CONFIRA COMO FOI A SESSÃO DESTA QUINTA-FEIRA (22)

22.Ago.2019

Na manhã desta quinta-feira (22), a presidente Ivoni Lima de Andrade fez a abertura da sessão, convidando o parlamentar Marcos Oliveira para fazer a leitura da ata da sessão anterior. No grande expediente o estudante do Colégio Estadual Murilo Braga, Adson de Brito Pereira, que foi selecionado no Programa Parlamentar Jovem Brasileiro, falou sobre os projetos que pretende desenvolver com a juventude de Itabaiana. Abordou sobre a preservação patrimonial através do incentivo de escolas públicas e particulares do Ensino Fundamental e Médio, voltado para o Museu Nacional do Brasil que foi destruído num incêndio em 2018, e também pautando a questão do indígena no território brasileiro.

No grande expediente o vereador Sinvaldo Gois pediu apoio aos vereadores para contribuir com o bloco Maria Batom e Acorda Itabaiana. Pediu ao responsável da Cohidro que ligue as bombas nos povoados Ribeira e Mangabeira. Pediu a prefeitura que faça a limpeza na Moita Formosa. Agradeceu a Secretaria de Obras pelos serviços que estão sendo realizados no Bairro Bananeiras. Pediu mais atenção da SMTT de Itabaiana na conscientização da população e nos reparos dos semáforos.  O parlamentar João Cândido Sobrinho disse que os vereadores da casa precisam sensibilizar o prefeito para a alteração do projeto de lei complementar Nº 07/2019 que altera o salário dos servidores públicos municipais, proposto na tabela pelo poder executivo em apenas 15%, para o vereador, este valor ainda estará abaixo do salário mínimo, sendo uma vergonha para Itabaiana. Sugerindo que seja corrigido sob o salário base.

O vereador Moises Mendonça falou sobre a sua decisão em retirar o projeto Nº 07/2019 para apreciação dos pares. Disse que tem a maior alegria em poder aprovar projetos que aumentam o salário dos servidores públicos de Itabaiana. Ressaltou que Itabaiana nos últimos 6 anos foi o único município a dar reajuste salarial aos servidores públicos. Enfatizou que o atual gestor de Itabaiana foi o prefeito que mais fez pelo município.

A presidente Ivoni Lima de Andrade falou sobre o dia do Folclore, enfatizando os movimentos culturais de Itabaiana que tanto orgulha o seu povo, como a Chegança de Zé de Biné e a quadrilha Balança ‘Mais’ Não Cai. Pediu para que as Escolas da Rede Municipal busquem trabalhar a nossa cultura não apenas nos dias de hoje, mas que nossas crianças se identifiquem e valorizem a nossa história para que ela não morra. Parabenizou também o estudante do Colégio Estadual Murilo Braga, Adson de Brito Pereira, que foi selecionado no Programa Parlamentar Jovem Brasileiro.

22.Ago.2019