CONFIRA COMO FOI A SESSÃO DESTA TERÇA-FEIRA (11/02)

Na manhã desta terça-feira (11/02), a presidente Ivoni Lima de Andrade fez a abertura da sessão convidando o primeiro secretário João Cândido Sobrinho para fazer a leitura da ata da sessão anterior e das matérias que irão tramitar na casa. No grande expediente o Vereador Sinvaldo Góis reforçou a importância da participação popular nas atividades legislativas, cobrou o asfaltamento e sinalização do Bairro Bananeiras de forma integral, ou seja, as 21 ruas, e citou a situação da Associação Itabaianense dos Universitários (AIU), que passa por dificuldades financeiras e está precisando de recursos. Por fim, alertou sobre a situação do trânsito e da saúde do município, que necessita de uma atenção maior por parte do Poder Executivo.

Logo depois, o vereador Fábio de Jesus iniciou sua fala, recomendando a criação de um cemitério na Moita Formosa. Para ele, a morte é um momento de muita dor e é ainda mais constrangedor precisar realizar um longo deslocamento para o sepultamento, como está ocorrendo com os moradores do bairro em questão.  Soma-se a isso, o parlamentar comentou a respeito da criação de uma quadra vizinha ao CAPES Renato Bispo, visando explorar atividades esportivas e homenagear a imagem do finado Arrojado nos muros da quadra. Por fim, citou que é necessário entender a situação e contribuir com a associação dos universitários.

O vereador João Cândido, juntamente com a presidente Ivoni Lima, parabenizaram o vereador Fábio e reforçaram a importância das duas obras, especialmente para beneficiar a população local. Já o parlamentar Marcos Oliveira, informou que a Prefeitura já faz um repasse financeiro para a AIU de R$ 25.000 por mês, que contribui com gastos diretos.

Posteriormente, o vereador Arivaldo de Rezende usou a tribuna para justificar seu período de afastamento, uma vez que estava de atestado por situações de saúde. Por fim, parabenizou a presidente Ivoni Lima pela reforma.

Na sequência, o vereador Marcos Oliveira, em seu espaço na tribuna, informou que já está sendo discutindo o novo reajuste salarial dos professores, afirmando que além de incentivar a educação valorizando o magistério, foi realizada a reforma de aproximadamente 90% das escolas municipais. Segundo o próprio, em outras gestões, a educação estava esquecida e negligenciada. Durante sua fala, o parlamentar Moisés Mendonça pediu a palavra para parabenizar o posicionamento do mesmo e pontuou a importância da educação e da valorização profissional. Em seguida, o vereador Marcos Oliveira realizou o convite para uma visita ao Centro de Ecoterapia, em Lagarto, visando conhecer, aprender e, posteriormente, implementar no município para o tratamento da paralisia infantil e de autistas. Por fim, realizou uma prestação de contas sobre os recursos destinados por parte do deputado Talysson Costa enquanto parlamentar, afirmando que a transparência é importante para o exercício da democracia.

A presidente e vereadora Ivoni Lima fez uso da palavra para parabenizar o Deputado Luciano Bispo, assim como, prestar contas do mandato do mesmo. De forma geral, ela reforçou que ele distribuiu recurso por todo estado, uma vez que é Deputado de todo Sergipe, mas que contou com atenção especial para Itabaiana, a exemplo dos recursos para a maternidade São José, solicitado por ela. A respeito do reajuste do salário dos professores, a presidente afirmou que concorda que investimentos em educação é importante, mas que em outras gestões também ocorreram melhorias, ao contrário do que foi afirmado pelo parlamentar Marcos Oliveira, e que discorda de ações que não priorizem a isonomia entre todos, a exemplo de direitos que alguns conseguem usufruir e outros não. Para ela, o correto deve ser sempre seguido e é por isso que ela luta.

PROJETOS

IPTU verde. Após a leitura do projeto por parte da presidente, o vereador José Roberto fez uso da palavra para defender o mesmo, alertando para as catástrofes que tem ocorrido pelo Brasil e reforçando a importância de cuidar do meio ambiente. O parlamentar Marcos Oliveira pontuou que não tem certeza da viabilidade tributária, por isso, solicitou um pedido de vistas do projeto.