ir conteudo

Câmara Municipal de Itabaiana

CONFIRA COMO FOI A SESSÃO DESTA TERÇA-FEIRA (24) NA CÂMARA DE VEREADORES

24.Set.2019 , atualizado em 24.Set.2019


 

Na manhã desta terça-feira (24), a presidente Ivoni Lima de Andrade fez a abertura da sessão convidando o primeiro secretário Paulo Messias para fazer a leitura da ata da sessão anterior e das matérias que irão tramitar na casa. A presidente exibiu um vídeo sobre o lançamento da pedra fundamental da casa de acolhimento Itabaiana Solidária no dia 28 de outubro as 16h30. No grande expediente a presidente Ivoni Lima falou sobre a necessidade do retorno da coordenadoria da mulher em Itabaiana que funcionava na gestão do ex-prefeito Luciano Bispo de Lima. Disse que o município está crescendo e não possui políticas públicas do município voltadas para o combate a violência contra a mulher. Mostrou que Itabaiana é o segundo município sergipano com o maior índice de feminicídio. Ressaltou que os parlamentares não podem cruzar os braços diante desse contexto de violência. Defendeu que enquanto estiver presidente da câmara, irá lutar pela democracia e disse que os projetos de lei aprovados na câmara, só serão revogados por outra lei e não por decreto do executivo.

O vereador Sinvaldo Gois lamentou o episódio da última sessão, referindo-se ao comportamento do vereador Arivaldo de Rezende. Afirmou que a câmara deve ser sempre um lugar de diálogo e de palestras. Pediu para que a presidente reduza o tempo dos palestrantes para que as sessões não se estendam muito e que os projetos não deixem de ser aprovados. Pediu para que a secretaria de obras atenda ao pedido dos moradores da Moita Formosa. Solicitou que a SMTT pare de ficar no celular em horário de trabalho e circule mais pelo município. Parabenizou os moto taxistas pelo dia do moto táxi e pediu mais segurança da SSP sobre o caso do idoso que foi agredido e espancado em Itabaiana.

O parlamentar Roosevelt Alves falou sobre o caso do vereador Arivaldo de Rezende que participou de um episódio envolvendo a imagem da câmara, bem como um vídeo que circulou na internet envolvendo um servidor da ALESE. Pediu mais coerência da câmara e da presidente no tratamento dos dois casos. O vereador Moises Mendonça prestou a sua solidariedade a família itabaianense pela polêmica ocorrida hoje em uma emissora de rádio, onde a imagem de uma jovem foi exposta indevidamente e sem autorização. Parabenizou a prefeitura pelo início da reestruturação e revitalização do povoado pé do veado. Disse ainda que em conversa com o prefeito de Itabaiana, assegurou que todas as estradas dos povoados receberão as ações do carro da patrol.

O parlamentar João Cândido afirmou que cada um deve ser responsável pelos seus atos, referindo-se ao caso que ocorreu na última sessão. Espera que nenhuns desses episódios voltem a se repetir. Fez a leitura de algumas reivindicações dos vereadores de situação, comprovando que existem muitas demandas em Itabaiana e que há muito que se fazer no município. Com isso, ressaltou que os aliados do prefeito estão sensibilizados que a prefeitura não está fazendo o que deveria fazer. Pediu à prefeitura que pelo menos atenda aos vereadores de situação. O vereador José Teles lamentou o fato ocorrido com o taxista que foi agredido e torturado. Disse que as famílias de Itabaiana passam por sufoco pela falta de segurança. Falou também sobre o fato ocorrido na última sessão envolvendo o vereador Arivaldo de Rezende. Parabenizou a prefeitura pelas ações que estão sendo realizadas no povoado Pé do Veado.

O parlamentar Gustavo Américo disse que a palestra da última sessão se estendeu porque foi relevante para todos os vereadores. Solidarizou-se com o médico Ivanilson Alves pelo fato ocorrido na última sessão, indicando uma moção de congratulação pela brilhante palestra proferida no dia 19 de setembro de 2019. Enfatizou que a maioria das obras de Itabaiana foram construídas na gestão do ex-prefeito, Luciano Bispo. O parlamentar José Carlos de Santana desabafou dizendo que se sentiu ferido pelas ofensas proferidas pelo vereador Arivaldo de Rezende na última sessão. Disse estar triste e com vergonha pelo ocorrido que repercutiu em todo estado de Sergipe.

O vereador Marcos Oliveira lamentou o caso do idoso de 85 anos que foi agredido e torturado. Comentou sobre o caso da menina Ághata Félix que foi assassinada pela polícia do Rio de Janeiro. Disse que o ser humano não pode perder a capacidade de se indignar com essas coisas. Afirmou que o único projeto político que deu certo foi o projeto dirigido pelo prefeito Valmir de Francisquinho. O parlamentar José Roberto se solidarizou com o médico Ivanilson Alves que na última semana passou por uma situação constrangedora na câmara de vereadores. Ressaltou que ele e o vereador João Cândido Sobrinho solicitaram da SMTT uma relação de todas as despesas e contas da entidade com o objetivo de prestar contas a sociedade.

FORAM APROVADOS POR UNANIMIDADE

1ª VOTAÇÃO

Projeto de Lei Nº 88/2019 de autoria do vereador Gustavo Américo Máximo Santana Costa que dispõe sobre a oferta de merenda escolar adequada para alunos diabéticos, hipertensos ou obesos da Rede Municipal de Ensino e dá outras providências.

Projeto de Decreto Nº 20/2019 de autoria do vereador Marcos Vinicius Lima de Oliveira que concede o Título de Cidadão Itabaianense ao Pastor Joselito Ferreira Rezende.

Projeto de Lei Nº 89/2019 de autoria do vereador Gustavo Américo Máximo Santana Costa que dispõe sobre a reserva de vagas em creches para crianças, em idade compatível, filhos (as) de mulheres vítimas de violência doméstica.

Projeto de Lei Nº 90/2019 de autoria da vereadora Ivoni Lima de Andrade que institui a campanha permanente de conscientização da depressão na infância e adolescência, no âmbito Municipal e dá outras providências.

2ª VOTAÇÃO

Projeto de Lei Nº 86/2019 de autoria do vereador Gustavo Américo que institui no município de Itabaiana a “Semana Municipal de Valorização da Vida e Prevenção ao suicídio” e dá outras providências.

VOTAÇÃO ÚNICA

Moção de congratulação Nº 31/2019 de autoria do vereador Marcos Oliveira que congratula aos organizadores da 5ª Bienal do Livro, Carlos Eloy, Jamissom Machado e Honorino Júnior.

 

24.Set.2019 , atualizado em 24.Set.2019
Câmara Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo