Na sessão da Câmara desta quinta-feira (09/08), vereador José Virtuoso condenou o nível agressivo dos pronunciamentos da oposição.

Vereadores de situação classificaram como discursos de ódio, em relação ao prefeito Valmir de Francisquinho!


Aberta à sessão ordinária do dia (09/08), o presidente substituto, vereador Marcos Oliveira concedeu a palavra ao vereador Sinvaldo Góis (MDB), que iniciou o seu pronunciamento informando que o estado garantiu que até às 10h00 de hoje, que irá pagar aos motoristas do transporte público da rede estadual de ensino, um dos três meses em atraso, sendo que segundo o vereador, pagará mais um mês na sexta ou segunda-feira próxima. Na oportunidade, o parlamentar voltou a afirmar que o prefeito Valmir de Francisquinho é responsável pela paralisação dos motoristas. O vereador Wagner Menezes pediu aparte e rebateu essa acusação, dizendo que a paralisação se deu em função da irresponsabilidade do governo do estado. O parlamentar também afirmou que o tomógrafo do hospital começará a funcionar no mês de setembro.

A vereadora Ivoni Andrade (MDB), informou que está protocolando um requerimento nesta casa, sobre um tema bastante recorrente na atualidade, que é a violência contra a mulher. O vereador Roosevelt Santana pediu aparte e repudiou a divulgação de um vídeo que está circulando nas redes sociais, expondo à intimidade de uma funcionária de uma empresa Itabaianense, de forma vexatória. Disse que independente da conduta de quem está sendo exposto, se praticou qualquer ato íntimo em via pública, isso não dá o direito a ninguém de divulgar às imagens e humilhar quem quer que seja. A vereadora Ivoni Andrade denunciou que o município está cedendo um carro para conduzir funcionários que trabalham no Povoado Terra Dura para a universidade. Disse que não tem nada contra a busca do conhecimento, mas que os carros do município não devem servir para essa finalidade.

O vereador Gustavo Santana (MDB), iniciou o seu pronunciamento fazendo uma menção ao seu pai, e através dele, prestou uma homenagem a todos os pais, fazendo referência ao dia dedicado a eles, que por sua vez, será comemorado no próximo domingo 12/08. O vereador criticou à gestão atual, afirmando que os alunos da rede municipal sofrem com a baixa qualidade da merenda escolar, inclusive, dizendo que o município já serviu aos alunos, merenda com o prazo de validade vencido. O vereador finalizou cobrando do prefeito Valmir de Francisquinho, o pagamento do aumento dos salários dos servidores, aprovado pela câmara, e que até agora, de acordo com o parlamentar não foi repassado aos servidores municipais.

O vereador José Virtuoso (SD), disse que não entende à cara de pau de alguns colegas aos dizerem que o Senador Eduardo Amorim nunca trouxe nada para Itabaiana. O vereador citou como exemplo os recursos para construção do hospital do câncer, e que o atual governo não executou à referida obra, assim como, a rodovia que liga a BR 235 ao município de Itaporanga, que teve início em 2014 e até agora não foi concluída, e o pior, é que está abandonada e ninguém sabe onde foram empregados os recursos. O vereador finalizou dizendo que se fosse perguntado aos sergipanos, qual o melhor governador da história? Poucas pessoas saberiam, mas se à pergunta se referisse ao pior governador, todos saberiam que foi Jackson Barreto.

O vereador Moisés Mendonça (PR), lamentou o constrangimento vivido pelo seu primo, que chegou ao Hospital Regional de Itabaiana na noite de quarta-feira 08/08, com fratura de crânio  e teve que esperar por 25 minutos para que fosse atendido, razão pela qual, teve que ser transferido para uma unidade de saúde em Aracaju. O vereador repudiou a forma como o vereador Sinvaldo Góis se refere ao prefeito Valmir de Francisquinho, demonstrando ódio pessoal, e afirmou que essa casa deve rever os pronunciamentos de alguns parlamentares. O parlamentar também respondeu ao vereador Sinvaldo Góis, que Goiabinha, ex-integrante do grupo de oposição e que agora está na situação, lhe pediu para que o mesmo informasse ao vereador Sinvaldo Góis, que  ao contrário do que ele disse, Valmir de Francisquinho jamais lhe pressionou para que tomasse qualquer decisão, e que o mesmo mudou de lado por opção pessoal, motivada por problemas no agrupamento anterior.

O vereador Roosevelt Santana (PSB), lamentou às mentiras contadas por vereadores de oposição, que afirmaram que o prefeito Valmir de Francisquinho criou uma taxa de R $: 600,00 para que fosse cobrada aos vendedores de suco, sendo que nenhum tributo sofreu alteração na gestão atual, e que essa cobrança já ocorre desde 1989, uma vez, que esse tributo não foi instituído na gestão atual. De acordo com o parlamentar, a oposição tenta enganar à população. O vereador também combateu a afirmação da vereadora Ivoni Andrade, de que está faltando merenda nas escolas da rede municipal, afirmando que sua colega mentiu com o objetivo de denegrir à imagem da atual gestão. O vereador Roosevelt Santana lamentou mais uma vez a divulgação e compartilhamento de imagens da intimidade de uma funcionária de uma empresa privada bastante conhecida em Itabaiana, e que, por sua vez lhe causou vários prejuízos e constrangimentos.

O vereador Marcos Oliveira (PTC), disse lamentar às mentiras contadas por vereadores da bancada de oposição, que segundo ele, estão sendo desmentidos constantemente. O vereador aproveitou para corroborar com às palavras do vereador Roosevelt Santana, fazendo um alerta a todos em relação aos cuidados que devem ter com às fake news, principalmente por não saberem a origem das informações e a quais propósitos elas atendem. O vereador ressaltou às obras realizadas pela atual gestão, nas várias localidades do município, e rebateu às críticas do vereador Sinvaldo Góis ao prefeito Valmir de Francisquinho, pelo fato de utilizar os momentos de folga, para visitar a população. Também contestou à declaração dos vereadores de oposição, que afirmaram que o estado só não pavimentou os acessos dos povoados Bom Jardim e Carrilho, porque o município não permitiu. Na oportunidade fez um desafio à oposição, para que diga ao governador que o município autoriza a realização da obra, que, inclusive, pode ser feita imediatamente. Contudo, o vereador disse que isso não passa de discurso demagógico. Finalizou parabenizando a todos os pais.

Encerrada à sessão ordinária do dia (09/08), na Câmara municipal, o presidente substituto, vereador Marcos Oliveira convocou uma nova sessão para à próxima terça-feira (14/08), em horário regimental.