CÂMARA PROMOVE PALESTRA SOBRE A HISTÓRIA DE ITABAIANA

27.Ago.2019

Na manhã desta terça-feira (27), a presidente Ivoni Lima de Andrade fez a abertura da sessão convidando o primeiro secretário Paulo Messias para fazer a leitura da ata da sessão anterior. No grande expediente o historiador e pesquisador José de Almeida Bispo abordou a história de Itabaiana em breves relatos. Iniciou o seu discurso falando sobre a fundação de São Cristóvão. Falou sobre a formação da cidade de Itabaiana e suas lendas, iniciando com uma linha do tempo na história de 1506, passando por 1697 quando o governo colonial cumpre a ordem do rei e emancipa o arraial de Santo Antônio da Itabaiana, que vira sede municipal até chegar em 1988 onde Chico de Miguel deixa a Prefeitura Municipal depois de 16 anos de poder e 38 anos do seu grupo.

No grande expediente o vereador Sinvaldo Gois parabenizou os 131 anos da cidade de Itabaiana, se solidarizou com as famílias dos quatro jovens que morrem nesta semana. Parabenizou também a reforma da Assembleia Legislativa de Sergipe e da TV Alese. Questionado sobre o Ceasa, disse que em breve será inaugurado, sendo um grande marco na cidade de Itabaiana. O parlamentar Moises Mendonça falou sobre as possíveis taxas que serão cobradas aos comerciantes que irão se instalar no Ceasa de Itabaiana. Disse que qualquer empresa que assumir a administração do Ceasa quer visar lucros. Trouxe questionamentos de feirantes que não querem instalar suas bancas no Ceasa e que temem as futuras mudanças no funcionamento da feira livre de Itabaiana.

O parlamentar Marcos Oliveira parabenizou o grupo Frangos da Serra por iniciar as comemorações do aniversário de Itabaiana com um trilhão e o grupo Permita-se por evidenciar e incentivar a prática de esporte em Itabaiana. Convidou a população para participar das festividades de aniversário do município com shows religiosos e os tradicionais blocos “Acorda Itabaiana e Maria Batom”. Mostrou-se também preocupado com o funcionamento do Ceasa. A presidente Ivoni Lima de Andrade falou sobre as palestras que ocorrerão no dia 03 de setembro sobre os regulamentos e diretrizes para as eleições municipais de 2020. Respondeu também aos colegas vereadores sobre o funcionamento do Ceasa, dizendo que a localidade precisa de uma rotatória para facilitar o acesso das pessoas até o local.

NA ORDEM DO DIA FORAM APROVADOS

Projeto de Lei Nº 72/2019 de autoria do vereador José Teles de Mendonça que dispõe sobre o nome da Praça Manoel de Oliveira Santos (Mané de Dona)

Projeto de Lei Nº 17/2019 de autoria do vereador José Teles de Mendonça que dispõe sobre nome de Posto de Saúde Antônio Teles de Mendonça e dá outras providências.

2ª VOTAÇÃO

Projeto de Lei Nº 75/2019 de autoria da mesa diretora que regulamenta a concessão de diárias para viagens a vereadores e servidores da Câmara Municipal de Itabaiana.

Projeto de Lei Nº 77/2019 de autoria do vereador Wagner Menezes de Andrade que institui no calendário Municipal de Itabaiana o Dia 13 de Outubro, como o Dia da Santa Irmã Dulce dos Pobres

3ª VOTAÇÃO

Projeto de Lei Nº 65/2019 de autoria do vereador Arivaldo de Rezende que institui no âmbito do município de Itabaiana/SE o programa fila zero de atendimento de pessoas diagnosticada com neoplasia.

Projeto de Lei Nº 73/2019 de autoria do vereador Marcos Vinicius Lima de Oliveira que autoriza o Chefe do Poder Executivo e Legislativo Municipal a conceder 01 (um) dia de folga remunerada aos servidores públicos municipais efetivos, na data de seus respectivos aniversários e dá outras providências.

Projeto de Lei Nº 74/2019 de autoria do vereador Wagner Menezes de Andrade que dispõe de nome da Travessa Mário Militião de Gois.

Projeto de Decreto Legislativo Nº 14/2019 de autoria do vereador Marcos Vinicius Lima de Oliveira que concede o Título de Cidadão Itabaianense ao senhor Alan Matheus dos Santos Mota.

Projeto de Decreto Legislativo Nº 15/2019 de autoria do vereador Marcos Vinicius Lima de Oliveira que concede o Título de Cidadão Itabaianense à senhora Dionei de Souza Lessa.

Projeto de Decreto Legislativo Nº 16/2019 de autoria do vereador Wagner Menezes de Andrade que concede Título de Cidadão Itabaianense ao Sr. Josivaldo Nivaldo de Souza e dá outras providências.

27.Ago.2019