Vereadores de situação se solidarizam com o Secretário Municipal de Agricultura, Erotildes de Jesus, após ataques do vereador Gustavo Santana

Os parlamentares repudiaram a chacota feita pelo vereador em razão do secretário ser acometido por diabetes.


Aberta a sessão ordinária do dia 18/09, o presidente da câmara municipal, vereador José Teles de Mendonça (PR) concedeu a palavra ao vereador Sinvaldo Góis (MDB), que iniciou o seu pronunciamento enaltecendo o seu candidato ao governo do estado, Belivaldo Chagas (PSD), que para o vereador está fazendo uma boa gestão como governador, e por isso merece continuar à frente do comando da máquina estatal. Por outro lado, criticou os demais candidatos ao governo, como Valadares Filho e Eduardo Amorim, chamando-os de corruptos e aliados do presidente Temer. Na oportunidade também criticou o prefeito Valmir de Francisquinho, dizendo que o mesmo não fez nada pela população de Itabaiana, e que o seu filho Talysson, candidato a deputado estadual, não merece o voto da população Itabaianense pelo fato de não ter experiência política.

O vereador Gustavo Santana (MDB) disse que irá protocolar um requerimento cobrando à presença da secretária municipal de saúde na câmara, para prestar esclarecimentos sobre sua gestão à frente da pasta, porém, acredita que o requerimento não será colocado em votação, ou será rejeitado, fazendo menção de que existe corporativismo na câmara. O vereador se referiu ironicamente a um secretário municipal, pelo fato de o mesmo ser portador de diabetes. O vereador foi contestado pelo colega José Carlos de Santana, que repudiou à ironia feita com alguém que enfrenta problemas de saúde, para o vereador, a postura do colega é reprovável em função da chacota e de estar tripudiando de alguém doente, com objetivos unicamente políticos.

O vereador João Cândido Sobrinho (PSB) cobrou explicações do líder do prefeito na câmara, vereador Moisés Mendonça, sobre o porquê que à guarda municipal de Itabaiana ainda não está em atividade? Lembrou da participação dos agentes no desfile de sete de setembro, classificando de garboso, bem como, da exposição em praça pública, de veículos pertencentes à guarda municipal, no entanto, lamentou que até o presente momento não tenha iniciado suas atividades, disse o vereador.

O vereador José Virtuozo (SD) repudiou as críticas desferidas contra ele, por um colega parlamentar durante seu pronunciamento, e criticou o fato de o mesmo levantar a bandeira de suposto protetor dos animais, uma vez, que para o parlamentar, se trata apenas de protetor de cachorro de condomínio e de madame. 

A vereadora Ivoni Andrade (MDB) iniciou parabenizando a esposa do deputado estadual Luciano Bispo, Roseli Andrade, pela passagem do seu aniversário. A vereadora disse que visitou os povoados Mangabeira e Várzea da Cancela, e que segundo sua análise, as referidas comunidades encontram-se abandonadas pelo poder público municipal.

O vereador Roosevelt Santana (PSB) disse que fazendo as contas, concluiu que daqui a seis semanas todos saberão quem é quem, quem traiu quem e quem tem a aprovação da população nas urnas. Para o vereador, o blá blá blá não irá levar a lugar nenhum, e após as eleições, os parlamentares voltarão a esta casa para falar e repercutir os resultados obtidos por seus candidatos. O vereador sugeriu em tom de ironia, que os colegas da bancada de oposição visitem os povoados beneficiados pela gestão atual e digam à população que às obras não passam de miragem, já que não aceitam às mudanças ocorridas em Itabaiana, e os benefícios levados à população. O vereador Wagner Menezes pediu aparte e rebateu a crítica feita pelo vereador Sinvaldo Góis ao candidato a deputado estadual Talyson de Valmir por não ter experiência política, para o vereador, críticas dessa natureza refletem à falta de argumentos da oposição. O vereador Roosevelt Santana finalizou dizendo que o povo é soberano.

O vereador Arivaldo de Rezende (MDB) iniciou o seu pronunciamento repudiando as críticas feitas por um determinado locutor em uma emissora local, por ter afirmado que o mesmo não seria candidato, em razão de denúncia da PRE, através da Procuradora Eunice Dantas. O vereador disse que venceu por 6x1, e que o referido locutor deve dizer agora que o mesmo é candidato a deputado estadual. O vereador disse também que nunca recebeu propina de ninguém, e que na Assembleia, caso seja eleito, irá denunciar todos os políticos corruptos.

O vereador Marcos Oliveira (PTC) iniciou desejando boa sorte ao colega Arivaldo de Rezende, candidato a deputado estadual. Na oportunidade, o vereador respondeu à cobrança do colega João Cândido Sobrinho, sobre o início da atuação da Guarda Municipal, informando que o município só está dependendo da liberação das armas por parte do Exército Federal, todavia, por determinação do gestor municipal, o superintendente da SMTT já irá colocar a guarda municipal em atividade na guarnição dos prédios públicos, em função de não oferecer maiores riscos por estarem desarmados. O vereador João Cândido Sobrinho agradeceu ao colega pelos esclarecimentos apresentados. O vereador finalizou condenando a política rasteira que não perdoa nem a vida pessoal dos candidatos.

O vereador José Carlos de Santana (PR) repudiou o que foi dito pelo vereador Gustavo Santana, quando fez referência ao secretário de agricultura Erotildes de Jesus, fazendo chacota por ser o mesmo, portador de diabetes, o vereador Roosevelt Santana parabenizou a lucidez do colega em seu pronunciamento, e endossou suas palavras, repudiando, aquilo que ele chamou de discurso odioso, e na oportunidade, se solidarizou com o secretário Erotildes. O vereador José Carlos combateu às promessas não cumpridas e obras inacabadas e paralisadas pelo atual governo, como a obra da Rodovia que liga Itabaiana ao município de Itaporanga D'ajuda. Para o vereador o, atual governo vive de fantasias. O vereador também criticou políticos que segundo ele, não tem compromisso com o povo de Itabaiana, e que só aparecem em períodos eleitorais.

Encerrada a sessão ordinária do dia 18/09, na Câmara Municipal, o presidente da casa, vereador José Teles de Mendonça convocou nova sessão para a próxima quinta-feira  (20/09), em horário regimental.