Confira como foi a Sessão dessa quinta-feira, 09/07

Na Sessão quinta-feira, 09/07, o parlamentar José Virtuozo fez uso da tribuna para relatar a visita de veterinários especializados em cirurgia no abrigo de animais de Itabaiana. Comemorou a visita, mas lamentou a pouca participação de mais pessoas, justificando que o motivo é a proibição de aglomerações. Mas que em breve, com o avanço das medidas protetivas, a situação vai melhorar e assim poderá haver uma visita dessa maior. Em seguida, o vereador José Teles de Mendonça fez uso da tribuna para lamentar as mortes ocorridas em nosso município, afirmando que infelizmente os números estão virando nomes.

O vereador Sinvaldo Góis falou do apoio que recebeu da população e da importância que isso trouxe para fortalecer ainda mais sua luta por uma Itabaiana melhor. Segundo Sinvaldo, ele vai continuar cobrando melhorias, mesmo que seja alvo de ataques. O vereador Fabio de Jesus Costa Santos pediu que seja criado o código de ética para que todos os vereadores tenham mais respeito nos pronunciamentos desta casa. Falou também da importância da visita da Secretaria de Saúde de Estado, ressaltando que nosso hospital de retaguarda cumpre os requisitos necessário. Disse que os gestores públicos estão preocupados com a situação, reafirmando a importância da união e de cada um cuidar do próximo e de si mesmo. O vereador José Roberto reforçou as suas cobranças das últimas sessões, comemorando a gratificação por insalubridade concedida aos servidores municipais, uma vez que foi uma cobrança dele.

O vereador Marcos Oliveira informou aos vereadores que as gratificações aos servidores que estão na linha de frente no combate ao COVID-19 serão disponibilizadas neste mês. Informou os seus serviços no combate ao coronavírus, como também relatou que alguns vereadores fazem um desserviço não representando corretamente o povo Itabaianense. Falou do requerimento de sua autoria para que tanto a Secretaria de Saúde Municipal quanto a Secretaria de Saúde do Estado venham a esta casa para nos informar sobre a situação detalhada das condições da saúde municipal e estadual. O parlamentar Moisés Mendonça rebateu o pronunciamento de Sinvaldo Góis e defendeu a gestão, esclarecendo que a saúde do município têm funcionado e ressaltando as benfeitorias e o trabalho da gestão municipal. vereador Paulo Messias Santos parabenizou a todos os funcionários de nossa cidade, bem como os profissionais da saúde do Hospital Pedro Garcia Moreno.

O parlamentar Carlos Vagner Ferreira de Santana fez críticas ao pronunciamento de Sinvaldo Gois que, segundo ele, não tem respeito com ninguém e age com politicagem. Afirmou a importância do hospital de retaguarda de Itabaiana, e esclareceu que atualmente há 4 médicos, o intuito é contratar mais, porem há falta de médicos disponíveis. Por fim, cobrou criação de UTI. O vereador João Cândido  lamentou as mortes ocorridas pela COVID-19. Questionou o motivo da Secretaria de Saúde do Estado aprovar o hospital de retaguarda de Itabaiana, realizando o questionamento sobre como uma creche pode estar adequada para atender a população de Itabaiana. Disse que as reuniões realizadas pela administração Municipal e do estado de Sergipe são infrutíferas, fazendo exigência de que eles salvem vidas, como também diminuam os transtornos causadas pelas obras da Deso.

A vereadora Ivoni Lima de Andrade falou que seu desejo é que Itabaiana tenha mais leitos de UTI. Disse que pensa diariamente nas pessoas que precisam de ajuda e que a responsabilidade dos atendimentos da atenção básica são do gestor. Quanto ao requerimento protocolado por Marcos Oliveira, ela afirmou que está em desacordo com o regimento, visto que a Câmara Municipal não tem competência para convocar de forma obrigatória a Secretária de Saúde do Estado.