Expansão do Campus da UFS em Itabaiana foi tema de palestra proferida pelo Reitor da UFS, Dr. Angelo Antoniolli, durante a Sessão do dia 17/04

Durante a Sessão Ordinária desta terça-feira, vereadores destacaram a importância da expansão de cursos no Campus da UFS de Itabaiana.


Aberta a sessão ordinária do dia 17/04, o presidente da Casa, vereador José Teles de Mendonça (PR), iniciando o grande expediente, concedeu a palavra ao Magnífico Reitor da UFS, Dr. Ângelo Antoniolli, para que o mesmo proferisse palestra sobre a expansão de cursos no campus da UFS em Itabaiana. O palestrante iniciou cumprimentando o autor do requerimento que permitiu sua vinda a Câmara, vereador Roosevelt Santana, bem como, agradeceu ao presidente da Casa, vereador José Teles de Mendonça pelo espaço concedido para discorrer sobre um tema tão relevante. Na sequência, falou sobre a necessidade da expansão do campus, visando atender a demanda local, porém disse que é importante que se leve em conta a atual situação econômica do país e as dificuldades enfrentadas pela universidade para manter todos os campi do estado em pleno funcionamento. De acordo com o reitor, de nada adianta implantar novos cursos e não construir nenhum prédio, nem oferecer a estrutura adequada para o seu funcionamento. Contudo, entende louvável o pleito tanto dos vereadores bem como da população que anseia pela implantação de novos cursos no campus de Itabaiana, como engenharia, arquitetura, direito e medicina. Por outro lado, ressaltou as novas e últimas conquistas para Itabaiana, como o restaurante do campus, que oferecerá refeição ao preço de um real apenas, sendo que o custo para a universidade é de 10 reais, informando na oportunidade que os nove reais restantes são subsidiados, bem como ressaltou a implantação do curso de capacitação do magistério, que irá contribuir com um ensino de maior qualidade, a partir da capacitação dos nossos professores. Enfatizou também a importância do empenho da bancada federal de Sergipe na busca de recursos por meio de emendas parlamentares, para que sejam destinados a UFS. Finalizou dizendo que mesmo diante das dificuldades, não descansará enquanto não conseguir a tão esperada expansão do campus de Itabaiana, com a implantação de novos cursos que atendam a demanda da população.

Ao final da palestra, o presidente da câmara, vereador José Teles de Mendonça franqueou a palavra aos vereadores, iniciando pelo autor do requerimento, vereador Roosevelt Santana (PSB), que parabenizou o magnífico reitor pela palestra e pediu para que o mesmo explanasse sobre os cursos com maiores possibilidades de serem implantados a partir da expansão do campus.

O reitor respondeu que todos os cursos pleiteados são legítimos, contudo a análise levará em consideração a vocação local, bem como as possibilidades não apenas de implantação, mas também da manutenção dos cursos implantados por meio da expansão.

O vereador Marcos Oliveira (PTC) cumprimentou o vereador Roosevelt Santana pelo requerimento e parabenizou o magnífico reitor pela brilhante palestra. Na oportunidade, sugeriu ao palestrante a inserção na expansão, dos cursos de engenharia e arquitetura e urbanismo, considerando a vocação local, bem como o crescimento do setor da construção civil no município.

O reitor agradeceu as palavras e enfatizou que a prioridade são todos os cursos que atendam as necessidades da população.

O vereador João Cândido Sobrinho (PSB) parabenizou o autor da propositura, vereador Roosevelt Santana e também cumprimentou o reitor da UFS pela palestra. O parlamentar também fez questão de ressaltar o empenho da Deputada Estadual Maria Mendonça, na época prefeita, e do ex-Deputado Federal José Carlos Machado que resultou na implantação do campus de Itabaiana. Finalizou criticando a universidade pelo fato de ter reclamado a propriedade de um terreno que por vários anos foi utilizado como estacionamento da UNIT, sob o argumento de que aquela área seria utilizada na expansão do campus com a construção de novos blocos, entretanto, vários anos se passaram e nada foi feito.

O vereador Gustavo Santana (MDB) parabenizou o reitor pela palestra e ressaltou a importância da expansão de cursos para o desenvolvimento da população, sobretudo dos jovens Itabaianenses, que a partir da implantação de novos cursos não irão mais precisar viajar para estudar fora, uma vez que o curso pretendido passará a existir no município.

O vereador Wagner Menezes (PR) parabenizou o vereador Roosevelt Santana por ter apresentado o requerimento que autorizou a vinda do reitor a tribuna. Na oportunidade, cumprimentou o palestrante e perguntou se em função da crise mencionada e até certo ponto responsável pelo bloqueio da expansão, não havia o risco de fechamento de alguns cursos.

O reitor respondeu que sempre há essa preocupação, porém, jamais irá se deixar abater pelas dificuldades.

