Durante a Sessão Ordinária do dia 14/06, vereadores destacaram o sucesso da 53ª Feira do Caminhão de Itabaiana

O evento aconteceu entre os dias 09 e 12 de junho, com atrações locais e de nível nacional, registrando mais um recorde de público.


Aberta a Sessão Ordinária do dia 14/06, na Cmara Municipal de Itabaiana, o presidente da Casa, vereador José Teles de Mendonça concedeu a palavra ao vereador Arivaldo de Resende (MDB) que questionou a destinação das pedras retiradas da estrutura física da câmara, por ocasião da reforma do prédio, que por sua vez, está em andamento. O presidente da Casa, vereador José Teles de Mendonça lhe respondeu que o Poder Legislativo tem um homem à sua frente, e que todos os seus atos são praticados dentro da lei e revestidos da mais absoluta transparência, e, que, portanto, tem e continuará prestando contas de todos os seus atos, enquanto gestão da Câmara Municipal. O vereador criticou os políticos que participaram da procissão de Santo Antônio, classificando-os como puxa-sacos. O vereador também criticou o parecer jurídico da câmara, contrário à redução do tempo do recesso parlamentar, fundamentado na Constituição Federal.

O vereador Sinvaldo Góis (PMDB) enalteceu às trezenas de Santo Antônio, bem como à procissão religiosa, ocorrida na quarta-feira 13/06, onde participaram milhares de fiéis. O vereador aproveitou à oportunidade para criticar à organização da festa do caminhoneiro, porque segundo ele, humilharam e ameaçaram os vendedores ambulantes. Disse também que a atual gestão acabou com a tradição do café da manhã destinado aos caminhoneiros e seus familiares. O vereador também disse que o Deputado Federal André Moura prometeu um milhão de reais para pagar as atrações artísticas e na hora H falhou, não cumpriu com o compromisso, e que a festa só ocorreu porque o Banese e o Governo do estado patrocinarem à festa.

O vereador Moisés Mendonça (PR) declarou que vai protocolar um projeto que irá beneficiar os caminhoneiros que precisarem de atendimento médico para consultas e exames. O vereador rebateu às críticas do vereador Sinvaldo Góis à festa do caminhoneiro. O parlamentar lamentou à falta de pagamento por parte do governo do estado de quase cinco meses aos motoristas de transporte escolar, bem como, pela proposta de redução de 30% sobre os contratos que estão em vigência. Os vereadores Roosevelt Santana, Marcos Oliveira e Wagner Menezes pediram aparte, parabenizaram o vereador pelo seu pronunciamento e também repudiaram o tratamento dado pelo governo do estado aos motoristas do transporte escolar.

A vereadora Ivoni Andrade (MDB) iniciou o seu pronunciamento parabenizando o Pe. Edvaldo pela procissão realizada na parte da manhã, fazendo o antigo percurso, saindo da Igreja Velha até a matriz de Santo Antônio. Falou que não concorda com o atraso no pagamento dos motoristas de transporte escolar, e que por essa razão falou com o governador Belivaldo Chagas, que segundo ela, lhe garantiu que solucionará o problema até a próxima terça-feira. A vereadora disse que não concorda com a fala do colega vereador Arivaldo de Rezende, que afirmou que às pessoas estão certas em não querer votar nas próximas eleições, porque segunda a parlamentar, esse gesto só irá beneficiar políticos corruptos.

O vereador Paulo Messias (MDB) iniciou o seu pronunciamento parabenizando à organização da festa dos caminhoneiros, bem como, a Polícia Militar pela segurança proporcionada aos foliões. Lamentou o tratamento dado aos ambulantes durante a realização do evento, por cobrarem 35.00 por caixa de cerveja para comercializar durante a festa, o que culminou em prejuízo para os ambulantes, porque foram obrigados à vender cada cerveja piriguete a R$:4, 00. Segundo ela os ambulantes vão buscar os seus direitos junto ao Poder Judiciário, visando amenizar os prejuízos. Finalizou parabenizando os organizadores da Procissão de Santo Antônio na tarde de quarta-feira (13/06).

