CONFIRA COMO FOI A SESSÃO DESTA QUINTA-FEIRA (29)

29.Ago.2019

Na manhã desta quinta-feira (29), a presidente Ivoni Lima de Andrade convidou o vereador João Cândido Sobrinho para fazer a leitura da ata da sessão anterior. No grande expediente a presidente Ivoni Lima de Andrade falou sobre a brilhante cerimônia da solenidade de entrega da Comenda Sebrão Sobrinho. Fez a leitura do projeto de decreto Legislativo do ano 2018 de autoria do ex-presidenta da câmara, José Teles de Mendonça que dispões sobre a Comenda Sebrão Sobrinho e foi aprovado pelos 14 vereadores da casa.

O vereador Arivaldo de Rezende parabenizou a polícia por estar trabalhando no turno da noite. Disse que os usuários de drogas de Itabaiana terão que sair da cidade, pois a delegacia de Itabaiana está sob novo comando. Afirmou que o ex-deputado José Carlos Machado acabou com a carreira política de João Alves Filho.  Disse ainda que José Carlos Machado só foi eleito graças ao deputado estadual Luciano Bispo de Lima. O vereador Sinvaldo Gois Alertou a CPRV sobre os riscos causados por cavalos soltos nas rodovias e cobrou ao governo do estado que olhe para as estradas da nossa região. Solicitou do município limpeza e manutenção no Loteamento Jardim Marcela. Parabenizou o governo pela melhoria na saúde do estado e em Itabaiana. Pediu a João Eloy mais segurança em Itabaiana devido aos cinco assassinatos ocorridos nos últimos quinze dias. Pediu para que a GETAM faça mais monitoramentos a noite. Finalizou parabenizando os blocos Acorda Itabaiana e Maria Batom, além dos eventos religiosos que aconteceram na praça de eventos.

O parlamentar Paulo Messias falou sobre reivindicações de agentes administrativos que o procuraram. Disse que o prefeito Valmir precisa valorizar os seus servidores. Afirmou que todos os vereadores aprovaram o reajuste salarial dos servidores que foi concedido na gestão da ex-prefeita Carminha Mendonça. Pediu ao líder do prefeito que informe o nome das ruas que serão calçadas no Bairro Miguel Teles de Mendonça. Disse ainda que assim como a lista está demorando a sair, teme que aconteça o mesmo com o início das obras. O vereador Moises Mendonça parabenizou os eventos religiosos que aconteceram nos últimos dias. Parabenizou os homenageados pela Comenda Sebrão Sobrinho e repudiou a fala da presidente Ivoni Lima de Andrade sobre a falta de alguns vereadores na solenidade do último dia 28 de Agosto.

O vereador João Cândido Sobrinho parabenizou a presidente Ivoni Lima de Andrade pela organização da solenidade de entrega da Comenda Sebrão Sobrinho. Falou sobre as promessas de melhorias na segurança do município que ainda não é uma realidade, pois segundo ele, a criminalidade ainda impera na cidade, além do alto índice de homicídios. O parlamentar João Cândido pediu ainda para que a presidente Ivoni Lima de Andrade convide o Secretário de Segurança Pública para trazer maiores esclarecimentos sobre a segurança de Itabaiana.  O vereador falou também sobre o Marketing da prefeitura na divulgação do valor de 6 milhões que não conferem com a pavimentação de ruas no Bairro Miguel Teles. Segundo ele, o valor ultrapassa os 10 milhões. O parlamentar Wagner Menezes falou que qualquer vereador pode pedir informações sobre pavimentação de ruas na Secretaria de Obras do Município. Disse também que todas as ruas que estão sendo calçadas estão sendo acompanhadas da rede de esgoto. Falou que o Bairro Miguel Teles terá 100% do bairro pavimentado.

O vereador Marcos Oliveira falou sobre o tom do pronunciamento da presidente Ivoni Lima de Andrade sobre a solenidade de entrega da Comenda Sebrão Sobrinho. Parabenizou os homenageados que receberam a Comenda na noite de ontem, citando as contribuições que eles deram para Itabaiana. O parlamentar trouxe a relação de 33 ruas que serão pavimentadas no município, sendo que 18 são no Bairro Miguel Teles. Pediu para que os vereadores reconheçam o trabalho que vem sendo feito pela gestão do prefeito Valmir dos Santos Costa.

FORAM APROVADOS:

1ª VOTAÇÃO:

Projeto de Lei Nº 61/2019 de autoria do vereador Gustavo Máximo Santana Costa que dispõe sobre a criação da Câmara mirim em Itabaiana e dá outras providências.

Projeto de Lei Nº 81/2019 de autoria do vereador Wagner Menezes de Andrade que dispõe sobre a política municipal de Promoção de Campanha de Conscientização contra Dengue, Zika e Chikungunya em farmácias de nosso município.

2ª VOTAÇÃO:

Projeto de Lei Nº 72/2019 de autoria do vereador José Teles de Mendonça que dispõe sobre o nome da Praça Manoel de Oliveira Santos (Mané de Dona).

Projeto de Lei Nº 76/2019 de autoria do vereador Arivaldo de Rezende que proíbe a venda de bebidas alcoólicas a 300 metros dos cemitérios do município de Itabaiana no dia que se celebra dia dos finados.

Projeto de Decreto Legislativo Nº 17/2019 de autoria do vereador Roosevelt Alves de Santana que concede Título de Cidadão Itabaianense ao Sr. José Dácio dos Santos e dá outras providências.

3ª VOTAÇÃO:

Projeto de Lei Nº 71/2019 de autoria do vereador José Teles de Mendonça que dispõe sobre nome de Posto de Saúde Antônio Teles de Mendonça e dá outras providências.

Projeto de Lei Nº 75/2019 de autoria da mesa diretora que regulamenta a concessão de diárias para viagens a vereadores e servidores da câmara municipal de Itabaiana.

´Projeto de Lei Nº 77/2019 de autoria do vereador Wagner Menezes de Andrade que institui no calendário Municipal de Itabaiana o Dia 13 de Outubro como Dia de Santa Irmã Dulce dos Pobres.

VOTAÇÃO ÚNICA

Moção de Pesar Nº 26/2019 de autoria do vereador Paulo Messias Santos que manifesta suas congratulações aos integrantes da Chegança Santa Cruz, através do seu fundador José Serafim de Menezes (Zé de Biné) por ocasião do dia do folclore.

Moção de Pensar Nº 27/2019 de autoria da presidente Ivoni Lima de Andrade ao empresário Josias Nunes Peixoto em razão da maior honraria do Legislativo Estadual da Ordem do Mérito Parlamentar, que ocorreu no da 26

29.Ago.2019