Vereadores de situação voltaram a defender o prefeito Valmir de Francisquinho da acusação da oposição de ter barrado obra do estado para o município

Para os vereadores, esta não passa de uma desculpa para justificar a falta de interesse do governador em beneficiar a população itabaianense.


Aberta a sessão ordinária do dia 16/08, o presidente em exercício, vereador Marcos Oliveira (PTC) concedeu a palavra ao vereador Sinvaldo Góis (MDB), que iniciou o seu pronunciamento anunciando os seus candidatos para as próximas eleições, quais sejam, presidente Lula, governador Belivaldo Chagas, senadores Jackson Barreto e Rogério Carvalho, deputado estadual Luciano Bispo e deputado federal Fábio Mitidieri. O vereador elogiou à atuação do estado com obras estruturantes no município de Itabaiana, como o ginásio de esportes, o tomógrafo do Hospital Regional de Itabaiana, o bom atendimento na delegacia regional, entre outros. O parlamentar aproveitou para tecer críticas à gestão atual, no tocante ao número de animais soltos nas ruas, cobrando explicações do secretário de agricultura sobre o paradeiro do caminhão doado pela PRF ao município, cujo objetivo seria de fazer o recolhimento de animais que por ventura estivessem soltos em Itabaiana.

O vereador João Cândido Sobrinho (PSB) repudiou a participação de políticos na manifestação em prol da candidatura de Lula, registrada ontem dia 15/08 em Brasília. Lamentou o episódio que segundo ele, envergonha o Brasil. O parlamentar também se referiu ao impasse entre estado e município no que diz respeito à obra de pavimentação de povoados em Itabaiana, como Bom Jardim e Carrilho. De acordo com o vereador, é o sujo falando do mal lavado, porque o município não permite que o estado realize à obra, muito menos o estado demonstra interesse em realizá-la. Para o parlamentar o que existe de ambas às partes é muita má vontade em relação à população. Também cobrou do gestor municipal, explicações sobre o paradeiro do caminhão gaiolão doado pela Polícia Rodoviária Federal ao município, e que, segundo ele, até agora ninguém viu esse caminhão em atividade.

O vereador Roosevelt Santana (PSB) disse que estava prestando atenção no pronunciamento do colega João Cândido, e fez questão de lembrar a todos que a última vez que houve uma participação efetiva do governo do estado em relação à pavimentação em Itabaiana, foi à pavimentação asfáltica da Avenida Zefinha de Capitulino, ainda na gestão Marcelo Deda. Para o vereador, a declaração do governo, alegando que a obra de pavimentação dos povoados de Itabaiana somente não foi feita porque o prefeito Valmir de Francisquinho não permitiu, não passa de balela, numa tentativa de enganar à população. Disse que não dá para acreditar nesse governo. O vereador disse que o prefeito Valmir de Francisquinho foi procurado pelo ex-governador Jackson Barreto que lhe pediu apoio para à sua candidatura ao senado, e que o prefeito teria perguntado a Jackson, o que ele trouxe para o povo de Itabaiana? Porque para o prefeito, esse é o principal requisito para que o mesmo escolha seus candidatos. E, portanto, para o vereador, o prefeito jamais se recusaria a receber ajuda do governo do estado, que pudessem beneficiar a população. O vereador aproveitou para citar obras importantes realizadas na atual gestão, como o pórtico, a praça de alimentação, pavimentação de centenas de ruas no município, inclusive, nos povoados, entre outras. Para o vereador nenhum gestor trabalhou mais do que Valmir de Francisquinho.

A vereadora Ivoni Andrade (MDB) disse que não é contra a realização de obras em Itabaiana, inclusive, com base na informação passada pelo vereador Roosevelt Santana, parabenizou à população do bairro  Queimadas, que receberá também pavimentação asfáltica nos próximos dias. A vereadora enalteceu o trabalho do ex-prefeito Luciano Bispo, alegando que quando o mesmo assumiu o município, não havia ruas pavimentadas e nem creches no município, e que durante sua gestão, várias ruas foram pavimentadas e diversas creches construídas. O vereador Roosevelt Santana pediu aparte, e explicou que em nenhum momento busca denegrir à imagem do seu líder político, muito menos, deixa de reconhecer o trabalho feito em seu primeiro mandato, contudo, afirma que os mandatos seguintes foram um fiasco para Itabaiana. A vereadora lamentou o assalto ocorrido na escola Benedito Figueiredo, quando elementos invadiram a escola e promoveram um verdadeiro arrastão, e questionou, onde está à guarda municipal, dizendo que se os guardas já tivessem atuando, possivelmente o assalto poderia ter sido evitado.

