CÂMARA MUNICIPAL PROMOVE PALESTRA SOBRE O TRATAMENTO E O CONSUMO DE ÁGUA EM SERGIPE

25.Abr.2019 , atualizado em 25.Abr.2019

A presidente da Câmara, Ivoni Lima de Andrade abriu a sessão desta quinta-feira (25), convidando o vereador Paulo Messias para fazer a leitura da ata da sessão anterior. No grande expediente, o químico industrial Marcelo Lima falou sobre a questão da água no estado de Sergipe e, especialmente no município de Itabaiana, explicando o relatório do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade de Água para Consumo Humano (Sisagua), do Ministério da Saúde (MS), que colocou Sergipe na 9ª posição entre os estados brasileiros que registram a presença dos 27 tipos de agrotóxicos classificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), como extremamente ou altamente tóxico.

Marcelo Lima respondeu algumas perguntas dos parlamentares, como a do vereador Marcos Oliveira que cogitou possibilidade dos 27 agrotóxicos fazerem mal a saúde e o vereador Roosevelt que questionou a coloração da água e tubulações antigas. O gerente operacional regional centro-oeste da DESO, Vitor dos Santos Almeida falou sobre a necessidade de ampliar a substituição das redes de água em Itabaiana. O parlamentar Gustavo Américo falou sobre o esgotamento e drenagem da água. O vereador José Virtuoso falou sobre caixas de água nas calçadas sem tampas, causando riscos para a sociedade. O coordenador de Produção da DESO, Manoel Ciro Vieira falou sobre os hidrômetros e as ações que a DESO irá realizar para evitar possíveis acidentes.

O parlamentar José Roberto falou sobre os questionamentos que recebe da população sobre a falta de água e a sua preocupação sobre os riscos da privatização da empresa. O vereador Vagner Menezes cobrou mais investimentos do governo do estado para melhorar as condições de tratamento da água. O parlamentar José Teles questionou os técnicos da DESO sobre a pesquisa do Sisagua que identificou 27 agrotóxicos nas barragens de Itabaiana.  A presidente Ivoni Lima de Andrade falou sobre a sua responsabilidade enquanto representante da população em trazer os questionamentos da sociedade para que através da DESO, todos os assuntos sejam esclarecidos.

O coordenador de Produção da DESO falou sobre a leitura dos hidrômetros e as possibilidades de haver erro humano. O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos do Estado de Sergipe, Silvio Ricardo Sá explicou sobre a disponibilidade hídrica para abastecer o estado e sobre a polêmica em torno da possível privatização da DESO. No grande expediente não houve oradores devido ao tempo reservado para as palestras.

A presidente Ivoni Lima de Andrade enfatizou que o governador do estado foi um dos únicos gestores a conversar com os técnicos para tentar solucionar os problemas existentes e para dar melhor qualidade de vida às pessoas. Na ordem do dia foram aprovados por unanimidade dos presentes:

Projeto de Decreto Legislativo Nº 05/2019 de autoria do vereador Gustavo Américo Máximo Santana Costa que concede título de cidadão Itabaianense a Luiz Antônio Mitidieri.

EM SEGUNDA VOTAÇÃO

Projeto de Decreto Legislativo Nº 04/2019 de autoria do vereador Gustavo Américo Máximo Santana Costa que concede Título de Cidadão Itabaianense à Sra. Fabiana da Silva Resende.

EM VOTAÇÃO ÚNICA

Moção Nº 16/2019 de autoria da Presidente Ivoni Lima de Andrade em moção de congratulação ao Governador Belivaldo Chagas pela passagem do seu aniversário natalício, ocorrido no dia 19 de abril do corrente ano.

ASCOM/CMI

25.Abr.2019 , atualizado em 25.Abr.2019