LIA DO LAR FOI HOMENAGEADA NA SESSÃO DESTA QUINTA-FEIRA (09), PELA SUA DEDICAÇÃO AOS 43 FILHOS

09.Mai.2019

Na sessão desta quinta-feira (09), a presidente Ivoni Lima de Andrade convidou o vereador e 1º Secretário, Paulo Messias para fazer a leitura da ata da sessão anterior. No grande expediente, Maria dos Prazeres Santos Fraga, mais conhecida como Dona Lia do Lar falou sobre as suas experiências como mãe de 43 filhos, dentre crianças, adolescentes e adultos. Há 38 anos Dona Lia carrega a missão de criar e educar 43 filhos, dentre eles biológicos e adotivos. Lia conta que o seu cuidado e amor são iguais para com todos. Orgulha-se ao falar que 3 dos seus filhos já se formaram e atuam no mercado de trabalho. Disse ainda que tudo que possui foi são doações dos Itabaianenses que sempre estenderam as mãos para ela e seus filhos.

No grande expediente o vereador Moisés Mendonça lamentou o fato de pessoas que usaram o caso do cemitério para atingir o prefeito de Itabaiana. Criticou também o jornalismo que é feito em Itabaiana de maneira tendenciosa. O vereador Arivaldo de Rezende falou sobre a sua indicação para ampliação do cemitério do Povoado Terra Dura. Parabenizou o presidente Bolsonaro pelo decreto que facilita o porte de arma para políticos. O parlamentar José Roberto Oliveira falou sobre a falta de colírios na Secretaria de Saúde do município. Ressaltou que durante a gestão de Carminha Mendonça a medicação não faltava. Pediu para que os profissionais do posto médico do povoado Mangueira trate melhor os pacientes, pois a população tem levado reclamações para o vereador. Cobrou a instalação de um posto de saúde 24h.

O vereador Sinvaldo Gois falou em defesa da Igreja Santo Antônio e Almas de Itabaiana que foi notificada pelo Ministério Público para regular o volume do som que é transmitido há décadas pela igreja. Solicitou a Secretaria de Obras para realizar uma operação tapa buracos nas etapas do Bairro Queimadas.  Pediu também para que seja realizada a limpeza e capinagem nas localidades do Jardim Marcela, Luiz Gonzaga e Santa Mônica. Agradeceu a Secretaria de Obras que está realizando a limpeza no Bairro da Torre. O vereador José Carlos de Santana defendeu também os católicos de Itabaiana e a igreja que foi notificada pelo Ministério Público por ter recebido denúncia de morador que se sentiu incomodado com o som. O vereador Roosevelt Alves falou sobre o processo para aquisição de armamento para a Guarda Municipal de Itabaiana. Ressaltou que até a festa dos caminhoneiros a guarda já estará bem preparada para dar melhor segurança a população. Lamentou a atitude do governo no corte dos 30% dos recursos destinado para a educação, sendo que só no IFS de Itabaiana serão mais 450 mil reais cortados.

O parlamentar Marcos Oliveira falou sobre a importância da educação na formação de qualquer sociedade. Discutiu sobre os prejuízos que o corte na educação irá causar no país. Falou também sobre o reforma da previdência e seus impactos principalmente para os mais carentes. Afirmou que nenhum governo sério realiza corte na educação.

NO GRANDE EXPEDIENTE FORAM APROVADOS POR UNANIMIDADE DOS PRESENTES

Projeto de Lei Nº 44/2019 de autoria do vereador Arivaldo de Rezende que dispõe a obrigatoriedade de Petshop, clínicas veterinárias e estabelecimentos do ramo, no âmbito do município de Itabaiana/SE, fixarem cartazes que facilitem e incentivem a adoção de animais e dá outras providências.

Projeto de Lei Nº 53/2019 de autoria do vereador Arivaldo de Rezende que institui o dia Municipal do motociclista e do trabalhador motociclista no âmbito do Município.

Projeto de Lei Nº 54/2019 de autoria do vereador Arivaldo de Rezende que dispõe sobre a instalação de banheiro químicos adaptados as necessidades de pessoas com deficiência nos eventos de qualquer natureza no municipal de Itabaiana/SE e dá  outras providências.

ASCOM/CMI

09.Mai.2019