Projetos de subvenção de autoria do Poder Executivo são retirados de pauta a pedido do Líder do prefeito, vereador Marcos Oliveira

Em razão da ausência de alguns parlamentares, o líder do prefeito na Câmara Municipal, vereador Marcos Oliveira pediu a retirada da pauta dos projetos de subvenção, que por sua vez, serão votados na próxima quinta-feira (14/12).

Aberta à Sessão Ordinária do dia (12/12), o Presidente da Câmara Municipal, vereador José Teles de Mendonça concedeu a palavra ao Vereador José Virtuoso (SD) que agradeceu ao Deputado Georgeo Passos, pelo apoio à causa animal. Ressaltou a aprovação dos projetos de sua autoria em defesa dos animais, destacando em especial, o projeto que institui a obrigatoriedade de instalação de câmeras de segurança nos Pet Shoppings.

O vereador Sinvaldo Góis (PMDB) chamou a atenção do Secretário de Agricultura Erotides de Jesus, para que providencie o reparo nas caixas d'agua dos povoados, bem como, a troca de torneiras para que a água possa chegar às residências. Criticou a demora na entrega do Matadouro Municipal e cobrou a reforma dos mercados municipais João do Volta e Zezé de Benvenuto.

O vereador Moisés Mendonça rebateu às críticas do vereador Sinvaldo Góis, sobretudo, em relação ao Matadouro Municipal, que segundo ele, foi abandonado na gestão do ex-prefeito Luciano Bispo, e que somente na atual gestão Valmir de Francisquinho, a reforma do matadouro se transformou em realidade.

A vereadora Ivoni Andrade (PMDB), iniciou o seu pronunciamento criticando a falta de medicamentos da atenção básica nos postos de saúde do município. A parlamentar informou que foi procurada por um cidadão do município, que afirmou ter ido em vários postos de saúde, e não ter encontrado dois dos medicamentos de uso contínuo, por estarem em falta a muito tempo. A vereadora também parabenizou o Presidente da Casa, vereador José Teles de Mendonça pela belíssima solenidade de entrega de Títulos de Cidadania Itabaianense, ocorrida na última sexta-feira (08/12). Ao final pediu a Secretária de saúde do município que faça urgentemente uma reunião com os seus gestores para solucionar os problemas existentes na referida pasta.

O vereador Gustavo Santana (PMDB) chamou a atenção da atual gestão para que atenda aos seus pleitos, destacando o problema da falta de estrutura da Escola do Povoado Terra Dura, inclusive, a necessidade de construção de uma quadra poliesportiva, que segundo o parlamentar, tem sido uma reivindicação dos jovens daquela comunidade, bem como, a recuperação do canal de esgoto à céu aberto, que passa nos fundos da Escola.

O vereador Moisés Mendonça (PR) pediu aparte e afirmou que já conversou com o prefeito Valmir de Francisquinho sobre esses problemas, e que o mesmo garantiu que irá viabilizar à solução, tanto do problema do canal, bem como, buscará recursos para construção da quadra poliesportiva, atendendo a reivindicação daquela comunidade.

O vereador João Cândido Sobrinho (PSB) iniciou o seu pronunciamento questionando o líder do prefeito na Câmara, vereador Marcos Oliveira sobre o centro de nefrologia que a vários meses está sem funcionar, prejudicando os pacientes de hemodiálise, que passaram a buscar atendimento em Aracaju.

O vereador Moisés Mendonça pediu aparte e afirmou que todos os esforços estão sendo feitos pelo prefeito Valmir de Francisquinho, na tentativa de reestabelecer o convênio entre a clínica SEMEDI e Secretaria de Estado da Saúde, entretanto, esclareceu que o impasse foi gerado pelo próprio estado, que por sua vez, é o principal responsável pela suspensão do referido convênio. O vereador também lembrou que após a implantação da UFS em Itabaiana, foi descoberto que havia um terreno entre a Unit e a referida Universidade, e que o mesmo seria destinado à ampliação do Campus de Itabaiana. Ocorre que até a presente data, nada foi feito, inclusive, a promessa de ampliação de cursos também não foi cumprida, pois, o campus de Itabaiana continua os dez cursos implantados na inauguração da UFS naquela ocasião.

O vereador Paulo Messias (PMDB) criticou a paralisação das obras de construção da creche do Bairro da Torre, cobrando ao gestor municipal à retomada da obra, que segundo ele, irá beneficiar dezenas famílias daquela comunidade. Aproveitou a oportunidade para desejar um feliz natal e um ano novo de paz e muitas alegrias a todos.

O vereador Arivaldo Rezende (PMDB) criticou o fechamento de escolas da rede municipal na atual gestão. Disse que além de fechar a escola do Povoado Flechas, segundo o parlamentar, o prefeito doou parte de uma estrada a um particular, por ser seu amigo, também no mesmo povoado. O vereador Sinvaldo Góis pediu aparte e disse que às estradas dos povoados estão em péssimas condições, sendo que muitas delas intransitáveis. O vereador também criticou a existência de uma lixeira entre a universidade e a delegacia.

Na Ordem do dia, o vereador e líder do Prefeito na Câmara Marcos Oliveira (PTC), solicitou do Presidente da Casa, à retirada dos projetos de subvenção, de autoria do executivo Municipal, que seriam votados naquela sessão, justificando para tanto, à ausência de alguns colegas parlamentares, contudo, com à garantia de que os referidos projetos, dada, à importância de cada um, serão votados na próxima sessão Ordinária.

O Presidente da Câmara Municipal, vereador José Teles de Mendonça atendeu ao requerimento do vereador Marcos Oliveira, encerrando assim à Sessão ordinária do dia (12/12), e convocando nova Sessão, para à próxima quinta-feira (14/12), em horário regimental, e  que encerrará o atual período legislativo.