CÂMARA PROMOVE REFLEXÃO SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

15.Ago.2019

Na manhã desta quinta-feira (15), a presidente Ivoni Lima de Andrade fez a abertura da sessão, convidando o vereador Marcos Oliveira para fazer a leitura da ata da sessão anterior. No grande expediente, a coordenadora da Procuradoria da Mulher na ALESE, Rosimeire Santos, falou sobre como as políticas de combate a violência da mulher são desenvolvidas no estado. Em seguida, a psicóloga e representante da coordenadoria da mulher no Tribunal de Justiça, Sabrina Duarte Cardoso trouxe dados sobre o feminicídio no Brasil, apontando o país como o 5º mais violento do mundo. Mostrou também que o estado de Sergipe está na 20ª posição na unidade da Federação em relação as taxas de homicídios femininos.  Já Itabaiana, aparece em segundo lugar como o município sergipano com a maior taxa de violência contra a mulher. Na ocasião, falou sobre os Programas e Projetos da Coordenadoria da Mulher TJSE, com o os programas educativos:  programa interior em Rede e projeto em Sala de Aula, projeto Viver em Família, projeto meu Alvo é a Paz e Projeto Conectando com o Social.  Trouxe também boas práticas dos municípios no combate à violência contra a mulher.

A delegada de polícia, Josefa Valéria Nascimento falou sobre os casos de violência que já acompanhou no estado. Parabenizou a câmara por trazer um tema tão sensível e importante para a sociedade. A advogada criminalista, Valdilene Cruz mostrou para os presentes os tipos de violência contra a mulher e a importância da Lei Maria da Penha. Disse que espera que um dia essa lei não exista e que a sociedade aprenda a respeitar a mulher. Ressaltou ainda sobre a importância da criação dos filhos no respeito a diversidade.

Ainda no grande expediente o vereador Arivaldo de Rezende falou sobre o abandono dos animais em Itabaiana. Levantou ainda o questionamento do apoio do parlamentar José Carlos de Santana ao projeto que prevê o aumento do número de vereadores de 14 para 17. O vereador José Virtuoso apresentou um vídeo mostrando o seu trabalho em prol da casa animal em Itabaiana.

15.Ago.2019