O vereador Roosevelt Santana (PSB) lamentou as críticas dos vereadores de oposição à festa do caminhoneiro, enquanto que os visitantes de outros municípios estão elogiando a organização do evento, bem como, a grandiosidade do evento em termos de atrações artísticas. O vereador, inclusive, agradeceu ao governo do estado pelo apoio concedido ao evento, através do policiamento enviado para Itabaiana durante a realização do evento, bem como, pelo patrocínio ao evento. O vereador disse estar preocupado com a situação dos motoristas do transporte escolar, que segundo ele, declararam que caso o governo não pague todo o valor em atraso, irão paralisar suas atividades até o recebimento.

O vereador José Virtuozo (SD) lamentou às críticas à organização da festa do caminhoneiro, feitas pelos vereadores de oposição, bem como, defendeu o deputado André Moura, que também foi alvo de críticas da oposição. O vereador disse também que irá protocolar uma denúncia no Ministério Público, cobrando providências em relação às chamadas bocas de lobo às margens da BR 235.

O vereador Marcos Oliveira (PTC) iniciou parabenizando à coordenação da Festa do Caminhoneiro pela organização do evento, inclusive, da carreta mirim que segundo ele, foi um grande sucesso. Enalteceu às inovações no evento, como, os banheiros containers, que além da comodidade, proporcionam muita higiene. Parabenizou o Major Sidney, comandante do 3° Batalhão de Polícia de Itabaiana, pela segurança proporcionada aos foliões de um modo geral, que estiveram presentes no evento. O vereador rebateu às críticas da oposição à organização do evento. Em relação à vereadora Ivoni Andrade, o parlamentar lamentou que a mesma tenha demonstrado revolta pela aprovação dos professores da rede municipal à atual administração, pelo fato de receberem os seus salários antecipadamente. De acordo com o vereador, essa atitude demonstra que a oposição em Itabaiana é sistemática. Por outro lado, criticou à vereadora por não cobrar do governo do estado providências em relação aos motoristas de transporte escolar, que estão a quase cinco meses sem receber do governo do estado. O vereador Moisés Mendonça pediu aparte e parabenizou o colega pelo seu pronunciamento, e ressaltou os números apresentados na última pesquisa, onde o filho do prefeito, o jovem Talyson de Valmir obteve mais de 40% da preferência população em Itabaiana, o que para o vereador demonstra claramente que a população está aprovando o modelo de gestão atual.

O vereador João Cândido Sobrinho (PSB) iniciou o seu pronunciamento dizendo que a atual gestão está tentando enganar a população quando justifica que o município não concedeu aumento aos servidores porque a oposição se recusou a aprovar a LDO. O vereador afirmou, inclusive, que a oposição está pedindo para os projetos sejam colocados em pauta para votação. Disse ainda que tal afirmativa não corresponde com a realidade, uma vez, que o orçamento vigente foi aprovado ano passado, e que, portanto, não passa de desculpa do gestor para não efetuar o pagamento do servidor com reajuste. O vereador ironizou à organização da festa, quando mencionou uma bela foto com imagem aérea feita por um drone, sendo que quem vê aquela foto, não sabe os meandros do evento, como a exploração na venda de cervejas por parte do patrocinador do evento do ramo de bebidas, que cobrou aos ambulantes R$: 35, 00 por caixa de cerveja, que segundo o mesmo, tiveram prejuízos em função dos preços praticados. Finalizou dizendo que o povo precisa ser tratado com dignidade e respeito.

O vereador Gustavo Santana (MDB) disse que a festa do caminhoneiro foi uma verdadeira tragédia com às pessoas menos favorecidas, no caso, os ambulantes que foram explorados pela cervejaria que cobrou 35,00 por caixa de cerveja vendida. Segundo o vereador, disse que a cobrança de 15, 00 a mais por caixa de cerveja representa um abuso e por isso irá a justiça. O vereador exigiu que o projeto que concede reajuste ao servidor público municipal, seja colocado em pauta, porque segunda ele, o servidor tem sido massacrado pela atual gestão.

Na explicação pessoal, o vereador Marcos Oliveira chamou os vereadores de oposição de falsos moralistas, porque enquanto criticavam os aliados do prefeito Valmir Francisquinho por frequentarem o camarote da prefeitura na festa do caminhoneiro, os mesmos também frequentaram outros camarotes. Também criticou o vereador Gustavo Santana por afirmar em seu depoimento, que prefere o atraso de salário de três meses com Luciano Bispo, do que a atual gestão pagando em dia.

Encerrada a Sessão Ordinária do dia 14/06, o presidente da Casa, vereador José Teles de Mendonça convocou uma nova sessão para a próxima terça-feira (19/06), em horário regimental.