O vereador José Virtuozo (SD) iniciou o seu pronunciamento rebatendo a crítica da vereadora Ivoni Andrade ao município, em função da guarda municipal ainda não estar em atuação, na oportunidade o vereador perguntou à mesma, onde estava à polícia no momento do assalto, fazendo a cobrança diretamente ao estado. O vereador criticou a atitude de políticos que tentam ganhar a simpatia da população, pousando de defensores dos animais, no entanto, nunca fizeram uma campanha sequer, para arrecadar doações para o abrigo dos animais, que serviriam ajudar na manutenção do abrigo, inclusive, por meio da compra de ração.

O vereador Moisés Mendonça (PR) iniciou o seu pronunciamento respondendo ao vereador João Cândido que o prefeito Valmir de Francisquinho jamais impediu a vinda de obras para o município. O vereador criticou a paralisação da obra da Estação de tratamento de esgoto, que teve, inclusive, sua inauguração, sem que houvesse a conclusão, e que está parada há praticamente um ano. O vereador citou obras realizadas e em andamento pelo governo do estado, e que não houve nenhuma objeção por parte do município, como o ginásio de esportes e a Ceasa. O vereador ressaltou a atenção dada pela atual gestão ao homem do campo, bem como, aos moradores dos povoados, que tem recebido obras constantemente por parte da gestão atual, e que, nenhum gestor trabalhou mais pela população de um modo geral, do que o prefeito Valmir de Francisquinho.

O vereador José Carlos de Santana (PR) questionou à destinação dos recursos relativos ao Proinvest, na ordem de 760 milhões que deveriam ser aplicados em obras estruturantes em todo o estado, entretanto, segundo o vereador todas as obras estão paralisadas, inclusive, a rodovia que liga a BR  235 na altura do povoado Rio das Pedras em Itabaiana à BR 101 no município de Itaporanga. O vereador disse que o governador está tentando enganar à população mais uma vez, ao anunciar que irá colocar o tomógrafo em funcionamento, uma vez que o referido equipamento, já está no hospital há cerca de 15 meses. O vereador Moisés Mendonça pediu aparte e parabenizou o pronunciamento do vereador José Carlos Santana, lamentando o fato de o tomógrafo não está funcionando, uma vez que já se encontra nas dependências do hospital regional, desde o ano passado.

O vereador Marcos Oliveira (PTC) parabenizou o vereador José Carlos Santana pelo seu pronunciamento em relação à estação de tratamento de esgoto, concordando com o colega, que a obra não é da lagoa de estabilização, e sim, de desestabilização, uma vez, que para sua conclusão, ainda faltam cerca de 37 milhões. O vereador disse que nunca se viu inaugurar a primeira etapa de uma obra, quando à mesma não oferece nenhuma utilidade. O vereador mencionou à data limite para registros de candidaturas, lamentando o registro da candidatura de Lula, uma vez, que o mesmo foi alcançado pela ficha limpa e está inelegível. Lembrou que a procuradora geral já pediu à sua impugnação, e disse também que espera que à lei aplicada ao ex-presidente, seja também aplicada a todos os políticos na mesma situação, inclusive, de Sergipe. O vereador também ressaltou que se inicia no dia de hoje, 16/08, o período de campanha eleitoral, que segundo a minirreforma, agora é de 45 dias. Finalizou hipotecado apoio ao jovem candidato a deputado estadual Talyson de Valmir, que concorrerá à uma vaga na Assembleia Legislativa de Sergipe.

Encerrada a sessão ordinária do dia 16/08, na Câmara Municipal, o presidente em exercício, vereador Marcos Oliveira, convocou uma nova sessão para a próxima terça-feira (21/08), em horário regimental.