEM DO DIA FORAM APROVADOS:

1ª VOTAÇÃO

Projeto de Lei complementar Nº 07/2019 de autoria do Poder Executivo que altera os itens XX e XXXII do Anexo III da Lei Complementar nº 10/2009 e dá outras providências.

Projeto de Decreto Legislativo Nº 19/2019 de autoria do vereador Paulo Messias Santos que concede Título de Cidadão Itabaianense a Sra. Vereadora Ivoni Lima de Andrade e dá outras providências.

PROJETO DE LEI Nº 61/2019 de autoria do vereador Gustavo Américo Máximo Santana Costa que dispõe sobre a criação da Câmara Mirim em Itabaiana/SE e dá outras providências.

PROJETO DE LEI Nº 81/2019 de autoria do vereador Wagner Menezes de Andrade que dispõe sobre a política municipal de Promoção de Campanha de Conscientização contra a Dengue, Zika, e Chikungunya em farmácias de nosso município.

Moção de congratulação Nº 29/2019 de autoria do vereador Wagner Menezes de Andrade que manifesta as suas congratulações a Associação Itabaianense dos Universitários (AIU), pelos serviços prestados a toda classe universitária de Itabaiana.

Moção de Pesar Nº 30/2019 de autoria do vereador Arivaldo de Rezende que manifesta seu pesar pelo falecimento do Senhor Luiz Carlos Menezes (conhecido como batatinha)