Representante do SINTESE, professora Rita de Cássia reconhece ganhos da categoria na atual gestão municipal em palestra proferida na Câmara Municipal

De acordo com a professora Rita, ainda há muito a ser feito, porém, reconhece avanços com a atual gestão do prefeito Valmir de Francisquinho em favor da categoria.

19/10/2018 09:06 - atualizado em 22/10/2018 19:53

Aberta a sessão ordinária do dia 18/10, o presidente da Casa, vereador José Teles de Mendonça (PR) concedeu a palavra a professora Rita de Cássia, coordenadora da subsede agreste do SINTESE em Itabaiana, que proferiu palestra sobre as conquistas de direitos da categoria no município e novos pleitos do sindicato. A vereadora Ivoni Andrade parabenizou a palestrante e pediu mais empenho na cobrança por melhorias na educação local, sobretudo, na reforma de escolas da rede municipal.

O vereador Wagner Menezes (PR) ressaltou que os professores conquistaram muitas vantagens na atual gestão, graças a sensibilidade do gestor atual. O vereador João Cândido Sobrinho (PSB) questionou o escalonamento de regência de classe e perguntou qual o posicionamento do sindicato em relação ao ensino em tempo integral, bem como, perguntou sobre a nucleação que resulta em fechamento de escolas. A professora Rita de Cássia respondeu que nuclear escolas é uma questão complicada porque o aluno nucleado não pode ser tirado da zona rural para a zona urbana, deve ficar na própria zona rural, bem como, ressaltou que ao prédio nucleado deve ser dada uma função social. Por essas razões, a professora disse que o SINTESE irá rever a nucleação. Sobre o ensino em tempo integral, respondeu que é favorável, porém, é contra da forma em que o Estado está fazendo em escolas sem a menor estrutura e investimentos por parte do governo.

O vereador José Roberto (PP) perguntou em que pé está à gestão democrática no município. A professora explicou que o projeto já foi aprovado, foi discutido com o SINTESE, mas que ainda não saiu do papel. O vereador Marcos Oliveira (PTC) parabenizou a palestrante e reconheceu que apesar de tudo que já foi feito na atual gestão em prol da educação, há sempre algo a ser feito, contudo, ressaltou que o município tem contribuído com a evolução da educação local.

Encerrada a sessão ordinária do dia 18/10, o presidente da câmara municipal, vereador José Teles de Mendonça convocou nova sessão para a próxima terça-feira (23/10), em horário regimental.