CÂMARA MUNICIPAL PROMOVE PALESTRA SOBRE AS OBRAS DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO E DRENAGEM PLUVIAL DE ITABAIANA

02.Abr.2019

A presidente da câmara, Ivoni Lima de Andrade, abriu a sessão convidando o vereador José Roberto para fazer a leitura da ata da sessão anterior. No grande expediente o superintendente Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Olivier Chagas, falou sobre as Obras de Esgotamento Sanitário e Drenagem Pluvial de Itabaiana-Se. O Superintendente começou a palestra ressaltando a importância da água para o homem diariamente. Em seguida, explicou como o Projeto Águas de Sergipe é desenvolvido no estado. Trouxe alguns dados sobre os investimentos do programa e as principais obras do PAS na Região de Itabaiana, como a revitalização dos perímetros irrigados, reflorestamento de matas ciliares, combate indevido ao uso de agrotóxicos, capacitação de agricultores e familiares para a cultura agroflorestal, painel de segurança na barragem, estação elevatória e estação de tratamento de esgoto, segunda etapa do esgoto-rede, drenagem pluvial-macro e micro. O vereador Moisés Mendonça parabenizou o superintendente por estar em busca de melhorias para Itabaiana. Abordou também os problemas da falta de água em diversas áreas da cidade por mais de 15 dias.

O vereador Rosevelt Santana falou que o governo do estado precisa investir mais na conscientização da sociedade sobre a crise hídrica. O parlamentar José Teles questionou se esses investimentos do governo do estado trarão benefícios imediatos em relação aos transtornos que a população de Itabaiana sofre quando há chuvas. Falou também sobre o nível de poluição das barragens. O vereador José Carlos de Santana agradeceu a participação dos alunos do Colégio Sagrado Coração de Jesus e parabenizou a luta do superintendente em prol de melhorias para Itabaiana. O parlamentar Marcos Oliveira trouxe a problemática da comunidade da Cajaíba que tem sido prejudicada por não conseguirem fazer mais a irrigação em seus perímetros. O vereador Arivaldo de Rezende falou sobre o caso do açude da Marcela, pedindo ao superintendente que crie estratégias para melhorar a vida dos pescadores. O parlamentar Vagner Menezes pediu para que o tratamento da barragem jacarecica seja eficaz. Falou também sobre a necessidade do reflorestamento da barragem. O vereador José Virtuoso falou sobre as suas indicações ao governo do estado em prol das barragens do município.

Em resposta aos parlamentares, o superintende Olivier Chagas garantiu que a DESO abastece 90% das residências em Sergipe. Apontou que a mídia faz um recorde das problemáticas da companhia, mas não ressalta o trabalho que é desenvolvido para atender os sergipanos. Anunciou uma obra do governo na duplicação da adutora do agreste e ressaltou que é preciso uma campanha de publicidade forte para mostrar o que estão fazendo e principalmente para conscientizar a população. Ponderou que está buscando garantir os resultados de todos os investimentos direcionados para as Obras de Esgotamento Sanitário e Drenagem Pluvial de Itabaiana. Informou também que o governo do estado está buscando atender o Alto Sertão.

O vereador José Virtuoso falou sobre os maus tratos dos animais e exibiu um vídeo sobre o uso de animais para rituais de magia negra em Itabaiana. O parlamentar Arivaldo de Rezende voltou a falar sobre a reabertura do Matadouro Municipal. Pediu para que os deputados de Itabaiana se posicionem e lutem pela reabertura.

NA ORDEM DO DIA FORAM APROVADOS OS PROJETOS E MENÇÕES

Projeto de LEI Nº 35/2019 de autoria da presidente Ivoni Lima de Andrade que assegura matrícula para o aluno portador de qualquer deficiência na Escola Municipal mais próxima da sua residência.

Projeto e LEI Nº 32/2019 de autoria do vereador Arivaldo de Rezende dispõe sobre inserção de mensagem informativa na contracapa do carnê de IPTU especificando quais contribuintes tem direito a isenção do tributo e dá outras providências.

APROVADO EM 3ª VOTAÇÃO E REDAÇÃO FINAL

Projeto de Decreto Legislativo Nº 03/2019 de autoria do vereador José Carlos de Santana que concede o Título Cidadão ao Sr. Matheus Leite Nascimento

MOÇÃO Nº 12/2019 de autoria da presidente Ivoni Lima de Andrade que parabeniza o Desembargador Dr. Vlademir Souza Carvalho em razão de sua posse como presidente do TRF 5ª Região.

ASCOM/CMI

02.Abr.2019