Palestra sobre o Parque dos Falcões demonstra a humildade, dedicação e grandeza de José Percílio na readaptação de aves de rapina

Prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, envia à Câmara Municipal projeto de subvenção que visa destinar mensalmente recursos do município para o Parque dos Falcões.

Aberta a Sessão Ordinária do dia 07/12, iniciando o grande expediente, o Presidente da Câmara, vereador José Teles de Mendonça (PR) concedeu a palavra ao Senhor José Percílio Mendonça Costa, que proferiu palestra sobre o Parque dos Falcões. Na oportunidade, o palestrante iniciou dizendo que o parque foi fundado quando o mesmo tinha apenas 07 anos de idade. Segundo Percílio o parque foi criado com apenas 26 aves, porém, atualmente, é considerado o maior santuário de readaptação de aves de rapina da América Latina. Percílio também lamentou o fato criminoso ocorrido no mês de outubro, quando seis elementos invadiram o local, espancaram os funcionários, roubaram objetos, entre eles, aparelhos celulares, dinheiro, aves e também mataram uma delas. Percílio encerrou sua palestra agradecendo pelo convite para que o mesmo pudesse falar sobre a história, bem como, a importância do parque dos Falcões para Itabaiana, para o estado de Sergipe, bem como para todo Brasil.

O vereador Gustavo Santana (PMDB), autor do Requerimento que solicitou à vinda do palestrante José Percílio à Câmara no dia de hoje, e que por sua vez, fora aprovado por unanimidade dos vereadores, parabenizou o palestrante pela abnegação e dedicação à recuperação de aves machucadas e  recolhidas na natureza.

O vereador Marcos Oliveira (PTC) enalteceu o trabalho de Percílio, sobretudo, a determinação e o amor demonstrados às aves. Na oportunidade, o vereador perguntou ao Senhor Percílio se entre os objetivos do parque, há também a possibilidade de comercialização de aves? O Sr. Percílio respondeu que no Brasil existem três tipos de criadores de aves.; os comerciantes, conservadoristas e readaptadores, porém, embora tenha liberdade para comercializar às aves recuperadas, não se sentiria à vontade para comercializa-las, porque entende que às aves não são mercadorias, e, portanto, devem ser devolvidas à natureza.

Os vereadores Moisés Mendonça (PR), João Cândido Sobrinho (PSB) e Carlos Vagner (PR) também parabenizaram o Senhor Percílio pelo trabalho belíssimo e humano que o mesmo desenvolve com às aves no Parque dos Falcões. Na oportunidade também parabenizaram o Sr. Marcos Mota que se dispôs a colaborar com a segurança do parque.

O vereador Roosevelt Santana (PSB) iniciou dizendo que em conversa com a cantora Patrícia Polayne, a mesma declarou que irá fazer um show, cuja renda será revertida para o parque dos Falcões. Em função desta declaração, o parlamentar afirmou que não há um mal que não traga um bem. Ou seja, segundo o vereador, foi preciso acontecer aquela tragédia que chocou a todos, para alertar às pessoas sobre à importância da preservação daquele que é sem dúvida nenhuma, o maior santuário de aves de rapina da América Latina.

A vereadora Ivoni Andrade (PMDB) juntamente com os vereadores Sinvaldo Góis (PMDB) e Paulo Messias (PMDB) também parabenizaram o Sr. Percílio pelo trabalho de recuperação das aves e dedicação ao Parque dos Falcões. O vereador Paulo Messias, inclusive, ressaltou que foi um dos primeiros vereadores a levar à reivindicação ao vice-governador Belivaldo Chagas, solicitando apoio e segurança para o referido santuário.

O presidente da Casa, vereador José Teles de Mendonça (PR) ressaltou o trabalho realizado por Percílio, lamentou o fato criminoso ocorrido no mês de outubro naquele local, e disse também que o Prefeito já enviou à Câmara projeto de subvenção, com o objetivo de destinada mensalmente ao Parque, verba oriunda do município, para que o Sr. Percílio tenha mais condições de desenvolver o seu trabalho de readaptação das aves assistidas naquele santuário.

Ao final da palestra foi exibido um vídeo no qual, várias pessoas, entre elas, criadores e biólogos de todo Brasil se engajaram na Campanha #somostodosparquedosfalcoes, e solidarizaram com Criador do Parque dos Falcões, o Sr. José Percílio Mendonça Costa.

Encerrada à Sessão, o Presidente da Casa, vereador José Teles de Mendonça convidou a todos para à Sessão Solene de entrega de Títulos de Cidadania Itabaianense, prevista para esta sexta-feira (08/12), no Plenário da Câmara Municipal de Itabaiana, a partir das 19h00. Finalizou convocado os parlamentares para mais uma sessão ordinária, que ocorrerá na próxima terça-feira (12/12).