O vereador Arivaldo de Rezende (MDB) parabenizou o palestrante e ressaltou a importância do professor para todas as profissões no país.

O vereador José Roberto (PP) cumprimentou o reitor da UFS pela palestra e declarou que em determinada oportunidade presenciou o seu empenho em Brasília, na busca de recursos para o HU. Também informou ao reitor que enquanto o mesmo palestrava e confirmava que iria a Brasília em busca de recursos, o parlamentar havia enviado uma mensagem para o líder do governo no congresso, Deputado Federal André Moura, com quem o reitor se encontraria, solicitando que o valor das emendas parlamentares destinadas a universidade fosse  elevado para três milhões e meio.

A vereadora Ivoni Andrade (MDB) também parabenizou o magnífico reitor pela palestra e enfatizou que o curso de capacitação do magistério representa uma grande conquista para Itabaiana, sobretudo para os professores que terão em casa a possibilidade de se qualificarem melhor.

O vereador José Carlos Santana (PR) cumprimentou o reitor pelo tema abordado e aproveitou para questiona-lo sobre as greves constantes na universidade, que segundo o vereador, tem preocupado bastante os pais de alunos porque atrasam a conclusão dos cursos em mais de um ano.

O palestrante declarou que a reitoria tem feito de tudo para evitar as greves, porém não pode interferir em um direito assegurado por lei, como o direito de greve. Ressaltou, inclusive, que os números divulgados sobre as greves são fantasiosos e não expressam a realidade, pois, segundo ele, o maior atraso registrado em função de greves foi de dois meses, sendo que a universidade sempre repôs as aulas durante as férias de final de ano. Todavia, entende existir outras formas de protestar por seus direitos, sem prejudicar os alunos e a própria instituição.

O vereador Carlos Vagner (PR) parabenizou o colega vereador Roosevelt Santana pela propositura e cumprimentou o reitor da UFS pela palestra. Também ressaltou a importância da universidade para Itabaiana, desde a sua implantação, bem como enfatizou a relevância e os efeitos positivos da expansão de cursos no campus da UFS em Itabaiana.

O vereador José Virtuozo (SD) também parabenizou o vereador Roosevelt Santana pelo requerimento que permitiu a vinda do reitor da UFS, professor Ângelo Antoniolli para tratar de um assunto tão relevante.

O presidente da Casa, vereador José Teles de Mendonça, concedeu também a palavra ao ex-deputado José Carlos Machado, que na oportunidade agradeceu ao presidente da câmara pela deferência, cumprimentou o reitor da UFS, Professor Ângelo Antoniolli, e ressaltou a luta do reitor pelo ensino público superior. Falou do engajamento da classe política local que resultou na implantação do campus da UFS no município, lembrou que apesar do reitor ter dito que o campus de Itabaiana não precisa de todos os cursos, enfatizou que precisa de quase todos. Finalizou dizendo que estava muito satisfeito e confiante quanto ao crescimento da UFS, sobretudo na expansão do Campus de Itabaiana.

O vereador José Teles de Mendonça ponderou sobre a situação atual do país e demonstrou preocupação com a falta de oportunidade para os jovens. Disse que recebeu com preocupação a informação passada pelo prefeito Valmir de Francisquinho de que um bacharel em direito teria feito o concurso para gari da prefeitura de Itabaiana, em decorrência das dificuldades atuais. Também chamou atenção para uma formação de maior qualidade dos nossos jovens. Finalizou parabenizando o Reitor Ângelo Antoniolli pela brilhante palestra, sobretudo pelo empenho em melhorar cada vez mais o ensino público superior em Itabaiana.

Em suas considerações finais, o palestrante agradeceu a oportunidade de falar sobre o ensino público superior e de ter promovido esse debate tão importante para o desenvolvimento da educação pública no município, que para o reitor representa a maior ferramenta de transformação de uma sociedade.

Ainda no grande expediente, o vereador Arivaldo de Rezende (MDB) iniciou o seu pronunciamento criticando a diretoria do Itabaiana pela derrota na final do campeonato sergipano. Também criticou o senador Aécio Neves pelo envolvimento com o escândalo da JBS.

O vereador José Carlos de Santana (PR) cobrou da DESO o reparo de ruas no bairro Queimadas, que, segundo o parlamentar, tem causado muito constrangimento aqueles moradores. Finalizou declarando que ficou muito feliz com a possibilidade de expansão de cursos da UFS anunciada pelo reitor Ângelo Antoniolli.

Na explicação pessoal, o vereador José Roberto parabenizou o Deputado Federal Laércio Oliveira pelo início das obras dos Sesc de Itabaiana. 

Encerrada a sessão ordinária do dia 17/04, o presidente da Casa, vereador José Teles de Mendonça, convocou nova sessão para a próxima quinta-feira (19/04), em horário regimental.