Vereadores discutem o aumento da violência em Itabaiana e cobram mais segurança ao governador

Durante a sessão desta terça-feira, 29/11, vereadores cobraram do Governador mais segurança para a população de Itabaiana.


Aberta a Sessão Ordinária do dia 28/11, na Câmara Municipal, o Presidente da Casa, vereador José Teles de Mendonça (PR) concedeu a palavra ao Vereador Gustavo Américo Santana (PMDB), que iniciou o seu pronunciamento chamando a atenção da administração pública em relação à educação. Pediu explicações ao Síntese sobre o posicionamento do referido Sindicato em relação ao fechamento de escolas da rede municipal. Lembrou, inclusive, da situação da Escola do Povoado Lagamar, que segundo o parlamentar, somente teve solução a partir de suas cobranças. Finalizou parabenizando o Colégio Estadual Murilo Braga pelos 68 anos de existência, que serão celebrados na quarta-feira (29/11).

O vereador Sinvaldo Góis (PMDB) parabenizou o Colégio Estadual Murilo Braga pelos 68 anos de existência. Ainda durante o seu pronunciamento, o parlamentar denunciou que dona Crueza, uma senhora de mais de 60 anos, residente na Rua Quintino de Lacerda recebeu insulina vencida do município. Também criticou a Secretaria de saúde, porque, de acordo com o vereador não se consegue marcar um exame através do município.

O vereador João Cândido Sobrinho (PSB) iniciou o seu pronunciamento se solidarizando com o vereador José Roberto que foi vítima de assalto na semana passada, e que além de ter vivido momentos de terror, também teve o seu carro tomado de assalto. O parlamentar também cobrou uma solução para o problema da hemodiálise no município, cujo atendimento é realizado pela SEMEDI, mas, que, entretanto, foi suspenso a vários meses. Razão pela qual, cobra uma explicação tanto da clínica, bem como, do governo do estado sobre às razões que levaram à suspensão do convênio. O vereador também cobrou explicações sobre a destinação do prédio da antiga rodoviária que foi doado ao Estado para funcionamento da CIRETRAN, mas que a partir da ida da CIRETRAN para o Shopping Peixoto ficou desativado. O vereador entende que o local deve ser reaproveitado pelo município. Finalizou cobrando providências à ENERGISA em relação à retirada de postes localizados nos leitos de ruas de Itabaiana.

O vereador Roosevelt Santana (PSB) rebateu às críticas do vereador Gustavo Santana em relação à educação do município, afirmando que o prefeito Valmir de Francisquinho, em apenas cinco anos, foi o gestor que mais construiu e reformou escolas em Itabaiana. Contestou, inclusive, às críticas feitas pela oposição, quando questionou o SINTESE.

O vereador Marcos Oliveira pediu aparte, parabenizou o pronunciamento do vereador Roosevelt Santana e também rebateu às críticas da oposição ao Síntese, ressaltando à visível evolução do ensino público municipal, ressaltando que nunca se inaugurou tantas obras no município de Itabaiana voltadas à educação. O vereador Roosevelt Santana estimou que mais de 60% das escolas do município já passaram por reforma. O parlamentar repudiou à denúncia feita pelo vereador Sinvaldo Góis de que o município está fornecendo insulina com o prazo de validade vencido, classificando tal denúncia, como irresponsável!

O vereador Paulo Messias (PMDB) ressaltou a visita feita pelo governador Jackson Barreto ao Parque dos Falcões, que na oportunidade se comprometeu que irá melhorar a segurança naquela localidade. Disse também que esteve com o vice-governador Belivaldo Chagas pedindo obras para Itabaiana, oportunidade em que o vereador João Cândido pediu aparte e sugeriu que na próxima visita, ao invés de um vereador, os cinco vereadores de oposição formassem uma comissão, e levassem uma pauta ao vice-governador. Para o vereador Cândido, dessa forma os pleitos terão maiores possibilidades de serem atendidos. O vereador Paulo Messias respondeu que está fazendo sua parte.

 O vereador Moisés Mendonça (PR), disse que a oposição nunca se preocupou com o Matadouro Municipal de Itabaiana, porém, a partir da grande reforma do Matadouro Municipal, realizada pelo prefeito Valmir de Francisquinho, de maneira estranha, à oposição começou a tecer críticas sistemáticas. Disse também que a oposição lamentavelmente tem tentado fechar o Matadouro, inclusive, acredita que o objetivo do fechamento de diversos matadouros no estado, seria o de beneficiar um empresário do ramo frigorífico na região. O vereador também alertou a Deputada Maria Mendonça, para que tome cuidado com os elogios feitos pela oposição.

O vereador José Virtuoso (SD) agradeceu aos representantes da polícia militar e ao público que se fez presentes na audiência pública sobre à proteção dos animais no município. Lamentou a ausência de muitas pessoas convidadas, bem como, o pequeno público presente. Para o vereador, isso mostra às dificuldades encontradas por aqueles que defendem à causa animal. O Parlamentar também falou sobre a necessidade de modificar o trânsito na BR 235 para evitar acidentes. O vereador João Cândido pediu aparte e criticou a retirada do trevo de acesso ao município de Campo do Brito, que ao invés de reduzir, provocou o aumento de acidentes em função da famosa “roubadinha” que foi propiciada a partir das mudanças implementadas. Sugeriu que fosse feito um estudo pelo DNIT para constatação do problema e posteriormente que mudanças urgentes sejam adotadas.

