CÂMARA PROMOVE PALESTRA SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O DESENVOLVIMENTO PLENO DAS CRIANÇAS DA 1ª INFÂNCIA

23.Mai.2019

Na manhã desta quinta-feira (23), a presidente Ivoni Lima de Andrade fez a abertura da sessão convidando o vereador Gustavo Américo para fazer a leitura da ata da sessão anterior. E em alusão a Semana do Bebê, no grande expediente a nutricionista, Adriana Maria Figuerêdo Batista falou sobre a relevância das Políticas Públicas para o desenvolvimento pleno das Crianças da 1ª infância. Traçou um panorama da Primeira Infância no Brasil, com indicadores que demonstraram o estado de pobreza e extrema pobreza no país. Disse que o Brasil precisa investir na primeira infância para diminuir as desigualdades sociais. Mostrou também o que já existe na Legislação Brasileira em relação à primeira infância, explicando sobre o Marco Legal da Primeira Infância: Lei Nº 13.257, de 8 de março de 2016- uma lei que pavimenta o caminho entre o que a ciência diz sobre as crianças, do nascimento aos 6 anos, e o que deve determinar a garantia dos direitos da criança. Abordou também sobre a Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil em Itabaiana com apoio da Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Social. A Secretária Municipal de Saúde, Mara Rúbia agradeceu a presença de todos os presentes e parabenizou a câmara de vereadores por trazer um tema relevante para a sociedade.

No grande expediente o vereador Sinvaldo Gois falou sobre a problemática da BR 235 que na última quarta-feira (22), teve a rotatória fechada. O parlamentar explicou que o presidente da Assembleia Legislativa Luciano Bispo estará reunido com a diretoria do DNIT para tentar resolver a situação. Pediu a gestão municipal que faça a reforma do Colégio Agrícola. O parlamentar João Cândido também falou sobre o fechamento da rotatória da BR 235 nas imediações do Shopping Peixoto. O vereador questionou o DNIT e a prefeitura por tirar o retorno que dá acesso ao município de Campo do Brito, gerando mais acidentes com as ‘roubadinhas’ de alguns condutores. Pediu para que os representantes políticos unam forças para resolver a problemática das rodovias da região. O parlamentar Marcos Oliveira falou sobre a importância da realização da Semana do Bebê. Demonstrou também a sua preocupação com a necessidade de se realizar a coleta seletiva de lixo. Falou sobre a logística da destinação do lixo de Itabaiana que tem sido levado para outro município. O vereador José Virtuoso falou a audiência que acontecerá no dia 29 de Maio no Ministério Público. Pediu aos vereadores que levem as suas pautas. O parlamentar José Carlos de Santana falou sobre as dificuldades que a população irá enfrentar com o fechamento da rotatória nas proximidades do Shopping.

ASCOM/CMI

23.Mai.2019