Palestra sobre a Síndrome de Down foi destaque durante a Sessão Ordinária desta quinta-feira (22/03)

O palestrante e presidente da APAE Aracaju, Max Santos Guimarães, agradeceu ao presidente da Câmara, vereador José Teles de Mendonça, por ter abraçado a causa da APAE.


Aberta a sessão ordinária do dia 22/03, o Presidente da Casa, vereador José Teles de Mendonça (PR) convidou para fazerem parte da mesa, os membros da APAE de Itabaiana, Lucas José dos Santos como assistente do presidente, Leone Nascimento Santos como assistente do 1º secretário e Ivone Santos Oliveira, como assistente do 2º secretário. Na oportunidade, o presidente da casa convidou também, o presidente da APAE Aracaju, o Sr. Max Santos Guimarães, que proferiu palestra sobre a Dia Internacional da Sindrome de Down, comemorado no dia 21/03. Durante a palestra, o presidente da APAE falou sobre as dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência, mas, sobretudo, da necessidade de inclusão social dos mesmos para que tenham uma vida normal e com dignidade.  Ao final da palestra, agradeceu ao vereador presidente da Câmara por ter abraçado a causa da APAE, que deve ser também a causa de todos.

Todos os vereadores presentes, parabenizaram o presidente da APAE Aracaju, Max Santos Guimarães pela brilhante palestra e Ilenói Costa pelo trabalho desenvolvido a frente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais em Itabaiana.

O vereador José Roberto (PP) repudiou a decisão da Petrobras, em relação ao fechamento da FAFEN. Lamentou o apagão de energia elétrica ocorrido no dia de ontem, quarta-feira (21/03), atribuindo o fato a falta de investimentos por parte do Governo Federal, também repudiou a intenção do governador do estado, Jackson Barreto, de privatizar a BR 235. O parlamentar também falou sobre as Moções de nº 08/2018 e 09/2018 de sua autoria, e indicou emenda ao Projeto Nº 43/2018, de autoria do executivo Municipal, que altera a Lei municipal nº 2.047/2017 e dispõe sobre a criação da Programação Esportiva Oficial de Itabaiana. O vereador Roosevelt Santana pediu aparte e falou que após a aprovação desse projeto, os jogos serão realizados ainda este ano. O vereador José Roberto também falou sobre a previsão de emendas de autoria do deputado federal André Moura para Itabaiana.

O vereador Paulo Messias (MDB) falou sobre o requerimento de sua autoria, que convoca a secretária municipal de saúde para que venha ao plenário esclarecer a situação real da saúde em Itabaiana.

O vereador Sinvaldo Góis (MDB) falou que a cirurgia do moto-taxista Bado será realizada ainda hoje, quinta-feira (22/03). O vereador também cobrou ao gestor municipal a reforma da escola do Povoado Várzea do Gama, bem como que forneça um transporte com mais conforto para conduzir os enfermos que necessitam de atendimento em Aracaju.

O vereador Marcos Oliveira (PTC) falou em seu pronunciamento com bastante entusiasmo que a Secretária Municipal de Educação de Itabaiana, Rose Chagas Machado, será homenageada, e receberá um prêmio pela qualidade da merenda distribuída aos alunos da rede municipal. Enfatizou que os professores da rede municipal recebem os seus salários reajustados graças a aprovação do projeto de autoria do executivo municipal, que para o vereador, representa a valorizações desses profissionais por parte do Prefeito Valmir de Francisquinho. Os vereadores José Virtuoso e José Carlos Santana parabenizaram o Poder Executivo pela autoria do projeto. O vereador Marcos Oliveira finalizou informando que a Promotoria constatou que houve melhoras na feira de Itabaiana, entretanto, é preciso que também haja melhora no acondicionamento, para evitar exposição da carne.

O vereador Roosevelt Santana (PSB) disse que o governador do estado está preparando um presente de grego ao apagar das luzes de sua gestão, formalizando uma Parceria Público Privada, que resultará no final das contas em cobrança de pedágio aos motoristas, o que, para o parlamentar, é absolutamente descabido, considerando, sobretudo, por se tratar de um trecho muito curto para a cobrança de pedágio.

O vereador João Cândido Sobrinho (PSB) falou sobre a necessidade de melhorar a saúde pública do cidadão em Itabaiana. Falou também sobre a necessidade de concessão de subvenção a Filarmônica Nossa Senhora da Conceição. O vereador Marcos Oliveira pediu aparte e disse que a Filarmônica é patrimônio cultural de Itabaiana, e que não medirá esforços na busca de esclarecimentos a esse respeito.

A vereadora Ivoni Andrade (MDB) questionou a espessura do cano de esgoto utilizado nas obras da Rua Francisco Bragança, instalados pela prefeitura. Aparteada por Carlos Wagner, o parlamentar afirmou que após realização de estudo de viabilidade, tanto o engenheiro responsável pela obra, quanto a secretária de Obras e Urbanismo, Deilza de Assis, concluíram que a espessura utilizada está adequada para atender a demanda do local. A vereadora Ivoni Andrade finalizou criticando a qualidade da educação municipal.

O vereador Carlos Vagner (PR), sem mencionar nomes, repudiou críticas de um radialista local a atual gestão, enfatizando que nunca na história de Itabaiana se realizou tantas obras importantes para o crescimento do município e ações que garantem mais qualidade de vida a população.

O vereador Gustavo Santana (MDB) cobrou da administração municipal o reajuste salarial para todos os servidores do município, bem como cobrou a nomeação de todos os aprovados do último concurso público. O vereador José Carlos de Santana pediu aparte, disse que estranhou a forma inflamada com que o vereador cobrou esclarecimentos sobre as nomeações ocorridas no município. Também pediu aparte o vereador Wagner Menezes, que corroborou as palavras do seu colega José Carlos de Santana e sugeriu ao vereador Gustavo Santana que faça a mesma cobrança em relação às nomeações da ALESE e do governo do estado, inclusive de radialistas, que sequer dão expediente para justificar os salários recebidos. O vereador Roosevelt Santana rebateu às críticas do colega Gustavo Santana, esclarecendo que o município fez concurso público para preenchimento de 120 vagas, no entanto, já nomeou mais de 400 servidores, ao contrário do que disse o vereador ao afirmar que o município não tem nomeado os concursados. O vereador Gustavo Santana finalizou seu pronunciamento cobrando explicações do gestor municipal em relação a aplicação dos recursos oriundos do imposto referente à taxa de iluminação pública.

Encerrada a sessão ordinária do dia 22/03, o presidente da Casa, vereador José Teles de Mendonça, convocou nova sessão para a próxima terça-feira (27/03), em horário regimental.