ir conteudo

Câmara Municipal de Itabaiana

Vereadores repudiaram chacotas e ofensas feitas por Jackson Barreto contra os Valadares, em função do resultado do 2º turno das eleições

30.Out.2018 , atualizado em 31.Out.2018

Para os parlamentares, esse tipo de postura não cai bem para um ex-governador do estado.


Aberta a sessão ordinária do dia 30/10, o presidente da Casa, vereador José Teles de Mendonça (PR), concedeu a palavra ao vereador Gustavo Santana (MDB), que teceu inúmeras críticas ao prefeito Valmir de Francisquinho, inclusive, chamando-o de corrupto e insinuando que a DEOTAP já detectou irregularidades em sua administração. Para o vereador, o prefeito se utilizou de laranjas para desviar recursos oriundos dos impostos arrecadados no matadouro.

O vereador Sinvaldo Góis (MDB) ironizou a ausência de vereadores da situação na sessão ordinária, afirmando que os parlamentares não vieram por conta da derrota de Valadares Filho. O vereador disse que os votos obtidos por Valadares Filho no segundo turno, são os votos de Valmir de Francisquinho. Também disse que Valmir já preparou duas horas de fogos para soltar após a decisão do TSE revertendo a decisão do TRE/SE, que cassou o registro do seu filho Talyson de Valmir. O vereador finalizou dizendo que o Itabaiana de futsal só perdeu para Cumbe, porque Talyson e Valmir assistiram a partida na noite de ontem.

A vereadora Ivoni Andrade (MDB) disse que embora tenha votado em Haddad, deseja que o candidato vitorioso Jair Bolsonaro faça um bom governo. A vereadora criticou a gestão municipal em relação ao que ela classificou como descaso com a Escola Agrícola, que segundo ela, possui vários hectares de terras improdutivas. A vereadora cobrou planejamento da Secretaria de Educação do município, mencionando que a escola em que trabalha necessita de melhorias na infraestrutura. Ela também insinuou em seu pronunciamento, que há indícios de desvios de verba da educação em Itabaiana.

O vereador Paulo Messias (MDB) iniciou o seu pronunciamento parabenizando o governador Belivaldo Chagas pela vitória nas últimas eleições. O parlamentar também se solidarizou com a família do jovem que morreu vítima de acidente automobilístico na Avenida Manuel Antônio dos Santos, em frente ao posto de combustíveis de Chico da Mansinha, oportunidade em que cobrou à instalação de semáforos no local, com o objetivo de evitar outras tragédias. O vereador disse que ao ser questionado pela população do Bairro Miguel Teles sobre a continuidade das obras de pavimentação do bairro, informou que os recursos já se encontram em conta, e que já se iniciou à obra de drenagem das ruas daquele núcleo habitacional, oportunidade em que parabenizou o gestor municipal.

O vereador João Cândido Sobrinho (PSB) iniciou o seu pronunciamento repudiando o comportamento que ele classificou como reprovável, do candidato derrotado ao senado, Jackson Barreto, ao fazer chacota do candidato derrotado Valadares Filho. Segundo o vereador, tal conduta foi vergonhosa. O vereador Wagner Menezes pediu aparte e também lamentou à postura de Jackson Barreto, questionando se Jackson olhou para o próprio passado? O vereador João Cândido chamou a atenção da vereadora Ivoni Andrade para que deixe de lado às querelas políticas, e interceda junto ao seu líder Luciano Bispo, para que busquem os recursos necessários para pavimentar às estradas vicinais, já que o prefeito garantiu que irá dar autorização de uso de soslo do município. A vereadora Ivoni Andrade pediu aparte e parabenizou o vereador pelo pronunciamento, e garantiu que irá interceder junto ao presidente da Alese, que deve assumir o governo do estado durante o período de descanso do governador Belivaldo Chagas, após às eleições, para que essas obras de pavimentação de estradas vicinais sejam feitas em Itabaiana, o quanto antes.

O vereador Wagner Menezes (PR) iniciou o seu pronunciamento chamando a atenção dos colegas para uma reflexão em relação aquilo se diz e se faz. O vereador parabenizou à vereadora Ivoni Andrade por ter cobrado à atuação da guarda municipal em Itabaiana, bem como, vereador concordou com a cobrança de instalação de um semáforo na esquina do posto de Chico da Mansinha, porém rebateu às críticas do vereador Sinvaldo Góis, que atribuiu à culpa do acidente ao município. Também lamentou que o vereador tenha dito que Talyson e Valmir são os culpados pela derrota do Itabaiana de futsal, quando ao invés de falar tanta bobagem, deveria usar seu tempo na tribuna para tratar de coisas mais úteis. Lamentou também o pronunciamento do vereador Gustavo Santana, por ter dito que o jumento se envergonha de ter recebido o mesmo título de melhor prefeito, recebido por Valmir de Francisquinho.

O vereador José Virtuozo (SD) iniciou o seu pronunciamento dizendo que se a gente não mudar, o Brasil também não muda, pois, às pessoas precisam ser mais conscientes do ponto de vista eleitoral e político. O vereador também lamentou a chacota feita por Jackson Barreto contra Valadares Filho e seu pai, o Senador Valadares, declarando que o mesmo foi muito infeliz ao gravar um vídeo humilhando o candidato derrotado. O vereador também falou sobre a importância da substituição de canos de ferro por tubos de PVC por parte da DESO, bem como, do sistema de captação flutuante, que segundo ele, irá beneficiar bastante a população Itabaianense. O vereador também falou sobre a importância de instalação do sistema de captação de energia solar nos prédios públicos, porque representa economia para erário.

O vereador José Roberto (PP) parabenizou o vereador José Virtuoso pela ideia relativa à instalação de placas de captação de energia solar nos prédios públicos. O vereador também se dirigiu a vereadora Ivoni Andrade, requerendo que a mesma interceda junto ao governo do estado, para que às medidas necessárias à efetivação da pavimentação asfáltica ocorra o quanto antes nas estradas vicinais. O vereador parabenizou o deputado André Moura, porque mesmo tendo sido derrotado nas urnas, continua trabalhando em Brasília, e segundo o vereador, teve participação fundamental na aprovação do piso salarial dos agentes de saúde e endêmicas. O vereador, inclusive, lamentou à baixa votação obtida por André Moura em Aracaju, pouco mais de 30 mil votos, sendo que segundo o ele, o parlamentar levou mais de 50 milhões de reais em obras para à capital sergipana, concluindo que o eleitor aracajuano foi ingrato com o deputado e líder do governo Temer.

Encerrada a sessão ordinária do dia 30/10, o presidente da câmara, vereador José Teles de Mendonça convocou nova sessão para a próxima terça-feira (06/11), em horário regimental, explicando na oportunidade, que não haverá sessão na quinta-feira (01/11), em razão das obras de reforma do prédio da câmara, que por sua vez, já estão em fase de conclusão.

30.Out.2018 , atualizado em 31.Out.2018
Câmara Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo