Sessão da Câmara Municipal de Itabaiana desta terça-feira (21/08), foi marcada pelo retorno do Presidente da casa, vereador José Teles de Mendonça

Servidores e vereadores homenagearam o presidente José Teles de Mendonça, dando-lhe boas vindas e agradecendo a Deus por sua recuperação.


Aberta a sessão ordinária do dia 21/08, o presidente da Casa, vereador José Teles de Mendonça, que após um período de recuperação de sua saúde, retorna ao comando da câmara municipal, sobretudo, a presidência do parlamento itabaianense, concedeu a palavra ao vereador Roosevelt Santana (PSB), que iniciou o seu pronunciamento dando Boas-vindas ao presidente José Teles, e manifestando sua felicidade com a recuperação do colega vereador, bem como, enalteceu o carinho das pessoas e a importância contributiva dessa solidariedade para a recuperação do vereador José Teles de Mendonça. Na oportunidade, o vereador também ressaltou a relevância das obras inauguradas no último domingo no povoado Carrilho, inclusive, a pavimentação asfáltica de todas às ruas daquela comunidade. O vereador Moisés Mendonça pediu aparte e lamentou à repercussão negativa em rede nacional, relativa à suspensão de todas as cirurgias cardíacas pelo SUS em Sergipe, atribuindo o problema a irresponsabilidade do atual governo. O vereador Roosevelt Santana enfatizou o espírito empreendedor e administrativo do prefeito Valmir de Francisquinho, que mesmo diante de tanta crise, consegue conciliar pagamento de salários em dia com a realização de grandes obras.

O vereador Sinvaldo Góis (MDB) disse que a saúde em Itabaiana é uma vergonha, que não há médicos nem medicamentos, e que o prefeito não respeita à população. Em resposta ao vereador Moisés Mendonça, disse que o problema do Hospital Cirurgia já está sendo resolvido. O vereador criticou a atuação da SMTT em Itabaiana e cobrou mais uma vez, que o prefeito coloque a guarda municipal para funcionar. Finalizou parabenizando o presidente desta casa, vereador José Teles de Mendonça pelo seu retorno e recuperação.

O vereador Marcos Oliveira (PTC) iniciou o seu pronunciamento desejando Boas-vindas ao presidente José Teles de Mendonça e agradecendo a Deus por sua recuperação. O parlamentar lamentou a postura do colega Gustavo Santana, que se referiu ao aos colegas de situação, como vereadores lagartixa, oportunidade em que pediu respeito em nome dos demais colegas vereadores. Sobre a saúde, o vereador repudiou o silêncio dos vereadores de oposição, que em nenhum momento demonstraram indignação com o caos na saúde do estado, que suspendeu todas às cirurgias cardíacas realizadas pelo SUS. Também lamentou a enorme fila de credores que não recebem do governo do estado há vários meses. O vereador Wagner Menezes lamentou a omissão do vereador Gustavo Santana por não cobrar do estado uma solução para o problema da saúde, e repudiou a declaração feita pelo vereador Sinvaldo Góis, que classificou à atual gestão como a gestão da mentira, e desafiou o vereador a ir às comunidades beneficiadas dizer que às obras realizadas são uma mentira, como por exemplo, nos povoados Carrilho e Zanguê. O vereador Roosevelt Santana também lamentou o nível baixo e desrespeitoso dos vereadores de oposição, principalmente em relação ao vereador Gustavo Santana, por ser um advogado e usar termos tão pejorativos em relação aos colegas.

O vereador Moisés Mendonça (PR) iniciou o seu pronunciamento desejando Boas-vindas ao presidente José Teles de Mendonça, que retornou no dia de hoje à presidência da casa. O vereador também lamentou às palavras ofensivas do vereador Gustavo Santana em relação aos vereadores de situação, que foram chamados por ele, de vereadores lagartixa. O parlamentar fez questão de dizer que o prefeito Valmir de Francisquinho, ao assumir o município, recebeu uma herança maldita do seu antecessor, como por exemplo, vinte e quatro milhões de reais em salários atrasados e trinta milhões de reais em precatórios, que por sua vez, foram pagos em cinco anos pelo atual gestor. O vereador Marcos Oliveira parabenizou o colega pelo seu pronunciamento, concordando que o atual governo realmente é o governo da morte, porque segunda ele, às filas nos hospitais são intermináveis e o povo está morrendo por falta de atendimento.

