FUNÇÃO SOCIAL DO IFS E VALORIZAÇÃO DA CULTURA FORAM TEMAS NA SESSÃO DESTA TERÇA-FEIRA (23)

23.Abr.2019 , atualizado em 23.Abr.2019

Na sessão desta terça-feira (23), a presidente da Câmara, Ivoni Lima de Andrade convidou o vereador Roosevelt Santana para fazer a leitura da ata da sessão anterior. No grande expediente o diretor geral do Campus IFS, Itabaiana, José Rocha Filho falou sobre o papel social que a instituição de ensino possui em Itabaiana. Ressaltou os cursos que são oferecidos a população, como cursos técnicos, integrados e subseqüentes. Enfatizou ainda a oferta em curso superior em Tecnologia e Logística e Ciência da Computação, este último, um dos mais procurados por alunos do estado e de outras regiões do país. O diretor falou sobre a sua chegada no campus em 2010 e as mudanças significativas que o IFS trouxe para Itabaiana. Propôs estratégias de melhorias para região como segurança e transporte público para os estudantes.

O vereador Roosevelt Santana sugeriu que o Instituto realizasse um convênio com o estado para utilizar o Ginásio Chico do Canta Galo, situado em Itabaiana. O vereador Marcos Oliveira disse que a câmara estará à disposição do instituto e sugeriu o curso de técnico em comércio para fomentar a nossa cultura empreendedora e qualificar os profissionais do comércio itabaianense.  O parlamentar João Cândido falou sobre a importância de se implantar um módulo da PM para dar mais segurança à região. O vereador José Carlos de Santana se colocou a disposição do Instituto e parabenizou o trabalho que tem sido realizado em Itabaiana. A presidente Ivoni Lima de Andrade falou da sua alegria e orgulho em ter a instituição sediada em Itabaiana, oferecendo educação de qualidade para a nossa juventude. Parabenizou a coordenação do campus por conduzir os trabalhos da instituição com excelência, gerando desenvolvimento para o município.

O diretor do Campus falou que em 2018 a instituição tinha 661 alunos e a estimativa para este ano é de 1.200 alunos. Explicou também que a instituição possui um projeto de arborização. No grande expediente o vereador Sinvaldo Gois pediu para a Secretaria de Saúde de Itabaiana melhorar o atendimento das UBS’s para não superlotar o Hospital Regional de Itabaiana. Pediu para que os deputados de Itabaiana unam-se para ampliar o atendimento da saúde no município. Pediu também para que os deputados melhorem as estradas da nossa região.  O vereador Paulo Messias respondendo a algumas polêmicas geradas em redes sociais, falou que ele e o parlamentar Sinvaldo Gois não possuem condições para assumir o poder executivo do município. O vereador Moises Mendonça disse que na história do município de Itabaiana, o prefeito Valmir de Francisquinho foi o único que olhou para o Povoado Taboca. O parlamentar Marcos Oliveira voltou a falar sobre a pesquisa realizada pelo SISAGUA nas barragens de Itabaiana. Relatou que a ANVISA emitiu uma nota confrontando os dados da pesquisa. O vereador solicitou uma resposta do órgão responsável para esclarecer melhor o caso à população.

A presidente Ivoni Lima de Andrade falou sobre a importância de valorizar as instituições culturais de Itabaiana, como a quadrilha ‘Balança Mais Não Cai’, e a Chegança de Zé da Biné. A presidente falou também sobre a sua atuação em seus mandatos enquanto vereadora na defesa do seu grupo e no trabalho pelo desenvolvimento de Itabaiana. O vereador João Cândido disse que não sabe quando os problemas com a DESO serão solucionados. Falou sobre encanações no município que datam de 1963 com materiais que além de estarem em desuso, causam problemas de saúde como o câncer.

FOI APROVADO EM 3ª VOTAÇÃO E REDAÇÃO FINAL POR UNANIMIDADE DOS PRESENTES:

Projeto de Lei Nº 48/2019 de autoria do Poder Executivo que concede subvenção à Sociedade Beneficente dos Trabalhadores de Itabaiana e dá outras providências.

ASCOM/CMI

23.Abr.2019 , atualizado em 23.Abr.2019