O vereador Carlos Vagner (PR), se solidarizou com o colega vereador José Roberto que foi vítima de assalto na semana passada, tendo seu carro levado pelos marginais. O vereador atribuiu o fato à falta de segurança no estado. O parlamentar também falou sobre às obras já realizadas e outras em andamento na atual gestão. Disse que o prefeito Valmir de Francisquinho já pavimentou mais de 500 ruas no município, e assegurou que o prefeito já declarou que irá levar pavimentação ao Povoado Ribeira, bem como, a outros povoados. Na oportunidade enfatizou que o bairro Miguel Teles já foi bastante benefício na atual gestão, e que receberá muito mais benefícios em breve, pois, de acordo com o mesmo, o município investirá cerca de 700.000,00 em pavimentação de ruas naquela comunidade.

A vereadora Ivoni Andrade (PMDB), iniciou o seu pronunciamento  criticando a situação da Escola do Povoado Taboca, que segundo ela, funciona de forma precária. Disse que está ansiosa para ver a conclusão da reforma da Escola do Povoado Queimadas. Também declarou que não há coleta regular de lixo em todas as etapas do Bairro, bem como, falta médicos para atender à população.

O vereador Marcos Oliveira (PTC) ponderou sobre às críticas da oposição em relação ao fechamento de escolas. Para o parlamentar é necessário avaliar a viabilidade de manutenção ou não de uma determinada escola, levando em conta o número de alunos matriculados. Exemplificou à escola do Povoado Lagoa do Líbano que tem apenas 26 alunos, os quais, de acordo com o vereador, a partir do fechamento da Escola devem ser deslocados para a escola do Povoado Caraíbas, que fica muito próximo da referida comunidade. Rebateu às críticas classificando-as de irresponsáveis, porque no entendimento do parlamentar, a medida será adotada a partir de um estudo minucioso de viabilidade e planejamento, que no seu entendimento não existia na gestão anterior. Também rebateu às críticas à usina de asfalto. Aproveitou e convidou os vereadores de oposição à fazerem uma visita para conhecerem melhor o seu funcionamento e os benefícios proporcionados a Itabaiana, a partir da sua implementação. Sobre o caso das insulinas o vereador declarou que a enfermeira Priscila da Secretaria municipal de saúde, esteve na casa da senhora Creuza, que recebeu a insulina, e constatou que o produto não estava vencido, o que para o vereador denota a má-fé do parlamentar que fez a denúncia, no caso em questão, o vereador Sinvaldo Góis.

O vereador José Roberto (PR) agradeceu ao prefeito Valmir de Francisquinho que atendeu sua indicação para recuperação da estrada do Povoado Tabuleiro do Chico, que segundo ele melhorou bastante. O vereador aproveitou e cobrou que esses benefícios sejam levados até os Povoados Cabeça do Russo e Gameleira. O vereador Marcos Oliveira, líder do prefeito, disse que às reivindicações do parlamentar já estão no cronograma de obras estabelecido pelo prefeito Valmir de Francisquinho. O vereador José Roberto também requereu à continuidade das obras das creches paralisadas, entre elas, do Povoado Queimadas e bairro da Torre. O vereador também falou sobre a falta de segurança no estado, lamentando o assalto sofrido na semana passada, no qual teve o seu carro levado pelos marginais que o abordaram.

O Presidente da Casa, vereador José Teles de Mendonça (PR) iniciou o seu pronunciamento parabenizando o Colégio Estadual Murilo Braga, o qual completa nesta quarta-feira, 29/11, 68 (sessenta e oito) anos de história e muitas conquistas, contribuindo de forma decisiva para o crescimento e evolução da educação em Itabaiana, responsável, inclusive, pela formação de inúmeros profissionais nas várias áreas do conhecimento, e espalhados por todo Brasil e além fronteira. O parlamentar também falou sobre a visita de autoridades ao parque dos Falcões, a exemplo do prefeito Valmir de Francisquinho, o governador Jackson Barreto, o Presidente da Alese, Deputado Luciano Bispo, entre outros, por ocasião do ato criminoso ocorrido recentemente, onde seis elementos invadiram o parque, espancaram os funcionários, levaram objetos, dinheiro e aves, além de matar uma delas, um falcão prateado. Ressaltou, inclusive, que também defende que sejam implantadas novas formas de segurança, tanto para os funcionários do Parque, bem como, para os turistas que visitam o santuário frequentemente, porém, entende que o caso relativo ao Parque dos Falcões, não deve servir aos interesses de políticos aproveitadores, e sim, de parâmetro, para que essa mesma preocupação das autoridades se estenda a todo estado.  O vereador finalizou, se solidarizando com o vereador José Roberto, que por sinal, foi mais uma vítima da violência no estado, quando o mesmo foi abordado na semana passada por dois elementos, que além de levaram seu, provocaram ao parlamentar, verdadeiros momentos de terror.

Encerrada a Sessão Ordinária do dia 28/11, na Câmara Municipal de Itabaiana, o Presidente da casa, vereador José Teles de Mendonça convocou nova sessão para à próxima quinta-feira (30/11), em horário regimental.