O vereador José Virtuoso (SD) defendeu a implementação de políticas públicas de proteção animal, mas cobrou à participação de todos. O vereador repudiou às ofensas feitas pelos vereadores de oposição, que classificou os vereadores de situação como parlamentares lagartixa e pediu respeito aos referidos parlamentares.

A vereadora Ivoni Andrade (MDB) disse que pode cobrar um melhor atendimento nos postos médicos, porque várias especialidades deixadas pelo ex-prefeito Luciano Bispo não foram mantidas na atual gestão. A vereadora disse da sua felicidade em ver o presidente José Teles de Mendonça presidindo os trabalhos novamente. A parlamentar disse que está feliz pelo povo do Carrilho com às obras inauguradas no último final de semana, no entanto, chamou a atenção para outras prioridades, bem como, cobrou mais obras e benefícios para outras comunidades, como por exemplo, a comunidade do Povoado São José. A vereadora também contestou os valores aplicados na aquisição de veículos destinados à SMTT e Guarda Municipal, na ordem de quatrocentos e vinte mil reais. O vereador Sinvaldo Góis pediu aparte e disse que após uma pesquisa, chegou à conclusão que o valor real não passaria de duzentos e oitenta mil reais.

O vereador José Roberto (PP) iniciou parabenizando à comunidade do Povoado Carrilho pela obra de pavimentação inaugurada no último final de semana, entretanto, cobrou da gestão atual a pavimentação das ruas que ainda não foram beneficiadas naquela comunidade, fazendo uma comparação com o povoado Agrovila, que teve todas às ruas pavimentadas na atual gestão. O vereador também se referiu ao caso do Hospital Cirurgia, que foi destaque negativo em rede nacional, por conta da suspensão das cirurgias cardíacas feitas pelo SUS. O vereador finalizou cobrando um posto de saúde 24 horas e a construção das creches dos bairros Bananeira e Queimadas, bem como, o saneamento básico do povoado Taboca.

O vereador Gustavo Santana (MDB) disse se sentir Feliz com o retorno do presidente desta casa, o vereador José Teles de Mendonça. Na oportunidade  se dirigiu ao colega José Virtuoso, dizendo que embora o mesmo seja conhecido como defensor dos animais, e tenha votado a favor do projeto de sua autoria em defesa dos mesmos, que por sua vez, foi aprovado por unanimidade nesta casa, logo após o veto do prefeito, todos os vereadores de situação mudaram de opinião, inclusive, o vereador José Virtuoso, e votaram contra o projeto e a favor do veto. O vereador chamou o prefeito Valmir de Francisquinho de traiçoeiro, traidor e mentiroso. O vereador Marcos Oliveira pediu aparte e disse que não entende à defesa feita pela oposição ao agrupamento dos Teles de Mendonça, quando se referem ao rompimento com o prefeito Valmir de Francisquinho, ressaltando que até os casais quando se deparam com divergências, acabam se separando, principalmente aliados política.

O vereador Wagner Menezes (PR) repudiou a postura do vereador Gustavo Santana, que segundo ele, age com desrespeito e falta de educação para com os colegas. O vereador Marcos Oliveira contestou à afirmação do vereador Gustavo Santana, por ter dito que não cobra do governo do estado porque o mandato de vereador não lhe permite, o limita às cobranças apenas ao município. O vereador Roosevelt Santana disse que há uma diferença entre estudar para desenvolver a inteligência e estudar para ficar sabido, se referindo à ironia do vereador Gustavo Santana. O vereador José Virtuoso respondeu ao vereador Gustavo Santana em relação ao projeto, do qual o mesmo disse ser de sua autoria, que foi vetado pelo prefeito, informando que ao contrário do que disse o vereador, o projeto é também de sua autoria, no entanto, o vereador assinou sozinho o projeto, preterindo o vereador José Virtuoso, o que para o mesmo foi um ato desleal. O vereador Wagner Menezes também se referiu ao escândalo no transporte escolar, investigado pela CGU e Polícia Federal que detectaram uma fraude milionária na Secretaria de Estado da Educação em Sergipe. Também afirmou que recebeu a informação de que os funcionários terceirizados do Hospital Regional de Itabaiana estão sem receber os salários, há aproximadamente três meses, lamentando o descaso do governo do estado para com esses servidores.

Encerrada a sessão ordinária do dia 21/08 na Câmara Municipal, o presidente da casa, vereador José Teles de Mendonça (PR), convocou nova sessão para a próxima quinta-feira (23/08), em horário regimental.